A História, o ensino e as negras de Conceição das Crioulas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34077 |
Resumo: | A comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, localizada na zona rural do município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, possui atualmente cerca de 4.000 remanescentes quilombolas. A formação de Conceição das Crioulas baseiase no “mito fundador de seis crioulas” que chegaram à região por volta do final do século XVIII, “fugidas”, inicialmente arrendaram e depois compraram a posse da terra. Percebe-se a importância dos papéis exercidos pelas mulheres desde a fundação e ocupação nessa comunidade que perpassam de geração a geração através de relatos orais com a questão da posse e compra da terra. Esse estudo pretende demonstrar o papel desenvolvido pelas mulheres dessa comunidade na luta contra a ideologia dos fazendeiros da região. Através de estudos existentes sobre essa comunidade pode-se observar que é no território do cotidiano que se encontram mulheres fortes que lutam por seu território, por sua cultura e por melhores condições para sua comunidade, focados nos aspectos relevantes quanto às relações de gênero, considerando a matrifocalidade e o estudo do universo feminino sob a perspectiva da história cultural, na análise dos gestos e práticas dessas mulheres, além da utilização da História Oral. Para compreender as relações sociais na formação do Quilombo Conceição das Crioulas, partiu-se para o estudo de gênero, já que esse quilombo tem uma ativa liderança feminina desde sua fundação. Percebe-se a construção de gênero em Conceição das Crioulas como uma desestabilização em relação à ordem patriarcal, já que não são evidenciadas diferenças políticas entre os sexos, as mulheres não são discriminadas e nem ocupam posição de inferioridade em relação aos homens na atuação do espaço público e político. Compreende-se a importância para essa comunidade de rememorar a história de luta pela posse da terra, de resistência, de liderança e da identificação com as “crioulas fundadoras” como fator de preservação cultural. Percebe-se a prática de vivências comunitárias de solidariedade, de justiça como táticas de sobrevivência, diante da situação de penúria que vive a maioria das comunidades rurais do sertão nordestino. No contexto da luta pela afirmação da posse da terra e da história dessa comunidade, a educação é uma das prioridades. A comunidade tem dedicado a aplicação da Lei 11658/08 dentro do universo educacional como forma de conscientização dos membros da comunidade, do seu papel como sujeito histórico, na contribuição da sociedade brasileira. |
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