Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830 |
Resumo: | Este artigo tem como por objetivo discutir a importância do raciocínio geográfico no ensino da Geografia na educação básica, levando em consideração as reivindicações das geografias negras, demonstrando assim, que não é possível mais desconsiderar os anseios, direitos e modos de existências dos sujeitos que estão presentes nos bancos escolares a partir da questão racial. O texto está dividido em duas seções principais, além da introdução e conclusão. A primeira seção traz o resgate conceitual e historiográfico do raciocínio geográfico objetivando colocar o leitor consciente do que se trata; a segunda seção, da continuidade à discussão, agregando a raça como categoria analítica de leitura da realidade para a compreensão dos fenômenos da sociedade brasileira, uma vez que a mesma tem sua estrutura instituída a partir do capitalismo, patriarcalismo e racismo. A partir de uma análise crítica, reflexiva e exploratória nos aprofundamos nos estudos sobre raça a partir do conceito de raciocínio geográfico, resultando em uma contribuição que possibilite repensar a teoria e prática do ensino de geografia com base nas potencialidades, nas re-existências e nos diversos modos de vida da população negra no Brasil. |
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Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação BásicaRaciocínio GeográficoLei 10.639/03Educação BásicaRaçaRacismoEste artigo tem como por objetivo discutir a importância do raciocínio geográfico no ensino da Geografia na educação básica, levando em consideração as reivindicações das geografias negras, demonstrando assim, que não é possível mais desconsiderar os anseios, direitos e modos de existências dos sujeitos que estão presentes nos bancos escolares a partir da questão racial. O texto está dividido em duas seções principais, além da introdução e conclusão. A primeira seção traz o resgate conceitual e historiográfico do raciocínio geográfico objetivando colocar o leitor consciente do que se trata; a segunda seção, da continuidade à discussão, agregando a raça como categoria analítica de leitura da realidade para a compreensão dos fenômenos da sociedade brasileira, uma vez que a mesma tem sua estrutura instituída a partir do capitalismo, patriarcalismo e racismo. A partir de uma análise crítica, reflexiva e exploratória nos aprofundamos nos estudos sobre raça a partir do conceito de raciocínio geográfico, resultando em uma contribuição que possibilite repensar a teoria e prática do ensino de geografia com base nas potencialidades, nas re-existências e nos diversos modos de vida da população negra no Brasil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 97-1082358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830/2508Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Douglas BasílioDionisio, Tiago2023-12-31T21:15:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3830Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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