O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Farias, Ricardo Chaves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3819
Resumo: As implicações da instauração de novos marcos legais nas políticas públicas educacionais, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular, apresentam limites e possibilidades ao trabalho do professor de Geografia. Conhecer essa nova referência curricular é crucial para reagir a ela da maneira mais estratégica e tentar superar e conviver com novos desafios. Neste sentido, objetiva-se, neste texto, por meio da análise documental e da pesquisa bibliográfica dar relevo ao que entendemos como avanços da Geografia Escolar, e que foram inseridos na Base Curricular, em especial o conceito de raciocínio geográfico, que centraliza um processo de cognição do qual fazem parte: o estatuto epistemológico da Geografia, o pensamento espacial e a abordagem metodológica da situação geográfica. Pode se inferir como resultados que o objetivo do ensino de Geografia nesse documento é a interpretação geográfica da realidade através da produção de raciocínios geográficos, o que pode se constituir numa inovação das práticas pedagógicas em Geografia.
id CP2-1_3a11bdb1998ee979719118f9ef47a1bf
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3819
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de GeografiaBase Nacional Comum CurricularRaciocínio GeográficoPensamento EspacialSituação GeográficaEnsino de GeografiaARTIGOAs implicações da instauração de novos marcos legais nas políticas públicas educacionais, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular, apresentam limites e possibilidades ao trabalho do professor de Geografia. Conhecer essa nova referência curricular é crucial para reagir a ela da maneira mais estratégica e tentar superar e conviver com novos desafios. Neste sentido, objetiva-se, neste texto, por meio da análise documental e da pesquisa bibliográfica dar relevo ao que entendemos como avanços da Geografia Escolar, e que foram inseridos na Base Curricular, em especial o conceito de raciocínio geográfico, que centraliza um processo de cognição do qual fazem parte: o estatuto epistemológico da Geografia, o pensamento espacial e a abordagem metodológica da situação geográfica. Pode se inferir como resultados que o objetivo do ensino de Geografia nesse documento é a interpretação geográfica da realidade através da produção de raciocínios geográficos, o que pode se constituir numa inovação das práticas pedagógicas em Geografia.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3819Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 73-842358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3819/2502Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Leonardo Ferreira Farias daFarias, Ricardo Chaves de2023-12-31T21:15:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3819Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
title O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
spellingShingle O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
Base Nacional Comum Curricular
Raciocínio Geográfico
Pensamento Espacial
Situação Geográfica
Ensino de Geografia
ARTIGO
title_short O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
title_full O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
title_fullStr O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
title_full_unstemmed O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
title_sort O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
author Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
author_facet Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
Farias, Ricardo Chaves de
author_role author
author2 Farias, Ricardo Chaves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
Farias, Ricardo Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Raciocínio Geográfico
Pensamento Espacial
Situação Geográfica
Ensino de Geografia
ARTIGO
topic Base Nacional Comum Curricular
Raciocínio Geográfico
Pensamento Espacial
Situação Geográfica
Ensino de Geografia
ARTIGO
description As implicações da instauração de novos marcos legais nas políticas públicas educacionais, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular, apresentam limites e possibilidades ao trabalho do professor de Geografia. Conhecer essa nova referência curricular é crucial para reagir a ela da maneira mais estratégica e tentar superar e conviver com novos desafios. Neste sentido, objetiva-se, neste texto, por meio da análise documental e da pesquisa bibliográfica dar relevo ao que entendemos como avanços da Geografia Escolar, e que foram inseridos na Base Curricular, em especial o conceito de raciocínio geográfico, que centraliza um processo de cognição do qual fazem parte: o estatuto epistemológico da Geografia, o pensamento espacial e a abordagem metodológica da situação geográfica. Pode se inferir como resultados que o objetivo do ensino de Geografia nesse documento é a interpretação geográfica da realidade através da produção de raciocínios geográficos, o que pode se constituir numa inovação das práticas pedagógicas em Geografia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3819
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3819/2502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 73-84
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177553498112