Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Douglas Basílio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dionisio, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830
Resumo: Este artigo tem como por objetivo discutir a importância do raciocínio geográfico no ensino da Geografia na educação básica, levando em consideração as reivindicações das geografias negras, demonstrando assim, que não é possível mais desconsiderar os anseios, direitos e modos de existências dos sujeitos que estão presentes nos bancos escolares a partir da questão racial. O texto está dividido em duas seções principais, além da introdução e conclusão. A primeira seção traz o resgate conceitual e historiográfico do raciocínio geográfico objetivando colocar o leitor consciente do que se trata; a segunda seção, da      continuidade à discussão, agregando a raça como categoria analítica de leitura da realidade para a compreensão dos fenômenos da sociedade brasileira, uma vez que a mesma tem sua estrutura instituída a partir do capitalismo, patriarcalismo e racismo.  A partir de uma análise crítica, reflexiva e exploratória nos aprofundamos nos estudos sobre raça a partir do conceito de raciocínio geográfico, resultando em uma contribuição que possibilite repensar a teoria e prática do ensino de geografia com base nas potencialidades, nas re-existências e nos diversos modos de vida da população negra no Brasil.
id CP2-1_9a26cb4392a74bb6d967ec8c04aa6e6c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3830
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação BásicaRaciocínio GeográficoLei 10.639/03Educação BásicaRaçaRacismoEste artigo tem como por objetivo discutir a importância do raciocínio geográfico no ensino da Geografia na educação básica, levando em consideração as reivindicações das geografias negras, demonstrando assim, que não é possível mais desconsiderar os anseios, direitos e modos de existências dos sujeitos que estão presentes nos bancos escolares a partir da questão racial. O texto está dividido em duas seções principais, além da introdução e conclusão. A primeira seção traz o resgate conceitual e historiográfico do raciocínio geográfico objetivando colocar o leitor consciente do que se trata; a segunda seção, da      continuidade à discussão, agregando a raça como categoria analítica de leitura da realidade para a compreensão dos fenômenos da sociedade brasileira, uma vez que a mesma tem sua estrutura instituída a partir do capitalismo, patriarcalismo e racismo.  A partir de uma análise crítica, reflexiva e exploratória nos aprofundamos nos estudos sobre raça a partir do conceito de raciocínio geográfico, resultando em uma contribuição que possibilite repensar a teoria e prática do ensino de geografia com base nas potencialidades, nas re-existências e nos diversos modos de vida da população negra no Brasil.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 97-1082358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830/2508Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Douglas BasílioDionisio, Tiago2023-12-31T21:15:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3830Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
title Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
spellingShingle Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
da Silva, Douglas Basílio
Raciocínio Geográfico
Lei 10.639/03
Educação Básica
Raça
Racismo
title_short Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
title_full Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
title_fullStr Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
title_full_unstemmed Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
title_sort Raciocínio geográfico e a lei 10.639/03: a raça como leitura de mundo na Educação Básica
author da Silva, Douglas Basílio
author_facet da Silva, Douglas Basílio
Dionisio, Tiago
author_role author
author2 Dionisio, Tiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Douglas Basílio
Dionisio, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio Geográfico
Lei 10.639/03
Educação Básica
Raça
Racismo
topic Raciocínio Geográfico
Lei 10.639/03
Educação Básica
Raça
Racismo
description Este artigo tem como por objetivo discutir a importância do raciocínio geográfico no ensino da Geografia na educação básica, levando em consideração as reivindicações das geografias negras, demonstrando assim, que não é possível mais desconsiderar os anseios, direitos e modos de existências dos sujeitos que estão presentes nos bancos escolares a partir da questão racial. O texto está dividido em duas seções principais, além da introdução e conclusão. A primeira seção traz o resgate conceitual e historiográfico do raciocínio geográfico objetivando colocar o leitor consciente do que se trata; a segunda seção, da      continuidade à discussão, agregando a raça como categoria analítica de leitura da realidade para a compreensão dos fenômenos da sociedade brasileira, uma vez que a mesma tem sua estrutura instituída a partir do capitalismo, patriarcalismo e racismo.  A partir de uma análise crítica, reflexiva e exploratória nos aprofundamos nos estudos sobre raça a partir do conceito de raciocínio geográfico, resultando em uma contribuição que possibilite repensar a teoria e prática do ensino de geografia com base nas potencialidades, nas re-existências e nos diversos modos de vida da população negra no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3830/2508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 97-108
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177559789568