BARREIRAS PARA O TRANSPORTE ATIVO EM ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, José Fernando Vila Nova de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barros, Felipe Ramon Batista, Freire, Gabriel Lucas Morais, Moura, Ana Regina Felipe Ramon Batista, Silva, Antonio Marcos Araújo da, Nascimento Junior, José Roberto Andrade do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2406
Resumo: O objetivo desse estudo transversal foi identificar a frequência do uso de transporte ativo no trajeto de casa até a escola, as principais barreiras encontradas e o nível de atividade física de estudantes.  Participaram do estudo 119 estudantes do ensino fundamental de uma escola de Petrolina-PE, com idades entre 11 e 12 anos, sendo 59 meninos (49,6%) e 60 meninas (50,4%). Os participantes responderam a quatro perguntas acerca da temática estudada. Comparações entre sexos foram realizadas por meio do teste do Qui-Quadrado (P<0.05). Os resultados demonstraram que 91 (77,8%) usavam transporte passivo para a escola, 53 (50,0%) relataram a distância para a escola como a principal barreira para o uso de transporte ativo e apenas 23 (19,3%) dos participantes praticavam atividade física nos sete dias da semana. Não foram observadas diferenças significativas entre os sexos. Conclui-se que grande parte dos estudantes usa o transporte passivo para a escola, a distância é a principal barreira, e o nível de atividade física está abaixo do recomendado para essa faixa etária.
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