IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651 |
Resumo: | A experimentação prática desperta nos discentes estímulos a uma maior apreciação daquilo que se estuda. A descoberta através da problematização se mostra como um grande facilitador do processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, Programa Residência Pedagógica / CAPES, insere o graduando na Educação Básica, lhe dando uma experiência similar ao estágio, com o diferencial de novas possibilidades de ação, por seu apoio na Base Nacional Comum Curricular baseando-se em competências e habilidades. Nesse trabalho, buscamos apresentar os resultados obtidos com a aplicação de uma Sequência Didática, associada ao uso de uma metodologia de ativa, durante aulas de Biologia em uma turma do Ensino Médio, através do RP, discutindo acerca de aspectos componentes dessa prática e seus resultados. Os resultados obtidos demonstram o quanto a imersão do graduando na sala de aula é benéfica para as partes componentes do processo de ensino-aprendizagem e como a intervenção pedagógica é cada vez mais necessária. |
id |
CP2-1_8d3bd3a9b3b86b3f10a037dd0d49c82b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3651 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIAFormação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica.A experimentação prática desperta nos discentes estímulos a uma maior apreciação daquilo que se estuda. A descoberta através da problematização se mostra como um grande facilitador do processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, Programa Residência Pedagógica / CAPES, insere o graduando na Educação Básica, lhe dando uma experiência similar ao estágio, com o diferencial de novas possibilidades de ação, por seu apoio na Base Nacional Comum Curricular baseando-se em competências e habilidades. Nesse trabalho, buscamos apresentar os resultados obtidos com a aplicação de uma Sequência Didática, associada ao uso de uma metodologia de ativa, durante aulas de Biologia em uma turma do Ensino Médio, através do RP, discutindo acerca de aspectos componentes dessa prática e seus resultados. Os resultados obtidos demonstram o quanto a imersão do graduando na sala de aula é benéfica para as partes componentes do processo de ensino-aprendizagem e como a intervenção pedagógica é cada vez mais necessária.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 41-542525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651/2540Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo, Jhonny Damascenade Almeida, Delma Holanda2024-05-31T20:14:59Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3651Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-05-31T20:14:59Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA de Melo, Jhonny Damascena Formação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica. |
title_short |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_full |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_sort |
IMERSÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA |
author |
de Melo, Jhonny Damascena |
author_facet |
de Melo, Jhonny Damascena de Almeida, Delma Holanda |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Delma Holanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo, Jhonny Damascena de Almeida, Delma Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica. |
topic |
Formação docente. Metodologias ativas. Prática pedagógica. |
description |
A experimentação prática desperta nos discentes estímulos a uma maior apreciação daquilo que se estuda. A descoberta através da problematização se mostra como um grande facilitador do processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, Programa Residência Pedagógica / CAPES, insere o graduando na Educação Básica, lhe dando uma experiência similar ao estágio, com o diferencial de novas possibilidades de ação, por seu apoio na Base Nacional Comum Curricular baseando-se em competências e habilidades. Nesse trabalho, buscamos apresentar os resultados obtidos com a aplicação de uma Sequência Didática, associada ao uso de uma metodologia de ativa, durante aulas de Biologia em uma turma do Ensino Médio, através do RP, discutindo acerca de aspectos componentes dessa prática e seus resultados. Os resultados obtidos demonstram o quanto a imersão do graduando na sala de aula é benéfica para as partes componentes do processo de ensino-aprendizagem e como a intervenção pedagógica é cada vez mais necessária. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3651/2540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 41-54 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v8i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180993875968 |