CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Jorge dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765
Resumo: Neste artigo analisamos a luta da comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, por uma educação escolar quilombola diferenciada. A metodologia utilizada foi a coleta de dados empíricos realizada no período de 2008 a 2012, para a pesquisa de doutorado. Esses dados foram analisados qualitativamente em interlocução com a literatura acerca das temáticas abordadas. Identificamos as escolas dessa localidade como campos políticos, tomando como referência a abordagem desse conceito por Pierre Bourdieu(2000, 2004). As escolas são importantes por conduzir a formação escolar dos jovens quilombolas, principalmente no ensino médio, imbricada a uma formação política, preparando-os para tornarem-se novas lideranças do movimento quilombola, fortalecendo os campos políticos de atuação dos sujeitos. Esses campos foram ampliados com a instituição da Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, fundada em 2011, e se fortaleceram com a regulamentação desse tipo de escola por meio da Resolução nº 8 de 20 de novembro de 2012, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola.
id CP2-1_9a326cda891239ff39dd17eb61d15926
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2765
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOSNeste artigo analisamos a luta da comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, por uma educação escolar quilombola diferenciada. A metodologia utilizada foi a coleta de dados empíricos realizada no período de 2008 a 2012, para a pesquisa de doutorado. Esses dados foram analisados qualitativamente em interlocução com a literatura acerca das temáticas abordadas. Identificamos as escolas dessa localidade como campos políticos, tomando como referência a abordagem desse conceito por Pierre Bourdieu(2000, 2004). As escolas são importantes por conduzir a formação escolar dos jovens quilombolas, principalmente no ensino médio, imbricada a uma formação política, preparando-os para tornarem-se novas lideranças do movimento quilombola, fortalecendo os campos políticos de atuação dos sujeitos. Esses campos foram ampliados com a instituição da Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, fundada em 2011, e se fortaleceram com a regulamentação desse tipo de escola por meio da Resolução nº 8 de 20 de novembro de 2012, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 163-1792525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765/1760Leite, Maria Jorge dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T22:01:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2765Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T22:01:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
title CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
spellingShingle CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
Leite, Maria Jorge dos Santos
title_short CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
title_full CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
title_fullStr CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
title_full_unstemmed CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
title_sort CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
author Leite, Maria Jorge dos Santos
author_facet Leite, Maria Jorge dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Jorge dos Santos
description Neste artigo analisamos a luta da comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, por uma educação escolar quilombola diferenciada. A metodologia utilizada foi a coleta de dados empíricos realizada no período de 2008 a 2012, para a pesquisa de doutorado. Esses dados foram analisados qualitativamente em interlocução com a literatura acerca das temáticas abordadas. Identificamos as escolas dessa localidade como campos políticos, tomando como referência a abordagem desse conceito por Pierre Bourdieu(2000, 2004). As escolas são importantes por conduzir a formação escolar dos jovens quilombolas, principalmente no ensino médio, imbricada a uma formação política, preparando-os para tornarem-se novas lideranças do movimento quilombola, fortalecendo os campos políticos de atuação dos sujeitos. Esses campos foram ampliados com a instituição da Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, fundada em 2011, e se fortaleceram com a regulamentação desse tipo de escola por meio da Resolução nº 8 de 20 de novembro de 2012, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765/1760
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 163-179
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180540891136