Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tatiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andreis, Adriana Maria, Naibo, Gerson Junior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569
Resumo: O processo de ensinar e aprender a pesquisar, no âmbito da escola de Educação Básica (EB) é complexo e difícil de ser implementado. Há empenhos e iniciativas ao enfrentamento de seus limites. Contudo, as investigações e os diálogos com as escolas permitem inferir questões que continuam latentes, demandando à importância do diálogo sistemático entre universidade e escola. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo apresentar os elementos e aspectos teórico-metodológicos, que sustentam a pesquisa, tomando como referência processos desenvolvidos no Mestrado em Geografia (PPGGeo/UFFS). Organizamos o escrito em quatro partes: inicialmente as considerações introdutórias; como segundo ponto a problematização e contextualização do processo de pesquisar na escola, trazendo elementos da interlocução com o “Nós Propomos!”; em terceiro momento apresentamos o percurso bibliográfico, documental e empírico; e, por fim nas considerações finais apontando como resultados, a reflexão acerca das potencialidades do percurso de pesquisa proposto, ao enfrentamento do desafio de ensinar e aprender a pesquisar na escola.
id CP2-1_9e921c0b9b5a4fd32fef8ca510ff5189
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2569
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico“Nós Propomos!”Pesquisa EscolarEnsino MédioMestrado em GeografiaMetodologia de Pesquisa.Educação GeográficaO processo de ensinar e aprender a pesquisar, no âmbito da escola de Educação Básica (EB) é complexo e difícil de ser implementado. Há empenhos e iniciativas ao enfrentamento de seus limites. Contudo, as investigações e os diálogos com as escolas permitem inferir questões que continuam latentes, demandando à importância do diálogo sistemático entre universidade e escola. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo apresentar os elementos e aspectos teórico-metodológicos, que sustentam a pesquisa, tomando como referência processos desenvolvidos no Mestrado em Geografia (PPGGeo/UFFS). Organizamos o escrito em quatro partes: inicialmente as considerações introdutórias; como segundo ponto a problematização e contextualização do processo de pesquisar na escola, trazendo elementos da interlocução com o “Nós Propomos!”; em terceiro momento apresentamos o percurso bibliográfico, documental e empírico; e, por fim nas considerações finais apontando como resultados, a reflexão acerca das potencialidades do percurso de pesquisa proposto, ao enfrentamento do desafio de ensinar e aprender a pesquisar na escola.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 91-1012358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569/1730Ribeiro, TatianeAndreis, Adriana MariaNaibo, Gerson Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2569Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
title Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
spellingShingle Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
Ribeiro, Tatiane
“Nós Propomos!”
Pesquisa Escolar
Ensino Médio
Mestrado em Geografia
Metodologia de Pesquisa.
Educação Geográfica
title_short Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
title_full Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
title_fullStr Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
title_full_unstemmed Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
title_sort Pesquisa na escola em diálogo com o projeto "Nós Propomos!": um debate metodológico
author Ribeiro, Tatiane
author_facet Ribeiro, Tatiane
Andreis, Adriana Maria
Naibo, Gerson Junior
author_role author
author2 Andreis, Adriana Maria
Naibo, Gerson Junior
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tatiane
Andreis, Adriana Maria
Naibo, Gerson Junior
dc.subject.por.fl_str_mv “Nós Propomos!”
Pesquisa Escolar
Ensino Médio
Mestrado em Geografia
Metodologia de Pesquisa.
Educação Geográfica
topic “Nós Propomos!”
Pesquisa Escolar
Ensino Médio
Mestrado em Geografia
Metodologia de Pesquisa.
Educação Geográfica
description O processo de ensinar e aprender a pesquisar, no âmbito da escola de Educação Básica (EB) é complexo e difícil de ser implementado. Há empenhos e iniciativas ao enfrentamento de seus limites. Contudo, as investigações e os diálogos com as escolas permitem inferir questões que continuam latentes, demandando à importância do diálogo sistemático entre universidade e escola. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo apresentar os elementos e aspectos teórico-metodológicos, que sustentam a pesquisa, tomando como referência processos desenvolvidos no Mestrado em Geografia (PPGGeo/UFFS). Organizamos o escrito em quatro partes: inicialmente as considerações introdutórias; como segundo ponto a problematização e contextualização do processo de pesquisar na escola, trazendo elementos da interlocução com o “Nós Propomos!”; em terceiro momento apresentamos o percurso bibliográfico, documental e empírico; e, por fim nas considerações finais apontando como resultados, a reflexão acerca das potencialidades do percurso de pesquisa proposto, ao enfrentamento do desafio de ensinar e aprender a pesquisar na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2569/1730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 91-101
2358-4467
10.33025/grgcp2.v6i11
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177080590336