Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Márcia Jucilene do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31319
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.
id UNB_edee7383d2d1b20c98e28fb26bcd6247
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31319
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PEEducação - escolas - aprendizagemPedagogiaProjeto político pedagógicoMulheres negras - educaçãoQuilombos - educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.Esta dissertação objetiva descrever o processo de educação escolar específica desenvolvido no quilombo de Conceição das Crioulas,-Salgueiro/PE, construído a partir do movimento de reconstrução da sua história, iniciado nos anos 1980. Esse processo desencadeou várias lutas, dando prioridade à reconquista do território e à busca por uma educação com ideais descolonizantes. Baseadas na memória individual e coletiva dos e das crioulenses, fizemos um relato histórico dos acontecimentos de resistência da comunidade e da dominação e opressão impostas desde a chegada das crioulas até os dias atuais. A trajetória metodológica baseouse em entrevistas, conversas informais e na análise de um vídeo-documentário, elaborado especificamente para este trabalho. Esse percurso permitiu ainda um exercício avaliativo sobre o nosso jeito de ver e fazer educação escolar por um período de vinte e dois anos, cujo marco temporal é a conquista da Escola Municipal Professor José Mendes, escola de 6º ao 9º ano, inaugurada em 1995. Primeiramente o trabalho narra sobre elementos importantes para o início dessa busca. Em seguida, descreve práticas e ações específicas da educação de Conceição das Crioulas. Logo após, traça uma análise comparativa entre esta e outras experiências pedagógicas, apontando aproximações e também distanciamentos significativos entre elas. Por fim, ao final do último capítulo, conceitua essa experiência, que foi denominada na comunidade de Pedagogia Crioula.This dissertation aims to describe the specific schooling process developed in the quilombo of Conceição das Crioulas, in Salgueiro / PE. This process was a result of the socio-historical reconstruction movement of the quilombo’s history, which started in the 1980s. This process triggered several conflicts, and priority was given to the regaining of their territory and to the search for educational practices with decolonizing ideals. Based on the individual and collective memories of Conceição das Crioulas people, we have registered the historical accounts of the community’s resistance to the domination and oppression systems imposed to them since the arrival of the creole founders until today. The methodological trajectory was based on interviews, informal conversations and the analysis of a video-documentary, specifically recorded for this research. This path also allowed us to evaluate how we have perceived and done our school education over a period of twenty-two years, whose milestone is the inauguration, in 1995, of Professor José Mendes school, a local public school where grades 6th to 9th are taught. First, this paper addresses important elements for the beginning of this search. Next, it describes practices and specific actions of the education of Conceição das Crioulas. After that, it draws a comparative analysis about this and other pedagogical experiences, highlighting connections and significant distances between them. Finally, at the end of the last chapter, it conceptualizes this experience, which was named Crioula Pedagogy in the community.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelPortela, Cristiane de AssisNascimento, Márcia Jucilene do2018-02-28T19:06:25Z2018-02-28T19:06:25Z2018-02-282017-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Márcia Jucilene do. Por uma pedagogia crioula: memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE. 2017. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31319A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:57:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/31319Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:57:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
title Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
spellingShingle Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
Nascimento, Márcia Jucilene do
Educação - escolas - aprendizagem
Pedagogia
Projeto político pedagógico
Mulheres negras - educação
Quilombos - educação
title_short Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
title_full Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
title_fullStr Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
title_full_unstemmed Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
title_sort Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE
author Nascimento, Márcia Jucilene do
author_facet Nascimento, Márcia Jucilene do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portela, Cristiane de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Márcia Jucilene do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - escolas - aprendizagem
Pedagogia
Projeto político pedagógico
Mulheres negras - educação
Quilombos - educação
topic Educação - escolas - aprendizagem
Pedagogia
Projeto político pedagógico
Mulheres negras - educação
Quilombos - educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-12
2018-02-28T19:06:25Z
2018-02-28T19:06:25Z
2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Márcia Jucilene do. Por uma pedagogia crioula: memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE. 2017. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31319
identifier_str_mv NASCIMENTO, Márcia Jucilene do. Por uma pedagogia crioula: memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE. 2017. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508311469359104