O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eduardo Cesar da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andreis, Adriana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488
Resumo: No contexto de enfrentamento dos desafios contemporâneos no processo de construção de conhecimentos geográficos na escola, apresentamos o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com uma escola de Ensino Médio Inovador (EMI) em Chapecó/SC, intitulado Investigar o lugar para compreender o mundo: um estudo com o Ensino Médio. Compreendendo os princípios do projeto internacional “Nós Propomos!”, nesta elaboração, comentamos a problematização implicada ao projeto, explicitamos o delineamento do percurso teórico-metodológico e apontamos alguns resultados alcançados. Confluímos, apontando para a importância da consideração do lugar geográfico dos sujeitos e do cotidiano, como laboratório às aprendizagens de conhecimentos geográficos, para os desafios relacionados aos espaços e tempos da escola e para algumas potencialidades da articulação da pesquisa, com o ensino e a extensão.
id CP2-1_05cedcbefb7299a979d6ad4f6d285afe
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2488
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SCLugar GeográficoNós Propomos!PesquisaEnsino e Extensão em GeografiaCotidianoEnsino e Aprendizagem Escolar.Educação GeográficaNo contexto de enfrentamento dos desafios contemporâneos no processo de construção de conhecimentos geográficos na escola, apresentamos o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com uma escola de Ensino Médio Inovador (EMI) em Chapecó/SC, intitulado Investigar o lugar para compreender o mundo: um estudo com o Ensino Médio. Compreendendo os princípios do projeto internacional “Nós Propomos!”, nesta elaboração, comentamos a problematização implicada ao projeto, explicitamos o delineamento do percurso teórico-metodológico e apontamos alguns resultados alcançados. Confluímos, apontando para a importância da consideração do lugar geográfico dos sujeitos e do cotidiano, como laboratório às aprendizagens de conhecimentos geográficos, para os desafios relacionados aos espaços e tempos da escola e para algumas potencialidades da articulação da pesquisa, com o ensino e a extensão.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 103-1132358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488/1735Costa, Eduardo Cesar daAndreis, Adriana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2488Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
title O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
spellingShingle O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
Costa, Eduardo Cesar da
Lugar Geográfico
Nós Propomos!
Pesquisa
Ensino e Extensão em Geografia
Cotidiano
Ensino e Aprendizagem Escolar.
Educação Geográfica
title_short O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
title_full O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
title_fullStr O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
title_full_unstemmed O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
title_sort O lugar geográfico como laboratório para o ensino e aprendizagem da geografia: o Projeto “Nós Propomos!” em pesquisa com o Ensino Médio em Chapecó/SC
author Costa, Eduardo Cesar da
author_facet Costa, Eduardo Cesar da
Andreis, Adriana Maria
author_role author
author2 Andreis, Adriana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eduardo Cesar da
Andreis, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Lugar Geográfico
Nós Propomos!
Pesquisa
Ensino e Extensão em Geografia
Cotidiano
Ensino e Aprendizagem Escolar.
Educação Geográfica
topic Lugar Geográfico
Nós Propomos!
Pesquisa
Ensino e Extensão em Geografia
Cotidiano
Ensino e Aprendizagem Escolar.
Educação Geográfica
description No contexto de enfrentamento dos desafios contemporâneos no processo de construção de conhecimentos geográficos na escola, apresentamos o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com uma escola de Ensino Médio Inovador (EMI) em Chapecó/SC, intitulado Investigar o lugar para compreender o mundo: um estudo com o Ensino Médio. Compreendendo os princípios do projeto internacional “Nós Propomos!”, nesta elaboração, comentamos a problematização implicada ao projeto, explicitamos o delineamento do percurso teórico-metodológico e apontamos alguns resultados alcançados. Confluímos, apontando para a importância da consideração do lugar geográfico dos sujeitos e do cotidiano, como laboratório às aprendizagens de conhecimentos geográficos, para os desafios relacionados aos espaços e tempos da escola e para algumas potencialidades da articulação da pesquisa, com o ensino e a extensão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2488/1735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 103-113
2358-4467
10.33025/grgcp2.v6i11
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177031307264