Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Margarida Ambrogi da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49
Resumo: Este artigo tem como proposta apresentar parte da Monografia intitulada PENSANDO A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO NO ENSINO MÉDIO que teve como objetivo geral investigar junto aos professores e alunos do Colégio Pedro II, a pertinência ou não da inclusão do tema Rio de Janeiro - Estado e Metrópole - como um item específico no conteúdo programático de Geografia, no Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por enfocar uma questão social, o currículo no âmbito escolar. A amostra desse estudo foi constituída por um grupo de 06 (seis) professores e de 57 (cinquenta e sete) alunos, que responderam os questionários. Nesta monografia, optei pela análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), devido à possibilidade de inferências e categorização das respostas. Neste artigo lanço meu olhar sobre as respostas dos professores, que mostraram a relevância da inclusão deste conteúdo no currículo, bem como ressaltaram à carência de material didático-pedagógico sobre o Estado do Rio de Janeiro.
id CP2-1_99fd2bbf7777066e4437eec2c146618a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/49
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino MédioRio de JaneiroEnsino MédioCurrículoProfessores.Ensino de GeografiaEste artigo tem como proposta apresentar parte da Monografia intitulada PENSANDO A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO NO ENSINO MÉDIO que teve como objetivo geral investigar junto aos professores e alunos do Colégio Pedro II, a pertinência ou não da inclusão do tema Rio de Janeiro - Estado e Metrópole - como um item específico no conteúdo programático de Geografia, no Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por enfocar uma questão social, o currículo no âmbito escolar. A amostra desse estudo foi constituída por um grupo de 06 (seis) professores e de 57 (cinquenta e sete) alunos, que responderam os questionários. Nesta monografia, optei pela análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), devido à possibilidade de inferências e categorização das respostas. Neste artigo lanço meu olhar sobre as respostas dos professores, que mostraram a relevância da inclusão deste conteúdo no currículo, bem como ressaltaram à carência de material didático-pedagógico sobre o Estado do Rio de Janeiro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 45-532358-446710.33025/grgcp2.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49/21Cunha, Margarida Ambrogi da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:03:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/49Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:03:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
title Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
spellingShingle Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
Cunha, Margarida Ambrogi da Silva
Rio de Janeiro
Ensino Médio
Currículo
Professores.
Ensino de Geografia
title_short Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
title_full Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
title_fullStr Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
title_full_unstemmed Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
title_sort Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio
author Cunha, Margarida Ambrogi da Silva
author_facet Cunha, Margarida Ambrogi da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Margarida Ambrogi da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Rio de Janeiro
Ensino Médio
Currículo
Professores.
Ensino de Geografia
topic Rio de Janeiro
Ensino Médio
Currículo
Professores.
Ensino de Geografia
description Este artigo tem como proposta apresentar parte da Monografia intitulada PENSANDO A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO NO ENSINO MÉDIO que teve como objetivo geral investigar junto aos professores e alunos do Colégio Pedro II, a pertinência ou não da inclusão do tema Rio de Janeiro - Estado e Metrópole - como um item específico no conteúdo programático de Geografia, no Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por enfocar uma questão social, o currículo no âmbito escolar. A amostra desse estudo foi constituída por um grupo de 06 (seis) professores e de 57 (cinquenta e sete) alunos, que responderam os questionários. Nesta monografia, optei pela análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), devido à possibilidade de inferências e categorização das respostas. Neste artigo lanço meu olhar sobre as respostas dos professores, que mostraram a relevância da inclusão deste conteúdo no currículo, bem como ressaltaram à carência de material didático-pedagógico sobre o Estado do Rio de Janeiro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/49/21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 45-53
2358-4467
10.33025/grgcp2.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176602439680