CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a luta da comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, por uma educação escolar quilombola diferenciada. A metodologia utilizada foi a coleta de dados empíricos realizada no período de 2008 a 2012, para a pesquisa de doutorado. Esses dados foram analisados qualitativamente em interlocução com a literatura acerca das temáticas abordadas. Identificamos as escolas dessa localidade como campos políticos, tomando como referência a abordagem desse conceito por Pierre Bourdieu(2000, 2004). As escolas são importantes por conduzir a formação escolar dos jovens quilombolas, principalmente no ensino médio, imbricada a uma formação política, preparando-os para tornarem-se novas lideranças do movimento quilombola, fortalecendo os campos políticos de atuação dos sujeitos. Esses campos foram ampliados com a instituição da Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, fundada em 2011, e se fortaleceram com a regulamentação desse tipo de escola por meio da Resolução nº 8 de 20 de novembro de 2012, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. |
id |
CP2-1_9a326cda891239ff39dd17eb61d15926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2765 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOSNeste artigo analisamos a luta da comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, por uma educação escolar quilombola diferenciada. A metodologia utilizada foi a coleta de dados empíricos realizada no período de 2008 a 2012, para a pesquisa de doutorado. Esses dados foram analisados qualitativamente em interlocução com a literatura acerca das temáticas abordadas. Identificamos as escolas dessa localidade como campos políticos, tomando como referência a abordagem desse conceito por Pierre Bourdieu(2000, 2004). As escolas são importantes por conduzir a formação escolar dos jovens quilombolas, principalmente no ensino médio, imbricada a uma formação política, preparando-os para tornarem-se novas lideranças do movimento quilombola, fortalecendo os campos políticos de atuação dos sujeitos. Esses campos foram ampliados com a instituição da Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, fundada em 2011, e se fortaleceram com a regulamentação desse tipo de escola por meio da Resolução nº 8 de 20 de novembro de 2012, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 163-1792525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765/1760Leite, Maria Jorge dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T22:01:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2765Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T22:01:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS |
title |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS |
spellingShingle |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS Leite, Maria Jorge dos Santos |
title_short |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS |
title_full |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS |
title_fullStr |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS |
title_full_unstemmed |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS |
title_sort |
CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: AS ESCOLAS COMO CAMPOS POLÍTICOS DE ATUAÇÃO DOS SUJEITOS |
author |
Leite, Maria Jorge dos Santos |
author_facet |
Leite, Maria Jorge dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Jorge dos Santos |
description |
Neste artigo analisamos a luta da comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, por uma educação escolar quilombola diferenciada. A metodologia utilizada foi a coleta de dados empíricos realizada no período de 2008 a 2012, para a pesquisa de doutorado. Esses dados foram analisados qualitativamente em interlocução com a literatura acerca das temáticas abordadas. Identificamos as escolas dessa localidade como campos políticos, tomando como referência a abordagem desse conceito por Pierre Bourdieu(2000, 2004). As escolas são importantes por conduzir a formação escolar dos jovens quilombolas, principalmente no ensino médio, imbricada a uma formação política, preparando-os para tornarem-se novas lideranças do movimento quilombola, fortalecendo os campos políticos de atuação dos sujeitos. Esses campos foram ampliados com a instituição da Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, fundada em 2011, e se fortaleceram com a regulamentação desse tipo de escola por meio da Resolução nº 8 de 20 de novembro de 2012, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2765/1760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 163-179 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180540891136 |