DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3517 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do que se perdeu do conceito de Paideia Grega, contrapondo-a à modernidade líquida, e também pensar sobre o que seria interessante de ser recuperado da Grécia Antiga para o agora em termos da educação escolarizada. Com a ascensão do Capitalismo como regime econômico dominante, observamos que os valores e a lógica do processo educativo do indivíduo gradualmente foram se distanciando e se desvirtuando dos preceitos gregos de Areté. Isso pode ser atribuído, em grande parte, ao processo de liquidificação da sociedade, bem como à manutenção de uma estrutura de opressão que se manifesta nas instituições escolares. Ao final do texto, apresentamos a Escola da Ponte, iniciativa do educador José Pacheco, como caminho de reaproximação com a Paideia, podendo, inclusive, superá-la em alguns aspectos. |
id |
CP2-1_8cfcb22b7b8ebf014884f081d6274c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3517 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquidaPaideiaEducação na modernidade líquidaEducação do homem contemporâneo.Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do que se perdeu do conceito de Paideia Grega, contrapondo-a à modernidade líquida, e também pensar sobre o que seria interessante de ser recuperado da Grécia Antiga para o agora em termos da educação escolarizada. Com a ascensão do Capitalismo como regime econômico dominante, observamos que os valores e a lógica do processo educativo do indivíduo gradualmente foram se distanciando e se desvirtuando dos preceitos gregos de Areté. Isso pode ser atribuído, em grande parte, ao processo de liquidificação da sociedade, bem como à manutenção de uma estrutura de opressão que se manifesta nas instituições escolares. Ao final do texto, apresentamos a Escola da Ponte, iniciativa do educador José Pacheco, como caminho de reaproximação com a Paideia, podendo, inclusive, superá-la em alguns aspectos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3517Revista Encontros; Vol. 19 No. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 27 - 43Revista Encontros; v. 19 n. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 27 - 432447-61961807-3867reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3517/2169Dias, Diogo Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-10T10:59:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3517Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-10T10:59:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida |
title |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida |
spellingShingle |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida Dias, Diogo Inácio Paideia Educação na modernidade líquida Educação do homem contemporâneo. |
title_short |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida |
title_full |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida |
title_fullStr |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida |
title_full_unstemmed |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida |
title_sort |
DA EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO: reflexões acerca do que foi perdido pela modernidade líquida |
author |
Dias, Diogo Inácio |
author_facet |
Dias, Diogo Inácio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Diogo Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paideia Educação na modernidade líquida Educação do homem contemporâneo. |
topic |
Paideia Educação na modernidade líquida Educação do homem contemporâneo. |
description |
Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do que se perdeu do conceito de Paideia Grega, contrapondo-a à modernidade líquida, e também pensar sobre o que seria interessante de ser recuperado da Grécia Antiga para o agora em termos da educação escolarizada. Com a ascensão do Capitalismo como regime econômico dominante, observamos que os valores e a lógica do processo educativo do indivíduo gradualmente foram se distanciando e se desvirtuando dos preceitos gregos de Areté. Isso pode ser atribuído, em grande parte, ao processo de liquidificação da sociedade, bem como à manutenção de uma estrutura de opressão que se manifesta nas instituições escolares. Ao final do texto, apresentamos a Escola da Ponte, iniciativa do educador José Pacheco, como caminho de reaproximação com a Paideia, podendo, inclusive, superá-la em alguns aspectos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3517 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3517/2169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Encontros; Vol. 19 No. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 27 - 43 Revista Encontros; v. 19 n. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 27 - 43 2447-6196 1807-3867 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179778576384 |