QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192 |
Resumo: | Apresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente. PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica. |
id |
CP2-1_a962cf6f42e8a878ffa36e51c93f7720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1192 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EADApresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente. PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 39-501983-007610.33025/rps.v0i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192/883Araujo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-06T12:27:06Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1192Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-09-06T12:27:06Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD |
title |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD |
spellingShingle |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD Araujo, Marcelo da Silva |
title_short |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD |
title_full |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD |
title_fullStr |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD |
title_full_unstemmed |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD |
title_sort |
QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD |
author |
Araujo, Marcelo da Silva |
author_facet |
Araujo, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Marcelo da Silva |
description |
Apresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente. PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1192/883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 17: Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas; 39-50 1983-0076 10.33025/rps.v0i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175426985984 |