A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453 |
Resumo: | O presente relato tem por objetivo narrar algumas experiências de ações promovidas pelo “Fragata: Itinerâncias Literárias”. Iniciado em 2017, esse projeto interinstitucional de extensão envolve cinco escolas públicas das redes federal e estadual, que promovem rodas de leitura internas e, ao final de cada mês, se reúnem em um encontro único de “itinerância”. A partir da noção de “dodiscência” (FREIRE, 1996) e do “saber de experiência” (LARROSA, 2002) busca-se, por meio dos círculos de leitura, de diferentes mediações de leitura e do afeto, coadunar experiência vivida e lida. Essas práticas incentivam a formação de leitores literários críticos e autônomos (FREIRE, 1996), gerando, também, uma reflexão acerca da prática docente. O tema abordado no primeiro semestre de 2019 foi o da “Memória”, contemplando os seguintes subtemas: “Memórias ancestrais”, “Memória subjetiva”, “Memória como resistência” e “Memória a ser construída”. A partir dessa trajetória, optamos por detalhar nesta comunicação, por meio do relato de experiência dos bolsistas, as atividades e vivências do módulo intitulado “Memória a ser construída”. |
id |
CP2-1_9f91bab91f40ba0bdd825732ca2e2176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2453 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’Formação do leitorLeituraRodaLiteraturaO presente relato tem por objetivo narrar algumas experiências de ações promovidas pelo “Fragata: Itinerâncias Literárias”. Iniciado em 2017, esse projeto interinstitucional de extensão envolve cinco escolas públicas das redes federal e estadual, que promovem rodas de leitura internas e, ao final de cada mês, se reúnem em um encontro único de “itinerância”. A partir da noção de “dodiscência” (FREIRE, 1996) e do “saber de experiência” (LARROSA, 2002) busca-se, por meio dos círculos de leitura, de diferentes mediações de leitura e do afeto, coadunar experiência vivida e lida. Essas práticas incentivam a formação de leitores literários críticos e autônomos (FREIRE, 1996), gerando, também, uma reflexão acerca da prática docente. O tema abordado no primeiro semestre de 2019 foi o da “Memória”, contemplando os seguintes subtemas: “Memórias ancestrais”, “Memória subjetiva”, “Memória como resistência” e “Memória a ser construída”. A partir dessa trajetória, optamos por detalhar nesta comunicação, por meio do relato de experiência dos bolsistas, as atividades e vivências do módulo intitulado “Memória a ser construída”.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 83-922525-28792525-287910.33025/ceb.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453/1641Trujillo, Carlos Saul AraujoPinto, Nathália Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T12:27:56Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2453Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-14T12:27:56Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ |
title |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ |
spellingShingle |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ Trujillo, Carlos Saul Araujo Formação do leitor Leitura Roda Literatura |
title_short |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ |
title_full |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ |
title_fullStr |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ |
title_full_unstemmed |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ |
title_sort |
A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’ |
author |
Trujillo, Carlos Saul Araujo |
author_facet |
Trujillo, Carlos Saul Araujo Pinto, Nathália Soares |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Nathália Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trujillo, Carlos Saul Araujo Pinto, Nathália Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do leitor Leitura Roda Literatura |
topic |
Formação do leitor Leitura Roda Literatura |
description |
O presente relato tem por objetivo narrar algumas experiências de ações promovidas pelo “Fragata: Itinerâncias Literárias”. Iniciado em 2017, esse projeto interinstitucional de extensão envolve cinco escolas públicas das redes federal e estadual, que promovem rodas de leitura internas e, ao final de cada mês, se reúnem em um encontro único de “itinerância”. A partir da noção de “dodiscência” (FREIRE, 1996) e do “saber de experiência” (LARROSA, 2002) busca-se, por meio dos círculos de leitura, de diferentes mediações de leitura e do afeto, coadunar experiência vivida e lida. Essas práticas incentivam a formação de leitores literários críticos e autônomos (FREIRE, 1996), gerando, também, uma reflexão acerca da prática docente. O tema abordado no primeiro semestre de 2019 foi o da “Memória”, contemplando os seguintes subtemas: “Memórias ancestrais”, “Memória subjetiva”, “Memória como resistência” e “Memória a ser construída”. A partir dessa trajetória, optamos por detalhar nesta comunicação, por meio do relato de experiência dos bolsistas, as atividades e vivências do módulo intitulado “Memória a ser construída”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453/1641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 83-92 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180512579584 |