PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764 |
Resumo: | É notório que o uso de uma prática norteada pela investigação e resolução de problemas deva emergir do dia a dia da escola, bem como do cotidiano da maioria dos estudantes da educação básica. Assim, têm-se a importância de o professor viabilizar reflexões, debates e tomadas de decisões que desenvolvam a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, para que os alunos consigam articular os conhecimentos dos diversos saberes com situações problematizadoras e desafiadoras. Este trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari. Discute quanto as percepções de um professor de ciências quanto uma prática docente envolvendo a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Assim, neste estudo objetivou-se analisar o desenvolvimento da Metodologia da Problematização com uma turma do 7º ano no ensino de Ciências. |
id |
CP2-1_a1ded727be4357ba1b982181755fa7ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2764 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃOÉ notório que o uso de uma prática norteada pela investigação e resolução de problemas deva emergir do dia a dia da escola, bem como do cotidiano da maioria dos estudantes da educação básica. Assim, têm-se a importância de o professor viabilizar reflexões, debates e tomadas de decisões que desenvolvam a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, para que os alunos consigam articular os conhecimentos dos diversos saberes com situações problematizadoras e desafiadoras. Este trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari. Discute quanto as percepções de um professor de ciências quanto uma prática docente envolvendo a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Assim, neste estudo objetivou-se analisar o desenvolvimento da Metodologia da Problematização com uma turma do 7º ano no ensino de Ciências.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 143-1622525-28792525-287910.33025/ceb.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764/1759Bernardo, Priscila Tavares OliveiraStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:56:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2764Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:56:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
title |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO Bernardo, Priscila Tavares Oliveira |
title_short |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
title_full |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
title_sort |
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
author |
Bernardo, Priscila Tavares Oliveira |
author_facet |
Bernardo, Priscila Tavares Oliveira Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Priscila Tavares Oliveira Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
description |
É notório que o uso de uma prática norteada pela investigação e resolução de problemas deva emergir do dia a dia da escola, bem como do cotidiano da maioria dos estudantes da educação básica. Assim, têm-se a importância de o professor viabilizar reflexões, debates e tomadas de decisões que desenvolvam a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos estudantes, para que os alunos consigam articular os conhecimentos dos diversos saberes com situações problematizadoras e desafiadoras. Este trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari. Discute quanto as percepções de um professor de ciências quanto uma prática docente envolvendo a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Assim, neste estudo objetivou-se analisar o desenvolvimento da Metodologia da Problematização com uma turma do 7º ano no ensino de Ciências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2764/1759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 2: 2019; 143-162 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180538793984 |