Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Josué de Sousa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1276
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.
id UNB_99660cb45ae277e392418724a5be14a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1276
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literáriaLiteraturaLeituraLeitorEducação literáriaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.Ler o leitor é o que pretende esta tese, estimulada pela hipótese de que não existe leitor incompetente, mas sim estruturas textuais que exigem do leitor habilidades e níveis de competências específicas. Nesse sentido, o leitor apresenta comportamento ativo diante da leitura ou níveis de competências que se manifestam durante o ato de ler, mas ainda está ele à espera de uma formação para que possa, de fato, ser um sujeito-leitor de olhar abrangente, que faz do texto literário o princípio de sua leitura. Apreender o texto literário é passo imprescindível desse processo de formação, que tem por pilar a equação: prazer > hábito > cultura > comunidade leitora. Todavia, para comprovar que a leitura forma o leitor, dandolhe categorização e singularidade, as estratégias e as experiências de leitura são intrumentos necessários, o que exige mudar o ensino da literatura nas escolas, praticar a leitura da literatura em back-way (caminho de volta) e compreender que o texto literário forma no leitor tanto uma competência técnica, quanto lhe dá uma educação cultural, além de possibilitar uma experiência moral que permite ressignificar a vida e o mundo. Esse é o caminho ideal para despertar o prazer de ler, desenvolver o hábito de ler, formar uma cultura leitora e construir uma sociedade imaginativa, consciente e capaz de aceitar a contemporaneidade, sem perder a essência do fazer literário. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTLire le lecteur c’est ce qui prétend cette thèse, stimulée par l'hypothèse qu’il n'existe pas de lecteur incompétent, mais des structures textuelles qui exigent du lecteur des habilités et des niveaux de compétences spécifiques. Dans ce sens, le lecteur présente un comportement actif face à la lecture ou des niveaux de compétences qui se manifestent pendant l'acte de lire, mais il est encore à l'attente d'une formation qui puisse, effectivement le rendre un lecteur de regard englobant, qui fait du texte littéraire le principe de sa lecture. Saisir le texte littéraire est une étape indispensable de ce processus de formation, qui a comme pilier l'équation: plaisir > habitude > culture > communauté lectrice. Néanmoins, pour prouver que la lecture forme le lecteur, lui donnant catégorisation et singularité, les stratégies et les expériences de lecture sont des instruments nécessaires, ce qui exige changer l'enseignement de la littérature dans les écoles, pratiquer la lecture de la littérature dans un back-way (chemin de retour) et comprendre que le texte littéraire donne au lecteur à la fois une compétence technique et une éducation culturelle, aussi bien qu’une expérience morale qui permet de re-signifier la vie et le monde. Cela est le chemin idéal pour éveiller le plaisir de lire, développer l'habitude de lire, former une culture lectrice et construire une société imaginative, consciente et capable d'accepter la contemporanéité sans perdre l'essence du faire littéraire.Tinoco, Robson CoelhoMendes, Josué de Sousa2009-02-17T19:30:57Z2009-02-17T19:30:57Z2008-05-122008-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMENDES, Josué de Sousa. Formação do leitor de literatura: do hábito da leitura à cultura literária. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1276info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:59:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/1276Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:59:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
title Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
spellingShingle Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
Mendes, Josué de Sousa
Literatura
Leitura
Leitor
Educação literária
title_short Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
title_full Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
title_fullStr Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
title_full_unstemmed Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
title_sort Formação do leitor de literatura : do hábito da leitura à cultura literária
author Mendes, Josué de Sousa
author_facet Mendes, Josué de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoco, Robson Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Josué de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura
Leitor
Educação literária
topic Literatura
Leitura
Leitor
Educação literária
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-12
2008-05-12
2009-02-17T19:30:57Z
2009-02-17T19:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Josué de Sousa. Formação do leitor de literatura: do hábito da leitura à cultura literária. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1276
identifier_str_mv MENDES, Josué de Sousa. Formação do leitor de literatura: do hábito da leitura à cultura literária. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508253898342400