O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220 |
Resumo: | O Programa Residência Pedagógica – RP tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos futuros professores, a partir da imersão do licenciando na educação básica, sendo assim como o estágio, uma ponte entre a universidade e a escola. Para cumprir os objetivos do programa, dentre eles, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação de professores as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL estabeleceu sua ação através do uso de metodologias ativas, que são estratégias baseadas no estimulo do processo de ensino-aprendizagem, uma das vantagens no uso dessas metodologias é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Desse modo, a ação dos residentes (alunos da universidade que participam da RP) foi de grande importância dentro desse processo, pois observando e ministrando as aulas com auxilio dessas metodologias foi possível contribuir para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Dessa forma, para realização da pesquisa foi utilizado um formulário contendo perguntas objetivas e subjetivas a respeito de como os alunos da escola contemplada avaliavam as ações realizadas com a chegada da RP. Os resultados foram organizados em forma de gráficos. Sendo assim, podemos concluir que as metodologias ativas, podem tornar-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver raciocínio crítico e estimular o desenvolvimento cognitivos dos alunos. |
id |
CP2-1_a1683a74052328d64c53d7986da42da6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3220 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAMetodologias AtivasEnsino de CiênciasAvaliação.O Programa Residência Pedagógica – RP tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos futuros professores, a partir da imersão do licenciando na educação básica, sendo assim como o estágio, uma ponte entre a universidade e a escola. Para cumprir os objetivos do programa, dentre eles, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação de professores as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL estabeleceu sua ação através do uso de metodologias ativas, que são estratégias baseadas no estimulo do processo de ensino-aprendizagem, uma das vantagens no uso dessas metodologias é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Desse modo, a ação dos residentes (alunos da universidade que participam da RP) foi de grande importância dentro desse processo, pois observando e ministrando as aulas com auxilio dessas metodologias foi possível contribuir para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Dessa forma, para realização da pesquisa foi utilizado um formulário contendo perguntas objetivas e subjetivas a respeito de como os alunos da escola contemplada avaliavam as ações realizadas com a chegada da RP. Os resultados foram organizados em forma de gráficos. Sendo assim, podemos concluir que as metodologias ativas, podem tornar-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver raciocínio crítico e estimular o desenvolvimento cognitivos dos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020)2525-28792525-287910.33025/ceb.v5i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220/2000Melo, Jhonny Damascena deGraça, Silmaria SoaresHolanda, Naédja Maria Firmo deAlmeida, Delma Holanda deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-11T10:52:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3220Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-11T10:52:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Melo, Jhonny Damascena de Metodologias Ativas Ensino de Ciências Avaliação. |
title_short |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_sort |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
author |
Melo, Jhonny Damascena de |
author_facet |
Melo, Jhonny Damascena de Graça, Silmaria Soares Holanda, Naédja Maria Firmo de Almeida, Delma Holanda de |
author_role |
author |
author2 |
Graça, Silmaria Soares Holanda, Naédja Maria Firmo de Almeida, Delma Holanda de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Jhonny Damascena de Graça, Silmaria Soares Holanda, Naédja Maria Firmo de Almeida, Delma Holanda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Ensino de Ciências Avaliação. |
topic |
Metodologias Ativas Ensino de Ciências Avaliação. |
description |
O Programa Residência Pedagógica – RP tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos futuros professores, a partir da imersão do licenciando na educação básica, sendo assim como o estágio, uma ponte entre a universidade e a escola. Para cumprir os objetivos do programa, dentre eles, promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação de professores as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Núcleo de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL estabeleceu sua ação através do uso de metodologias ativas, que são estratégias baseadas no estimulo do processo de ensino-aprendizagem, uma das vantagens no uso dessas metodologias é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Desse modo, a ação dos residentes (alunos da universidade que participam da RP) foi de grande importância dentro desse processo, pois observando e ministrando as aulas com auxilio dessas metodologias foi possível contribuir para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Dessa forma, para realização da pesquisa foi utilizado um formulário contendo perguntas objetivas e subjetivas a respeito de como os alunos da escola contemplada avaliavam as ações realizadas com a chegada da RP. Os resultados foram organizados em forma de gráficos. Sendo assim, podemos concluir que as metodologias ativas, podem tornar-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver raciocínio crítico e estimular o desenvolvimento cognitivos dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3220/2000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020) 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i4 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180949835776 |