QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192
Resumo: Apresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente. PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica.
id CP2-1_a962cf6f42e8a878ffa36e51c93f7720
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1192
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EADApresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente. PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 39-501983-007610.33025/rps.v0i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192/883Araujo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-06T12:27:06Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1192Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-06T12:27:06Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
title QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
spellingShingle QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
Araujo, Marcelo da Silva
title_short QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
title_full QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
title_fullStr QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
title_full_unstemmed QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
title_sort QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
author Araujo, Marcelo da Silva
author_facet Araujo, Marcelo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Marcelo da Silva
description Apresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente. PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192/883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 39-50
1983-0076
10.33025/rps.v0i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175426985984