IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Jhonny Damascena
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Almeida, Delma Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651
Resumo: A experimentação prática desperta nos discentes estímulos a uma maior apreciação daquilo que se estuda. A descoberta através da problematização se mostra como um grande facilitador do processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, Programa Residência Pedagógica / CAPES, insere o graduando na Educação Básica, lhe dando uma experiência similar ao estágio, com o diferencial de novas possibilidades de ação, por seu apoio na Base Nacional Comum Curricular baseando-se em competências e habilidades. Nesse trabalho, buscamos apresentar os resultados obtidos com a aplicação de uma Sequência Didática, associada ao uso de uma metodologia de ativa, durante aulas de Biologia em uma turma do Ensino Médio, através do RP, discutindo acerca de aspectos componentes dessa prática e seus resultados. Os resultados obtidos demonstram o quanto a imersão do graduando na sala de aula é benéfica para as partes componentes do processo de ensino-aprendizagem e como a intervenção pedagógica é cada vez mais necessária.
id CP2-1_8d3bd3a9b3b86b3f10a037dd0d49c82b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3651
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIAFormação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica.A experimentação prática desperta nos discentes estímulos a uma maior apreciação daquilo que se estuda. A descoberta através da problematização se mostra como um grande facilitador do processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, Programa Residência Pedagógica / CAPES, insere o graduando na Educação Básica, lhe dando uma experiência similar ao estágio, com o diferencial de novas possibilidades de ação, por seu apoio na Base Nacional Comum Curricular baseando-se em competências e habilidades. Nesse trabalho, buscamos apresentar os resultados obtidos com a aplicação de uma Sequência Didática, associada ao uso de uma metodologia de ativa, durante aulas de Biologia em uma turma do Ensino Médio, através do RP, discutindo acerca de aspectos componentes dessa prática e seus resultados. Os resultados obtidos demonstram o quanto a imersão do graduando na sala de aula é benéfica para as partes componentes do processo de ensino-aprendizagem e como a intervenção pedagógica é cada vez mais necessária.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 41-542525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651/2540Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo, Jhonny Damascenade Almeida, Delma Holanda2024-05-31T20:14:59Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3651Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-05-31T20:14:59Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
title IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
spellingShingle IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
de Melo, Jhonny Damascena
Formação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica.
title_short IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_full IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_fullStr IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_sort IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
author de Melo, Jhonny Damascena
author_facet de Melo, Jhonny Damascena
de Almeida, Delma Holanda
author_role author
author2 de Almeida, Delma Holanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo, Jhonny Damascena
de Almeida, Delma Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica.
topic Formação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica.
description A experimentação prática desperta nos discentes estímulos a uma maior apreciação daquilo que se estuda. A descoberta através da problematização se mostra como um grande facilitador do processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, Programa Residência Pedagógica / CAPES, insere o graduando na Educação Básica, lhe dando uma experiência similar ao estágio, com o diferencial de novas possibilidades de ação, por seu apoio na Base Nacional Comum Curricular baseando-se em competências e habilidades. Nesse trabalho, buscamos apresentar os resultados obtidos com a aplicação de uma Sequência Didática, associada ao uso de uma metodologia de ativa, durante aulas de Biologia em uma turma do Ensino Médio, através do RP, discutindo acerca de aspectos componentes dessa prática e seus resultados. Os resultados obtidos demonstram o quanto a imersão do graduando na sala de aula é benéfica para as partes componentes do processo de ensino-aprendizagem e como a intervenção pedagógica é cada vez mais necessária.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651/2540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 41-54
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v8i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180993875968