Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delabenetta, Rilary Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schneider, Eduarda Maria, Damke, Anderléia Sotoriva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as percepções de professores recém-formados em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas sobre a experiência da participação no subprojeto PIBID/Biologia – UNIOESTE e o desenvolvimento das atividades realizadas a partir dos estudos sobre a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A metodologia, de natureza qualitativa, consistiu na aplicação de um questionário a seis alunos egressos do subprojeto. Após a aplicação, os dados constituídos foram analisados mediante a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a satisfação dos participantes em relação às expectativas e motivações quanto à vivência no programa, além das contribuições para a reafirmação da escolha profissional. A experiência no subprojeto ainda propiciou uma reflexão teórico-prática sobre a abordagem CTS na educação básica, considerando seus desafios e possibilidades.
id UFMS-2_9b8d40b28fb5a4fe9a2cadbb02eda3b4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/7463
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTSFormação docente. PIBID. CTS. Iniciação à docência.Este artigo tem como objetivo investigar as percepções de professores recém-formados em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas sobre a experiência da participação no subprojeto PIBID/Biologia – UNIOESTE e o desenvolvimento das atividades realizadas a partir dos estudos sobre a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A metodologia, de natureza qualitativa, consistiu na aplicação de um questionário a seis alunos egressos do subprojeto. Após a aplicação, os dados constituídos foram analisados mediante a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a satisfação dos participantes em relação às expectativas e motivações quanto à vivência no programa, além das contribuições para a reafirmação da escolha profissional. A experiência no subprojeto ainda propiciou uma reflexão teórico-prática sobre a abordagem CTS na educação básica, considerando seus desafios e possibilidades.Editora UFMS2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 144-1682358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/5844https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/6809https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/6810https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/6811Delabenetta, Rilary AparecidaSchneider, Eduarda MariaDamke, Anderléia Sotorivainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-27T01:36:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/7463Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:36:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
title Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
spellingShingle Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
Delabenetta, Rilary Aparecida
Formação docente. PIBID. CTS. Iniciação à docência.
title_short Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
title_full Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
title_fullStr Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
title_full_unstemmed Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
title_sort Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS
author Delabenetta, Rilary Aparecida
author_facet Delabenetta, Rilary Aparecida
Schneider, Eduarda Maria
Damke, Anderléia Sotoriva
author_role author
author2 Schneider, Eduarda Maria
Damke, Anderléia Sotoriva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delabenetta, Rilary Aparecida
Schneider, Eduarda Maria
Damke, Anderléia Sotoriva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. PIBID. CTS. Iniciação à docência.
topic Formação docente. PIBID. CTS. Iniciação à docência.
description Este artigo tem como objetivo investigar as percepções de professores recém-formados em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas sobre a experiência da participação no subprojeto PIBID/Biologia – UNIOESTE e o desenvolvimento das atividades realizadas a partir dos estudos sobre a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A metodologia, de natureza qualitativa, consistiu na aplicação de um questionário a seis alunos egressos do subprojeto. Após a aplicação, os dados constituídos foram analisados mediante a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a satisfação dos participantes em relação às expectativas e motivações quanto à vivência no programa, além das contribuições para a reafirmação da escolha profissional. A experiência no subprojeto ainda propiciou uma reflexão teórico-prática sobre a abordagem CTS na educação básica, considerando seus desafios e possibilidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/5844
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/6809
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/6810
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463/6811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 144-168
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1788989997467041792