“Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Camile Jantalia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Maria da Conceição Vicente de, Pereira, Mirza Barros, Paladini, Pillar Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2080
Resumo: “Mergulhar” na diversidade, com as histórias das famílias e as releituras sobre a história do nosso colégio, é contemplar a valorização da escola, como um todo, sendo um espaço, considerado por nós professoras, como um “lugar de fronteiras”. Nas aulas de Estudos Sociais, os alunos das turmas do 2º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental, do Campus Tijuca I, aprenderam e utilizaram as narrativas históricas sobre as memórias das suas famílias e sobre a história do nosso colégio. Esse artigo, apresenta como uma importante contribuição a importância da área de Estudos Sociais, como o lugar que possibilita a realização de um trabalho sobre a Diversidade, dando “voz” ao “diferente”, em busca da valorização, do reconhecimento e do respeito às diferenças, envolvendo todos os atores e autores das suas histórias, experiências, leituras e releituras de vida, a percepção de ser constituído também pela história do próprio local em que fazemos a nossa história, nesse caso, o nosso Colégio, e que somos pertencentes e constituídos por ela, emergindo suas identidades pessoais, coletivas, culturais, recursos essenciais para a constituição de todos os sujeitos envolvidos, traduzindo na constituição da cidadania, dos valores inerentes à formação humana. Além disso, traz como contribuição a possibilidade de dar “vozes”, que ainda são silenciadas na nossa sociedade como um todo, referentes aos preconceitos e discriminações, que muitas vezes, são “naturalizadas”, tão próximos de nós, e que não as percebemos. A revisão dos nossos próprios valores e das nossas crenças oportuniza a participação de todos os alunos e da comunidade escolar que estejam em risco de exclusão ou desvantagem, seja por motivos físicos, emocionais, sociais, raciais etc.
id CP2-1_9f894f47d7492263a74feaad324d1b9c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2080
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso ColégioDiversidade. Narrativas Históricas. Memórias“Mergulhar” na diversidade, com as histórias das famílias e as releituras sobre a história do nosso colégio, é contemplar a valorização da escola, como um todo, sendo um espaço, considerado por nós professoras, como um “lugar de fronteiras”. Nas aulas de Estudos Sociais, os alunos das turmas do 2º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental, do Campus Tijuca I, aprenderam e utilizaram as narrativas históricas sobre as memórias das suas famílias e sobre a história do nosso colégio. Esse artigo, apresenta como uma importante contribuição a importância da área de Estudos Sociais, como o lugar que possibilita a realização de um trabalho sobre a Diversidade, dando “voz” ao “diferente”, em busca da valorização, do reconhecimento e do respeito às diferenças, envolvendo todos os atores e autores das suas histórias, experiências, leituras e releituras de vida, a percepção de ser constituído também pela história do próprio local em que fazemos a nossa história, nesse caso, o nosso Colégio, e que somos pertencentes e constituídos por ela, emergindo suas identidades pessoais, coletivas, culturais, recursos essenciais para a constituição de todos os sujeitos envolvidos, traduzindo na constituição da cidadania, dos valores inerentes à formação humana. Além disso, traz como contribuição a possibilidade de dar “vozes”, que ainda são silenciadas na nossa sociedade como um todo, referentes aos preconceitos e discriminações, que muitas vezes, são “naturalizadas”, tão próximos de nós, e que não as percebemos. A revisão dos nossos próprios valores e das nossas crenças oportuniza a participação de todos os alunos e da comunidade escolar que estejam em risco de exclusão ou desvantagem, seja por motivos físicos, emocionais, sociais, raciais etc.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2080Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 44-592525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2080/1404Barbosa, Camile JantaliaAlmeida, Maria da Conceição Vicente dePereira, Mirza BarrosPaladini, Pillar Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2080Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
title “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
spellingShingle “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
Barbosa, Camile Jantalia
Diversidade. Narrativas Históricas. Memórias
title_short “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
title_full “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
title_fullStr “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
title_full_unstemmed “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
title_sort “Um mergulho” na convivência da diversidade com o 2º ano nas aulas de estudos sociais: narrativas sobre as memórias das famílias e a história do nosso Colégio
author Barbosa, Camile Jantalia
author_facet Barbosa, Camile Jantalia
Almeida, Maria da Conceição Vicente de
Pereira, Mirza Barros
Paladini, Pillar Alves
author_role author
author2 Almeida, Maria da Conceição Vicente de
Pereira, Mirza Barros
Paladini, Pillar Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Camile Jantalia
Almeida, Maria da Conceição Vicente de
Pereira, Mirza Barros
Paladini, Pillar Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade. Narrativas Históricas. Memórias
topic Diversidade. Narrativas Históricas. Memórias
description “Mergulhar” na diversidade, com as histórias das famílias e as releituras sobre a história do nosso colégio, é contemplar a valorização da escola, como um todo, sendo um espaço, considerado por nós professoras, como um “lugar de fronteiras”. Nas aulas de Estudos Sociais, os alunos das turmas do 2º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental, do Campus Tijuca I, aprenderam e utilizaram as narrativas históricas sobre as memórias das suas famílias e sobre a história do nosso colégio. Esse artigo, apresenta como uma importante contribuição a importância da área de Estudos Sociais, como o lugar que possibilita a realização de um trabalho sobre a Diversidade, dando “voz” ao “diferente”, em busca da valorização, do reconhecimento e do respeito às diferenças, envolvendo todos os atores e autores das suas histórias, experiências, leituras e releituras de vida, a percepção de ser constituído também pela história do próprio local em que fazemos a nossa história, nesse caso, o nosso Colégio, e que somos pertencentes e constituídos por ela, emergindo suas identidades pessoais, coletivas, culturais, recursos essenciais para a constituição de todos os sujeitos envolvidos, traduzindo na constituição da cidadania, dos valores inerentes à formação humana. Além disso, traz como contribuição a possibilidade de dar “vozes”, que ainda são silenciadas na nossa sociedade como um todo, referentes aos preconceitos e discriminações, que muitas vezes, são “naturalizadas”, tão próximos de nós, e que não as percebemos. A revisão dos nossos próprios valores e das nossas crenças oportuniza a participação de todos os alunos e da comunidade escolar que estejam em risco de exclusão ou desvantagem, seja por motivos físicos, emocionais, sociais, raciais etc.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2080
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2080/1404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 44-59
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180202201088