A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calafate, Pedro Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Scalercio, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia.
id CP2-1_8e62bd908a96b293663f0f3e674a9cd5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3810
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de GeografiaGeografia EscolarBNCCRaciocínio GeográficoEpistemologia da GeografiaA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 85-962358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810/2503Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalafate, Pedro CarvalhoScalercio, Vitor2023-12-31T21:15:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3810Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
title A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
spellingShingle A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
Calafate, Pedro Carvalho
Geografia Escolar
BNCC
Raciocínio Geográfico
Epistemologia da Geografia
title_short A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
title_full A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
title_fullStr A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
title_full_unstemmed A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
title_sort A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
author Calafate, Pedro Carvalho
author_facet Calafate, Pedro Carvalho
Scalercio, Vitor
author_role author
author2 Scalercio, Vitor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calafate, Pedro Carvalho
Scalercio, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
BNCC
Raciocínio Geográfico
Epistemologia da Geografia
topic Geografia Escolar
BNCC
Raciocínio Geográfico
Epistemologia da Geografia
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810/2503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 85-96
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177548255232