PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Priscila Tavares Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764
Resumo: É notório que o uso de uma prática norteada pela investigação e resolução de problemas deva emergir do dia a dia da escola, bem como do cotidiano da maioria dos estudantes da educação básica. Assim, têm-se a importância de o professor viabilizar reflexões, debates e tomadas de decisões que desenvolvam a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, para que os alunos consigam articular os conhecimentos dos diversos saberes com situações problematizadoras e desafiadoras. Este trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari. Discute quanto as percepções de um professor de ciências quanto uma prática docente envolvendo a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Assim, neste estudo objetivou-se analisar o desenvolvimento da Metodologia da Problematização com uma turma do 7º ano no ensino de Ciências.
id CP2-1_a1ded727be4357ba1b982181755fa7ef
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2764
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃOÉ notório que o uso de uma prática norteada pela investigação e resolução de problemas deva emergir do dia a dia da escola, bem como do cotidiano da maioria dos estudantes da educação básica. Assim, têm-se a importância de o professor viabilizar reflexões, debates e tomadas de decisões que desenvolvam a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, para que os alunos consigam articular os conhecimentos dos diversos saberes com situações problematizadoras e desafiadoras. Este trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari. Discute quanto as percepções de um professor de ciências quanto uma prática docente envolvendo a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Assim, neste estudo objetivou-se analisar o desenvolvimento da Metodologia da Problematização com uma turma do 7º ano no ensino de Ciências.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 143-1622525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764/1759Bernardo, Priscila Tavares OliveiraStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:56:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2764Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:56:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
title PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
spellingShingle PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Bernardo, Priscila Tavares Oliveira
title_short PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
title_full PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
title_fullStr PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
title_sort PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
author Bernardo, Priscila Tavares Oliveira
author_facet Bernardo, Priscila Tavares Oliveira
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author_role author
author2 Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Priscila Tavares Oliveira
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
description É notório que o uso de uma prática norteada pela investigação e resolução de problemas deva emergir do dia a dia da escola, bem como do cotidiano da maioria dos estudantes da educação básica. Assim, têm-se a importância de o professor viabilizar reflexões, debates e tomadas de decisões que desenvolvam a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, para que os alunos consigam articular os conhecimentos dos diversos saberes com situações problematizadoras e desafiadoras. Este trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari. Discute quanto as percepções de um professor de ciências quanto uma prática docente envolvendo a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Assim, neste estudo objetivou-se analisar o desenvolvimento da Metodologia da Problematização com uma turma do 7º ano no ensino de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764/1759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 143-162
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180538793984