A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810 |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia. |
id |
CP2-1_8e62bd908a96b293663f0f3e674a9cd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3810 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de GeografiaGeografia EscolarBNCCRaciocínio GeográficoEpistemologia da GeografiaA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 85-962358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810/2503Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalafate, Pedro CarvalhoScalercio, Vitor2023-12-31T21:15:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3810Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia |
title |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia |
spellingShingle |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia Calafate, Pedro Carvalho Geografia Escolar BNCC Raciocínio Geográfico Epistemologia da Geografia |
title_short |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia |
title_full |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia |
title_fullStr |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia |
title_sort |
A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia |
author |
Calafate, Pedro Carvalho |
author_facet |
Calafate, Pedro Carvalho Scalercio, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Scalercio, Vitor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calafate, Pedro Carvalho Scalercio, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar BNCC Raciocínio Geográfico Epistemologia da Geografia |
topic |
Geografia Escolar BNCC Raciocínio Geográfico Epistemologia da Geografia |
description |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810/2503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 85-96 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177548255232 |