O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Jhonny Damascena de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Graça, Silmaria Soares, Holanda, Naédja Maria Firmo de, Almeida, Delma Holanda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220
Resumo: O Programa Residência Pedagógica – RP tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos futuros professores, a partir da imersão do licenciando na educação básica, sendo assim como o estágio, uma ponte entre a universidade e a escola. Para cumprir os objetivos do programa, dentre eles, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação de professores as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL estabeleceu sua ação através do uso de metodologias ativas, que são estratégias baseadas no estimulo do processo de ensino-aprendizagem, uma das vantagens no uso dessas metodologias é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Desse modo, a ação dos residentes (alunos da universidade que participam da RP) foi de grande importância dentro desse processo, pois observando e ministrando as aulas com auxilio dessas metodologias foi possível contribuir para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Dessa forma, para realização da pesquisa foi utilizado um formulário contendo perguntas objetivas e subjetivas a respeito de como os alunos da escola contemplada avaliavam as ações realizadas com a chegada da RP. Os resultados foram organizados em forma de gráficos. Sendo assim, podemos concluir que as metodologias ativas, podem tornar-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver raciocínio crítico e estimular o desenvolvimento cognitivos dos alunos.
id CP2-1_a1683a74052328d64c53d7986da42da6
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3220
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAMetodologias AtivasEnsino de CiênciasAvaliação.O Programa Residência Pedagógica – RP tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos futuros professores, a partir da imersão do licenciando na educação básica, sendo assim como o estágio, uma ponte entre a universidade e a escola. Para cumprir os objetivos do programa, dentre eles, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação de professores as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL estabeleceu sua ação através do uso de metodologias ativas, que são estratégias baseadas no estimulo do processo de ensino-aprendizagem, uma das vantagens no uso dessas metodologias é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Desse modo, a ação dos residentes (alunos da universidade que participam da RP) foi de grande importância dentro desse processo, pois observando e ministrando as aulas com auxilio dessas metodologias foi possível contribuir para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Dessa forma, para realização da pesquisa foi utilizado um formulário contendo perguntas objetivas e subjetivas a respeito de como os alunos da escola contemplada avaliavam as ações realizadas com a chegada da RP. Os resultados foram organizados em forma de gráficos. Sendo assim, podemos concluir que as metodologias ativas, podem tornar-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver raciocínio crítico e estimular o desenvolvimento cognitivos dos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020)2525-28792525-287910.33025/ceb.v5i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220/2000Melo, Jhonny Damascena deGraça, Silmaria SoaresHolanda, Naédja Maria Firmo deAlmeida, Delma Holanda deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-11T10:52:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3220Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-11T10:52:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
spellingShingle O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Melo, Jhonny Damascena de
Metodologias Ativas
Ensino de Ciências
Avaliação.
title_short O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_fullStr O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
title_sort O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
author Melo, Jhonny Damascena de
author_facet Melo, Jhonny Damascena de
Graça, Silmaria Soares
Holanda, Naédja Maria Firmo de
Almeida, Delma Holanda de
author_role author
author2 Graça, Silmaria Soares
Holanda, Naédja Maria Firmo de
Almeida, Delma Holanda de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Jhonny Damascena de
Graça, Silmaria Soares
Holanda, Naédja Maria Firmo de
Almeida, Delma Holanda de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Ensino de Ciências
Avaliação.
topic Metodologias Ativas
Ensino de Ciências
Avaliação.
description O Programa Residência Pedagógica – RP tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos futuros professores, a partir da imersão do licenciando na educação básica, sendo assim como o estágio, uma ponte entre a universidade e a escola. Para cumprir os objetivos do programa, dentre eles, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação de professores as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL estabeleceu sua ação através do uso de metodologias ativas, que são estratégias baseadas no estimulo do processo de ensino-aprendizagem, uma das vantagens no uso dessas metodologias é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Desse modo, a ação dos residentes (alunos da universidade que participam da RP) foi de grande importância dentro desse processo, pois observando e ministrando as aulas com auxilio dessas metodologias foi possível contribuir para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Dessa forma, para realização da pesquisa foi utilizado um formulário contendo perguntas objetivas e subjetivas a respeito de como os alunos da escola contemplada avaliavam as ações realizadas com a chegada da RP. Os resultados foram organizados em forma de gráficos. Sendo assim, podemos concluir que as metodologias ativas, podem tornar-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver raciocínio crítico e estimular o desenvolvimento cognitivos dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220/2000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020)
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i4
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180949835776