Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo desenvolver um relato de experiência de práticas de ensino na área de Forragicultura. Estas práticas foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alguns conteúdos programáticos por meio de metodologias ativas de ensino. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha nas disciplinas de Forragicultura e Forragicultura I, respectivamente. Os alunos do ensino médio trabalharam em grupos para produzir e apresentar materiais concretos ou outros materiais didáticos, tais como vídeos e folhetos, para elucidar Terminologias em Forragicultura. Já os estudantes do ensino superior produziram vídeos valorizando a Forragicultura como área de estudo e atuação do Zootecnista. As etapas seguidas para a realização da atividade foram a formação de grupos, pesquisa bibliográfica, elaboração dos materiais propriamente dita e apresentação dos trabalhos para a turma. Observou-se ao longo do processo que os estudantes demostraram entusiasmo e motivação no desenvolvimento do trabalho proposto. As práticas de ensino realizadas permitiram ainda o exercício e aprimoramento de habilidades importantes como o trabalho em equipe, a curiosidade científica, a organização e a criticidade. |
id |
CP2-1_9c05007d56c92a933a58321840e15a1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2902 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiênciamaterial concretometodologias ativaspráticas de ensinoZootecniaO presente artigo tem como objetivo desenvolver um relato de experiência de práticas de ensino na área de Forragicultura. Estas práticas foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alguns conteúdos programáticos por meio de metodologias ativas de ensino. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha nas disciplinas de Forragicultura e Forragicultura I, respectivamente. Os alunos do ensino médio trabalharam em grupos para produzir e apresentar materiais concretos ou outros materiais didáticos, tais como vídeos e folhetos, para elucidar Terminologias em Forragicultura. Já os estudantes do ensino superior produziram vídeos valorizando a Forragicultura como área de estudo e atuação do Zootecnista. As etapas seguidas para a realização da atividade foram a formação de grupos, pesquisa bibliográfica, elaboração dos materiais propriamente dita e apresentação dos trabalhos para a turma. Observou-se ao longo do processo que os estudantes demostraram entusiasmo e motivação no desenvolvimento do trabalho proposto. As práticas de ensino realizadas permitiram ainda o exercício e aprimoramento de habilidades importantes como o trabalho em equipe, a curiosidade científica, a organização e a criticidade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 225-2322525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902/2143Confortin, Anna Carolina Ceratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:27Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2902Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:27Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência |
title |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência |
spellingShingle |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência Confortin, Anna Carolina Cerato material concreto metodologias ativas práticas de ensino Zootecnia |
title_short |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência |
title_full |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência |
title_fullStr |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência |
title_sort |
Práticas de ensino de Forragicultura: um relato de experiência |
author |
Confortin, Anna Carolina Cerato |
author_facet |
Confortin, Anna Carolina Cerato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Confortin, Anna Carolina Cerato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
material concreto metodologias ativas práticas de ensino Zootecnia |
topic |
material concreto metodologias ativas práticas de ensino Zootecnia |
description |
O presente artigo tem como objetivo desenvolver um relato de experiência de práticas de ensino na área de Forragicultura. Estas práticas foram desenvolvidas com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alguns conteúdos programáticos por meio de metodologias ativas de ensino. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha nas disciplinas de Forragicultura e Forragicultura I, respectivamente. Os alunos do ensino médio trabalharam em grupos para produzir e apresentar materiais concretos ou outros materiais didáticos, tais como vídeos e folhetos, para elucidar Terminologias em Forragicultura. Já os estudantes do ensino superior produziram vídeos valorizando a Forragicultura como área de estudo e atuação do Zootecnista. As etapas seguidas para a realização da atividade foram a formação de grupos, pesquisa bibliográfica, elaboração dos materiais propriamente dita e apresentação dos trabalhos para a turma. Observou-se ao longo do processo que os estudantes demostraram entusiasmo e motivação no desenvolvimento do trabalho proposto. As práticas de ensino realizadas permitiram ainda o exercício e aprimoramento de habilidades importantes como o trabalho em equipe, a curiosidade científica, a organização e a criticidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2902/2143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 225-232 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180576542720 |