Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49 |
Resumo: | Este artigo tem como proposta apresentar parte da Monografia intitulada PENSANDO A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO NO ENSINO MÉDIO que teve como objetivo geral investigar junto aos professores e alunos do Colégio Pedro II, a pertinência ou não da inclusão do tema Rio de Janeiro - Estado e Metrópole - como um item específico no conteúdo programático de Geografia, no Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por enfocar uma questão social, o currículo no âmbito escolar. A amostra desse estudo foi constituída por um grupo de 06 (seis) professores e de 57 (cinquenta e sete) alunos, que responderam os questionários. Nesta monografia, optei pela análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), devido à possibilidade de inferências e categorização das respostas. Neste artigo lanço meu olhar sobre as respostas dos professores, que mostraram a relevância da inclusão deste conteúdo no currículo, bem como ressaltaram à carência de material didático-pedagógico sobre o Estado do Rio de Janeiro. |
id |
CP2-1_99fd2bbf7777066e4437eec2c146618a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/49 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino MédioRio de JaneiroEnsino MédioCurrículoProfessores.Ensino de GeografiaEste artigo tem como proposta apresentar parte da Monografia intitulada PENSANDO A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO NO ENSINO MÉDIO que teve como objetivo geral investigar junto aos professores e alunos do Colégio Pedro II, a pertinência ou não da inclusão do tema Rio de Janeiro - Estado e Metrópole - como um item específico no conteúdo programático de Geografia, no Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por enfocar uma questão social, o currículo no âmbito escolar. A amostra desse estudo foi constituída por um grupo de 06 (seis) professores e de 57 (cinquenta e sete) alunos, que responderam os questionários. Nesta monografia, optei pela análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), devido à possibilidade de inferências e categorização das respostas. Neste artigo lanço meu olhar sobre as respostas dos professores, que mostraram a relevância da inclusão deste conteúdo no currículo, bem como ressaltaram à carência de material didático-pedagógico sobre o Estado do Rio de Janeiro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 45-532358-446710.33025/grgcp2.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49/21Cunha, Margarida Ambrogi da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:03:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/49Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:03:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio |
title |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio |
spellingShingle |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio Cunha, Margarida Ambrogi da Silva Rio de Janeiro Ensino Médio Currículo Professores. Ensino de Geografia |
title_short |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio |
title_full |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio |
title_fullStr |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio |
title_sort |
Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio |
author |
Cunha, Margarida Ambrogi da Silva |
author_facet |
Cunha, Margarida Ambrogi da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Margarida Ambrogi da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rio de Janeiro Ensino Médio Currículo Professores. Ensino de Geografia |
topic |
Rio de Janeiro Ensino Médio Currículo Professores. Ensino de Geografia |
description |
Este artigo tem como proposta apresentar parte da Monografia intitulada PENSANDO A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO NO ENSINO MÉDIO que teve como objetivo geral investigar junto aos professores e alunos do Colégio Pedro II, a pertinência ou não da inclusão do tema Rio de Janeiro - Estado e Metrópole - como um item específico no conteúdo programático de Geografia, no Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por enfocar uma questão social, o currículo no âmbito escolar. A amostra desse estudo foi constituída por um grupo de 06 (seis) professores e de 57 (cinquenta e sete) alunos, que responderam os questionários. Nesta monografia, optei pela análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), devido à possibilidade de inferências e categorização das respostas. Neste artigo lanço meu olhar sobre as respostas dos professores, que mostraram a relevância da inclusão deste conteúdo no currículo, bem como ressaltaram à carência de material didático-pedagógico sobre o Estado do Rio de Janeiro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49/21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 45-53 2358-4467 10.33025/grgcp2.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176602439680 |