HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Thiago Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Melo, Paula Regina Humbelino, de Souza, Thalles Pinto, Gonçalves, Luana Braiz, de Camargo, Tatiana Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3060
Resumo: A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambiente.
id CP2-1_870a3497dc0f0c8c5a600c287c750dab
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3060
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RSA horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambiente.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3060Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 172-1852525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3060/1909Abreu, Thiago Ferreirade Melo, Paula Regina Humbelinode Souza, Thalles PintoGonçalves, Luana Braizde Camargo, Tatiana Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3060Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
title HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
spellingShingle HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
Abreu, Thiago Ferreira
title_short HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
title_full HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
title_fullStr HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
title_full_unstemmed HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
title_sort HORTA VERTICAL: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS
author Abreu, Thiago Ferreira
author_facet Abreu, Thiago Ferreira
de Melo, Paula Regina Humbelino
de Souza, Thalles Pinto
Gonçalves, Luana Braiz
de Camargo, Tatiana Souza
author_role author
author2 de Melo, Paula Regina Humbelino
de Souza, Thalles Pinto
Gonçalves, Luana Braiz
de Camargo, Tatiana Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Thiago Ferreira
de Melo, Paula Regina Humbelino
de Souza, Thalles Pinto
Gonçalves, Luana Braiz
de Camargo, Tatiana Souza
description A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3060
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3060/1909
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 172-185
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180622680064