A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trujillo, Carlos Saul Araujo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinto, Nathália Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453
Resumo: O presente relato tem por objetivo narrar algumas experiências de ações promovidas pelo “Fragata: Itinerâncias Literárias”. Iniciado em 2017, esse projeto interinstitucional de extensão envolve cinco escolas públicas das redes federal e estadual, que promovem rodas de leitura internas e, ao final de cada mês, se reúnem em um encontro único de “itinerância”. A partir da noção de “dodiscência” (FREIRE, 1996) e do “saber de experiência” (LARROSA, 2002) busca-se, por meio dos círculos de leitura, de diferentes mediações de leitura e do afeto, coadunar experiência vivida e lida. Essas práticas incentivam a formação de leitores literários críticos e autônomos (FREIRE, 1996), gerando, também, uma reflexão acerca da prática docente. O tema abordado no primeiro semestre de 2019 foi o da “Memória”, contemplando os seguintes subtemas: “Memórias ancestrais”, “Memória subjetiva”, “Memória como resistência” e “Memória a ser construída”. A partir dessa trajetória, optamos por detalhar nesta comunicação, por meio do relato de experiência dos bolsistas, as atividades e vivências do módulo intitulado “Memória a ser construída”.
id CP2-1_9f91bab91f40ba0bdd825732ca2e2176
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2453
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’Formação do leitorLeituraRodaLiteraturaO presente relato tem por objetivo narrar algumas experiências de ações promovidas pelo “Fragata: Itinerâncias Literárias”. Iniciado em 2017, esse projeto interinstitucional de extensão envolve cinco escolas públicas das redes federal e estadual, que promovem rodas de leitura internas e, ao final de cada mês, se reúnem em um encontro único de “itinerância”. A partir da noção de “dodiscência” (FREIRE, 1996) e do “saber de experiência” (LARROSA, 2002) busca-se, por meio dos círculos de leitura, de diferentes mediações de leitura e do afeto, coadunar experiência vivida e lida. Essas práticas incentivam a formação de leitores literários críticos e autônomos (FREIRE, 1996), gerando, também, uma reflexão acerca da prática docente. O tema abordado no primeiro semestre de 2019 foi o da “Memória”, contemplando os seguintes subtemas: “Memórias ancestrais”, “Memória subjetiva”, “Memória como resistência” e “Memória a ser construída”. A partir dessa trajetória, optamos por detalhar nesta comunicação, por meio do relato de experiência dos bolsistas, as atividades e vivências do módulo intitulado “Memória a ser construída”.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 83-922525-28792525-287910.33025/ceb.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453/1641Trujillo, Carlos Saul AraujoPinto, Nathália Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T12:27:56Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2453Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-14T12:27:56Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
title A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
spellingShingle A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
Trujillo, Carlos Saul Araujo
Formação do leitor
Leitura
Roda
Literatura
title_short A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
title_full A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
title_fullStr A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
title_full_unstemmed A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
title_sort A RODA DE LEITURA COMO UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ‘FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS’
author Trujillo, Carlos Saul Araujo
author_facet Trujillo, Carlos Saul Araujo
Pinto, Nathália Soares
author_role author
author2 Pinto, Nathália Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trujillo, Carlos Saul Araujo
Pinto, Nathália Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do leitor
Leitura
Roda
Literatura
topic Formação do leitor
Leitura
Roda
Literatura
description O presente relato tem por objetivo narrar algumas experiências de ações promovidas pelo “Fragata: Itinerâncias Literárias”. Iniciado em 2017, esse projeto interinstitucional de extensão envolve cinco escolas públicas das redes federal e estadual, que promovem rodas de leitura internas e, ao final de cada mês, se reúnem em um encontro único de “itinerância”. A partir da noção de “dodiscência” (FREIRE, 1996) e do “saber de experiência” (LARROSA, 2002) busca-se, por meio dos círculos de leitura, de diferentes mediações de leitura e do afeto, coadunar experiência vivida e lida. Essas práticas incentivam a formação de leitores literários críticos e autônomos (FREIRE, 1996), gerando, também, uma reflexão acerca da prática docente. O tema abordado no primeiro semestre de 2019 foi o da “Memória”, contemplando os seguintes subtemas: “Memórias ancestrais”, “Memória subjetiva”, “Memória como resistência” e “Memória a ser construída”. A partir dessa trajetória, optamos por detalhar nesta comunicação, por meio do relato de experiência dos bolsistas, as atividades e vivências do módulo intitulado “Memória a ser construída”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2453/1641
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 83-92
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180512579584