Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569 |
Resumo: | O processo de ensinar e aprender a pesquisar, no âmbito da escola de Educação Básica (EB) é complexo e difícil de ser implementado. Há empenhos e iniciativas ao enfrentamento de seus limites. Contudo, as investigações e os diálogos com as escolas permitem inferir questões que continuam latentes, demandando à importância do diálogo sistemático entre universidade e escola. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo apresentar os elementos e aspectos teórico-metodológicos, que sustentam a pesquisa, tomando como referência processos desenvolvidos no Mestrado em Geografia (PPGGeo/UFFS). Organizamos o escrito em quatro partes: inicialmente as considerações introdutórias; como segundo ponto a problematização e contextualização do processo de pesquisar na escola, trazendo elementos da interlocução com o “Nós Propomos!”; em terceiro momento apresentamos o percurso bibliográfico, documental e empírico; e, por fim nas considerações finais apontando como resultados, a reflexão acerca das potencialidades do percurso de pesquisa proposto, ao enfrentamento do desafio de ensinar e aprender a pesquisar na escola. |
id |
CP2-1_9e921c0b9b5a4fd32fef8ca510ff5189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2569 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico“Nós Propomos!”Pesquisa EscolarEnsino MédioMestrado em GeografiaMetodologia de Pesquisa.Educação GeográficaO processo de ensinar e aprender a pesquisar, no âmbito da escola de Educação Básica (EB) é complexo e difícil de ser implementado. Há empenhos e iniciativas ao enfrentamento de seus limites. Contudo, as investigações e os diálogos com as escolas permitem inferir questões que continuam latentes, demandando à importância do diálogo sistemático entre universidade e escola. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo apresentar os elementos e aspectos teórico-metodológicos, que sustentam a pesquisa, tomando como referência processos desenvolvidos no Mestrado em Geografia (PPGGeo/UFFS). Organizamos o escrito em quatro partes: inicialmente as considerações introdutórias; como segundo ponto a problematização e contextualização do processo de pesquisar na escola, trazendo elementos da interlocução com o “Nós Propomos!”; em terceiro momento apresentamos o percurso bibliográfico, documental e empírico; e, por fim nas considerações finais apontando como resultados, a reflexão acerca das potencialidades do percurso de pesquisa proposto, ao enfrentamento do desafio de ensinar e aprender a pesquisar na escola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 91-1012358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569/1730Ribeiro, TatianeAndreis, Adriana MariaNaibo, Gerson Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2569Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico |
title |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico |
spellingShingle |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico Ribeiro, Tatiane “Nós Propomos!” Pesquisa Escolar Ensino Médio Mestrado em Geografia Metodologia de Pesquisa. Educação Geográfica |
title_short |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico |
title_full |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico |
title_fullStr |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico |
title_full_unstemmed |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico |
title_sort |
Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico |
author |
Ribeiro, Tatiane |
author_facet |
Ribeiro, Tatiane Andreis, Adriana Maria Naibo, Gerson Junior |
author_role |
author |
author2 |
Andreis, Adriana Maria Naibo, Gerson Junior |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Tatiane Andreis, Adriana Maria Naibo, Gerson Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
“Nós Propomos!” Pesquisa Escolar Ensino Médio Mestrado em Geografia Metodologia de Pesquisa. Educação Geográfica |
topic |
“Nós Propomos!” Pesquisa Escolar Ensino Médio Mestrado em Geografia Metodologia de Pesquisa. Educação Geográfica |
description |
O processo de ensinar e aprender a pesquisar, no âmbito da escola de Educação Básica (EB) é complexo e difícil de ser implementado. Há empenhos e iniciativas ao enfrentamento de seus limites. Contudo, as investigações e os diálogos com as escolas permitem inferir questões que continuam latentes, demandando à importância do diálogo sistemático entre universidade e escola. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo apresentar os elementos e aspectos teórico-metodológicos, que sustentam a pesquisa, tomando como referência processos desenvolvidos no Mestrado em Geografia (PPGGeo/UFFS). Organizamos o escrito em quatro partes: inicialmente as considerações introdutórias; como segundo ponto a problematização e contextualização do processo de pesquisar na escola, trazendo elementos da interlocução com o “Nós Propomos!”; em terceiro momento apresentamos o percurso bibliográfico, documental e empírico; e, por fim nas considerações finais apontando como resultados, a reflexão acerca das potencialidades do percurso de pesquisa proposto, ao enfrentamento do desafio de ensinar e aprender a pesquisar na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569/1730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 91-101 2358-4467 10.33025/grgcp2.v6i11 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177080590336 |