Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221345 |
Resumo: | A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambiente |
id |
UFRGS-2_f31c547d65c01c6196d246449a991d3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221345 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abreu, Thiago FerreiraMelo, Paula Regina Humbelino deSouza, Thalles Pinto deGonçalves, Luana BraizCamargo, Tatiana Souza de2021-05-21T04:44:09Z20202525-2879http://hdl.handle.net/10183/221345001126038A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambienteThe garden is able to allow students to reflect on nature, having the opportunity to learn many things, among them, deal with the earth and realize how much we are in tune with the environment. The aim of this article is to promote environmental awareness among/students and students, together with the proposal for a healthier diet. The methodology used was the implementation of a vertical Horta workshop at Pelotense Municipal College, in the city of Pelotas/RS. The target audience was students of the sixth grade of elementary school and the analysis of the proposal took place through the qualitative approach, where the participation of students in the workshop was taken into account. The results pointed out the importance of using Hortas in the teaching and learning process of students, enabling the reading of nature and a contextualized, interdisciplinary teaching, in addition to addressing important topics for health and environment.application/pdfporCadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5,n.3 (jan./jun. 2020), p. 172-185Educação ambientalInterdisciplinaridadeEducationScience TeachingInterdisciplinarityHorta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126038.pdf.txt001126038.pdf.txtExtracted Texttext/plain27608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/2/001126038.pdf.txtce305e4c0836b478564e5ad71fc0aa13MD52ORIGINAL001126038.pdfTexto completoapplication/pdf230608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/1/001126038.pdf4ba385b4f45b11d6e12a71223b3f518aMD5110183/2213452021-05-26 04:38:08.04933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221345Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS |
title |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS |
spellingShingle |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS Abreu, Thiago Ferreira Educação ambiental Interdisciplinaridade Education Science Teaching Interdisciplinarity |
title_short |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS |
title_full |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS |
title_fullStr |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS |
title_full_unstemmed |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS |
title_sort |
Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS |
author |
Abreu, Thiago Ferreira |
author_facet |
Abreu, Thiago Ferreira Melo, Paula Regina Humbelino de Souza, Thalles Pinto de Gonçalves, Luana Braiz Camargo, Tatiana Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Paula Regina Humbelino de Souza, Thalles Pinto de Gonçalves, Luana Braiz Camargo, Tatiana Souza de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Thiago Ferreira Melo, Paula Regina Humbelino de Souza, Thalles Pinto de Gonçalves, Luana Braiz Camargo, Tatiana Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Interdisciplinaridade |
topic |
Educação ambiental Interdisciplinaridade Education Science Teaching Interdisciplinarity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Science Teaching Interdisciplinarity |
description |
A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambiente |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:44:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221345 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-2879 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126038 |
identifier_str_mv |
2525-2879 001126038 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5,n.3 (jan./jun. 2020), p. 172-185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/2/001126038.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/1/001126038.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce305e4c0836b478564e5ad71fc0aa13 4ba385b4f45b11d6e12a71223b3f518a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225018652229632 |