EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Virgínia da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Werneck, Vera Rudge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4327
Resumo: Com a passagem da modernidade para a modernidade líquida, a sociedade se viu imersa em inúmeras crises de paradigmas que se apresentam em todos os campos: social, cultural, econômico, afetivo, educacional, religioso, político, entre outros. Mudou a noção de família, nação, religião, consumo, educação. Ou seja, mudou a hierarquia de valores, a forma de estar no mundo, de perceber, pensar e agir sobre ele. Este trabalho tem o objetivo de pensar a educação na contemporaneidade, uma época que Zygmunt Bauman nomeia de modernidade líquida. Para caracterizá-la, tomaremos como base o pensamento de Z. Bauman; para pensar a educação, recorreremos ao filósofo alemão Werner Jaeger, em sua obra Paidéia: a formação do homem grego; por fim,o conceito de educação que norteará este artigo é o proposto por Vera Werneck, em sua obra Educação e Sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores.
id UNEMAT-5_fecc0ce685e42214e2eef58151bcb01b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4327
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMANeducaçãomodernidade líquidaPaidéiaCom a passagem da modernidade para a modernidade líquida, a sociedade se viu imersa em inúmeras crises de paradigmas que se apresentam em todos os campos: social, cultural, econômico, afetivo, educacional, religioso, político, entre outros. Mudou a noção de família, nação, religião, consumo, educação. Ou seja, mudou a hierarquia de valores, a forma de estar no mundo, de perceber, pensar e agir sobre ele. Este trabalho tem o objetivo de pensar a educação na contemporaneidade, uma época que Zygmunt Bauman nomeia de modernidade líquida. Para caracterizá-la, tomaremos como base o pensamento de Z. Bauman; para pensar a educação, recorreremos ao filósofo alemão Werner Jaeger, em sua obra Paidéia: a formação do homem grego; por fim,o conceito de educação que norteará este artigo é o proposto por Vera Werneck, em sua obra Educação e Sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4327Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 257-2722178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4327/3442Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Virgínia da SilvaWerneck, Vera Rudge2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4327Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
title EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
spellingShingle EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
Ferreira, Virgínia da Silva
educação
modernidade líquida
Paidéia
title_short EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
title_full EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
title_fullStr EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
title_sort EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN
author Ferreira, Virgínia da Silva
author_facet Ferreira, Virgínia da Silva
Werneck, Vera Rudge
author_role author
author2 Werneck, Vera Rudge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Virgínia da Silva
Werneck, Vera Rudge
dc.subject.por.fl_str_mv educação
modernidade líquida
Paidéia
topic educação
modernidade líquida
Paidéia
description Com a passagem da modernidade para a modernidade líquida, a sociedade se viu imersa em inúmeras crises de paradigmas que se apresentam em todos os campos: social, cultural, econômico, afetivo, educacional, religioso, político, entre outros. Mudou a noção de família, nação, religião, consumo, educação. Ou seja, mudou a hierarquia de valores, a forma de estar no mundo, de perceber, pensar e agir sobre ele. Este trabalho tem o objetivo de pensar a educação na contemporaneidade, uma época que Zygmunt Bauman nomeia de modernidade líquida. Para caracterizá-la, tomaremos como base o pensamento de Z. Bauman; para pensar a educação, recorreremos ao filósofo alemão Werner Jaeger, em sua obra Paidéia: a formação do homem grego; por fim,o conceito de educação que norteará este artigo é o proposto por Vera Werneck, em sua obra Educação e Sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4327
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4327/3442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 257-272
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460781711360