Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Thiago Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Paula Regina Humbelino de, Souza, Thalles Pinto de, Gonçalves, Luana Braiz, Camargo, Tatiana Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221345
Resumo: A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambiente
id UFRGS-2_f31c547d65c01c6196d246449a991d3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221345
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abreu, Thiago FerreiraMelo, Paula Regina Humbelino deSouza, Thalles Pinto deGonçalves, Luana BraizCamargo, Tatiana Souza de2021-05-21T04:44:09Z20202525-2879http://hdl.handle.net/10183/221345001126038A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambienteThe garden is able to allow students to reflect on nature, having the opportunity to learn many things, among them, deal with the earth and realize how much we are in tune with the environment. The aim of this article is to promote environmental awareness among/students and students, together with the proposal for a healthier diet. The methodology used was the implementation of a vertical Horta workshop at Pelotense Municipal College, in the city of Pelotas/RS. The target audience was students of the sixth grade of elementary school and the analysis of the proposal took place through the qualitative approach, where the participation of students in the workshop was taken into account. The results pointed out the importance of using Hortas in the teaching and learning process of students, enabling the reading of nature and a contextualized, interdisciplinary teaching, in addition to addressing important topics for health and environment.application/pdfporCadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5,n.3 (jan./jun. 2020), p. 172-185Educação ambientalInterdisciplinaridadeEducationScience TeachingInterdisciplinarityHorta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126038.pdf.txt001126038.pdf.txtExtracted Texttext/plain27608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/2/001126038.pdf.txtce305e4c0836b478564e5ad71fc0aa13MD52ORIGINAL001126038.pdfTexto completoapplication/pdf230608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/1/001126038.pdf4ba385b4f45b11d6e12a71223b3f518aMD5110183/2213452021-05-26 04:38:08.04933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221345Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
title Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
spellingShingle Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
Abreu, Thiago Ferreira
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Education
Science Teaching
Interdisciplinarity
title_short Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
title_full Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
title_fullStr Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
title_full_unstemmed Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
title_sort Horta vertical : uma ferramenta de incentivo à educação ambiental e alimentação saudável no contexto escolar em uma escola municipal de Pelotas/RS
author Abreu, Thiago Ferreira
author_facet Abreu, Thiago Ferreira
Melo, Paula Regina Humbelino de
Souza, Thalles Pinto de
Gonçalves, Luana Braiz
Camargo, Tatiana Souza de
author_role author
author2 Melo, Paula Regina Humbelino de
Souza, Thalles Pinto de
Gonçalves, Luana Braiz
Camargo, Tatiana Souza de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Thiago Ferreira
Melo, Paula Regina Humbelino de
Souza, Thalles Pinto de
Gonçalves, Luana Braiz
Camargo, Tatiana Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Interdisciplinaridade
topic Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Education
Science Teaching
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Science Teaching
Interdisciplinarity
description A horta é capaz de permitir que os alunos reflitam sobre a natureza, tendo a oportunidade de aprender muitas coisas, entre elas, lidar com a terra e perceber o quanto estamos em sintonia com o meio ambiente. O objetivo deste artigo é promover a consciência ambiental dos/as alunos e alunas, juntamente com a proposta de uma alimentação mais saudável. A metodologia utilizada foi a implementação de uma oficina Horta vertical no colégio Municipal Pelotense, na cidade de Pelotas/RS. O público-alvo foi de estudantes de sexto ano do ensino fundamental e a análise da proposta deu-se por meio da abordagem qualitativa, onde a participação dos estudantes na oficina foi levada em consideração. Os resultados apontaram a importância da utilização das Hortas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando a leitura da natureza e um ensino contextualizado, interdisciplinar, além da abordagem de temas importantes para saúde e meio ambiente
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:44:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221345
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-2879
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126038
identifier_str_mv 2525-2879
001126038
url http://hdl.handle.net/10183/221345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5,n.3 (jan./jun. 2020), p. 172-185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/2/001126038.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221345/1/001126038.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce305e4c0836b478564e5ad71fc0aa13
4ba385b4f45b11d6e12a71223b3f518a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225018652229632