Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, a partir do conceito de raciocínio geográfico com vistas a entender a lógica espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A doença causada pelo vírus, a Covid-19, cujo epicentro original foi a província de Wuhan, na China, foi se espalhando rapidamente pelos continentes expondo a malha de conexão física e informacional entre as diversas localidades e, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais entre esses territórios. Compreender como o arranjo espacial relaciona-se ao comportamento do vírus e como este, por sua vez, influencia a paisagem, requer um modo de pensar e raciocinar que compete à geografia. A BNCC, documento que norteia a construção dos currículos dos sistemas de ensino, contempla o debate sobre raciocínio geográfico e o incorpora em sua versão definitiva, trazendo à baila os princípios da geografia e o pensamento espacial como aportes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. A partir da estrutura da BNCC, organizada em Unidades Temáticas, Objetos do Conhecimento e Habilidades, será apresentada uma leitura espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na perspectiva da pesquisa qualitativa. |
id |
CP2-1_2d7075c3c5afcf0f2890fc2d9e2757a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2494 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19Geografia EscolarRaciocínio GeográficoPensamento EspacialEnsino FundamentalBNCC.Geografia EscolarO objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, a partir do conceito de raciocínio geográfico com vistas a entender a lógica espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A doença causada pelo vírus, a Covid-19, cujo epicentro original foi a província de Wuhan, na China, foi se espalhando rapidamente pelos continentes expondo a malha de conexão física e informacional entre as diversas localidades e, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais entre esses territórios. Compreender como o arranjo espacial relaciona-se ao comportamento do vírus e como este, por sua vez, influencia a paisagem, requer um modo de pensar e raciocinar que compete à geografia. A BNCC, documento que norteia a construção dos currículos dos sistemas de ensino, contempla o debate sobre raciocínio geográfico e o incorpora em sua versão definitiva, trazendo à baila os princípios da geografia e o pensamento espacial como aportes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. A partir da estrutura da BNCC, organizada em Unidades Temáticas, Objetos do Conhecimento e Habilidades, será apresentada uma leitura espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na perspectiva da pesquisa qualitativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 67-782358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494/1951Pereira da Silva, Denise Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2494Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 |
title |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 |
spellingShingle |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 Pereira da Silva, Denise Mota Geografia Escolar Raciocínio Geográfico Pensamento Espacial Ensino Fundamental BNCC. Geografia Escolar |
title_short |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 |
title_full |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 |
title_fullStr |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 |
title_sort |
Raciocínio geográfico na BNCC: para entender a espacialidade da Covid-19 |
author |
Pereira da Silva, Denise Mota |
author_facet |
Pereira da Silva, Denise Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Denise Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar Raciocínio Geográfico Pensamento Espacial Ensino Fundamental BNCC. Geografia Escolar |
topic |
Geografia Escolar Raciocínio Geográfico Pensamento Espacial Ensino Fundamental BNCC. Geografia Escolar |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, a partir do conceito de raciocínio geográfico com vistas a entender a lógica espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A doença causada pelo vírus, a Covid-19, cujo epicentro original foi a província de Wuhan, na China, foi se espalhando rapidamente pelos continentes expondo a malha de conexão física e informacional entre as diversas localidades e, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais entre esses territórios. Compreender como o arranjo espacial relaciona-se ao comportamento do vírus e como este, por sua vez, influencia a paisagem, requer um modo de pensar e raciocinar que compete à geografia. A BNCC, documento que norteia a construção dos currículos dos sistemas de ensino, contempla o debate sobre raciocínio geográfico e o incorpora em sua versão definitiva, trazendo à baila os princípios da geografia e o pensamento espacial como aportes ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. A partir da estrutura da BNCC, organizada em Unidades Temáticas, Objetos do Conhecimento e Habilidades, será apresentada uma leitura espacial da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na perspectiva da pesquisa qualitativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2494/1951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 67-78 2358-4467 10.33025/grgcp2.v7i13 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177034452992 |