Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Denise Mota
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, a partir do conceito de raciocínio geográfico com vistas a entender a lógica espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A doença causada pelo vírus, a Covid-19, cujo epicentro original foi a província de Wuhan, na China, foi se espalhando rapidamente pelos continentes expondo a malha de conexão física e informacional entre as diversas localidades e, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais entre esses territórios. Compreender como o arranjo espacial relaciona-se ao comportamento do vírus e como este, por sua vez, influencia a paisagem, requer um modo de pensar e raciocinar que compete à geografia. A BNCC, documento que norteia a construção dos currículos dos sistemas de ensino, contempla o debate sobre raciocínio geográfico e o incorpora em sua versão definitiva, trazendo à baila os princípios da geografia e o pensamento espacial como aportes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. A partir da estrutura da BNCC, organizada em Unidades Temáticas, Objetos do Conhecimento e Habilidades, será apresentada uma leitura espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na perspectiva da pesquisa qualitativa.
id CP2-1_2d7075c3c5afcf0f2890fc2d9e2757a0
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2494
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19Geografia EscolarRaciocínio GeográficoPensamento EspacialEnsino FundamentalBNCC.Geografia EscolarO objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, a partir do conceito de raciocínio geográfico com vistas a entender a lógica espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A doença causada pelo vírus, a Covid-19, cujo epicentro original foi a província de Wuhan, na China, foi se espalhando rapidamente pelos continentes expondo a malha de conexão física e informacional entre as diversas localidades e, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais entre esses territórios. Compreender como o arranjo espacial relaciona-se ao comportamento do vírus e como este, por sua vez, influencia a paisagem, requer um modo de pensar e raciocinar que compete à geografia. A BNCC, documento que norteia a construção dos currículos dos sistemas de ensino, contempla o debate sobre raciocínio geográfico e o incorpora em sua versão definitiva, trazendo à baila os princípios da geografia e o pensamento espacial como aportes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. A partir da estrutura da BNCC, organizada em Unidades Temáticas, Objetos do Conhecimento e Habilidades, será apresentada uma leitura espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na perspectiva da pesquisa qualitativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 67-782358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494/1951Pereira da Silva, Denise Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2494Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
title Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
spellingShingle Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
Pereira da Silva, Denise Mota
Geografia Escolar
Raciocínio Geográfico
Pensamento Espacial
Ensino Fundamental
BNCC.
Geografia Escolar
title_short Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
title_full Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
title_fullStr Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
title_full_unstemmed Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
title_sort Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
author Pereira da Silva, Denise Mota
author_facet Pereira da Silva, Denise Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Denise Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
Raciocínio Geográfico
Pensamento Espacial
Ensino Fundamental
BNCC.
Geografia Escolar
topic Geografia Escolar
Raciocínio Geográfico
Pensamento Espacial
Ensino Fundamental
BNCC.
Geografia Escolar
description O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, a partir do conceito de raciocínio geográfico com vistas a entender a lógica espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A doença causada pelo vírus, a Covid-19, cujo epicentro original foi a província de Wuhan, na China, foi se espalhando rapidamente pelos continentes expondo a malha de conexão física e informacional entre as diversas localidades e, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais entre esses territórios. Compreender como o arranjo espacial relaciona-se ao comportamento do vírus e como este, por sua vez, influencia a paisagem, requer um modo de pensar e raciocinar que compete à geografia. A BNCC, documento que norteia a construção dos currículos dos sistemas de ensino, contempla o debate sobre raciocínio geográfico e o incorpora em sua versão definitiva, trazendo à baila os princípios da geografia e o pensamento espacial como aportes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. A partir da estrutura da BNCC, organizada em Unidades Temáticas, Objetos do Conhecimento e Habilidades, será apresentada uma leitura espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na perspectiva da pesquisa qualitativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494/1951
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 67-78
2358-4467
10.33025/grgcp2.v7i13
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177034452992