Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rover, Ardinete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mello, Regina Oneda, Bentach, Patrícia Guarez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062
Resumo: Nos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a Educação a Distância (EaD) tomou espaço como uma alternativa para a falta de disponibilidade de tempo e a dificuldade de deslocamento até a universidade. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, como disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto, no presente estudo qualitativo, com recorrência a técnicas quantitativas, buscou-se verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados, com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no Curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para o eficiente desenvolvimento do curso de Educação a Distância.Palavras-chave: Competências. Perfil. Ensino a Distância. Alunos. Professores.
id UNOESC-5_aaed58a923b92009ea7258d3458d621f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13062
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professoresNos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a Educação a Distância (EaD) tomou espaço como uma alternativa para a falta de disponibilidade de tempo e a dificuldade de deslocamento até a universidade. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, como disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto, no presente estudo qualitativo, com recorrência a técnicas quantitativas, buscou-se verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados, com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no Curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para o eficiente desenvolvimento do curso de Educação a Distância.Palavras-chave: Competências. Perfil. Ensino a Distância. Alunos. Professores.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 157-1662178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062/pdfCopyright (c) 2017 Jéssica Sara Bassotto, Ardinete Rover, Regina Oneda Mello, Patrícia Guarez Bentachinfo:eu-repo/semantics/openAccessRover, ArdineteMello, Regina OnedaBentach, Patrícia Guarez2017-10-05T14:25:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13062Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2017-10-05T14:25:01Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
title Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
spellingShingle Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
Rover, Ardinete
title_short Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
title_full Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
title_fullStr Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
title_full_unstemmed Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
title_sort Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
author Rover, Ardinete
author_facet Rover, Ardinete
Mello, Regina Oneda
Bentach, Patrícia Guarez
author_role author
author2 Mello, Regina Oneda
Bentach, Patrícia Guarez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rover, Ardinete
Mello, Regina Oneda
Bentach, Patrícia Guarez
description Nos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a Educação a Distância (EaD) tomou espaço como uma alternativa para a falta de disponibilidade de tempo e a dificuldade de deslocamento até a universidade. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, como disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto, no presente estudo qualitativo, com recorrência a técnicas quantitativas, buscou-se verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados, com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no Curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para o eficiente desenvolvimento do curso de Educação a Distância.Palavras-chave: Competências. Perfil. Ensino a Distância. Alunos. Professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 157-166
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221127089324032