TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Diego Faria de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Queiroz, Tamara Franco Althman de, Januario, Paulo Clepard Silva, Mantovani, Thiago Villa Lobos, Grellmann, Diogo Diedrich Lemes, Rodrigues, Graciele Massoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960
Resumo: No presente trabalho, constam reflexões e percepções docentes sobre a utilização da Unidade Temática lutas, apoiado no Currículo Paulista e nas três dimensões do conhecimento. Trata-se de uma prática pedagógica exitosa, desenvolvida com alunos(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma rede pública e ministrada por um professor de Educação Física (EF) não especialista na modalidade lutas. Embora o ensino das lutas, na escola, tenha nuances a serem consideradas, como a adaptação das atividades, dos locais, dos materiais, receio dos(as) alunos(as), foi possível perceber que essa manifestação cultural foi além do ato motriz. O engajamento nas atividades propostas, o processo de colaboração e o entendimento dos princípios básicos das lutas, emergiram, ao longo das aulas. Além disso, as narrativas descritivas e imagéticas contribuíram no processo de avaliação e sistematização do conhecimento. Desta maneira, reafirma-se que as lutas devem constar no plano de aula de professores(as) de EF.
id CP2-1_acf7833919d6dfd78612319d66e53f09
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3960
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education networkEducação Física EscolarLutasEscolaEnsino FundamentalCurrículoEsportesNo presente trabalho, constam reflexões e percepções docentes sobre a utilização da Unidade Temática lutas, apoiado no Currículo Paulista e nas três dimensões do conhecimento. Trata-se de uma prática pedagógica exitosa, desenvolvida com alunos(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma rede pública e ministrada por um professor de Educação Física (EF) não especialista na modalidade lutas. Embora o ensino das lutas, na escola, tenha nuances a serem consideradas, como a adaptação das atividades, dos locais, dos materiais, receio dos(as) alunos(as), foi possível perceber que essa manifestação cultural foi além do ato motriz. O engajamento nas atividades propostas, o processo de colaboração e o entendimento dos princípios básicos das lutas, emergiram, ao longo das aulas. Além disso, as narrativas descritivas e imagéticas contribuíram no processo de avaliação e sistematização do conhecimento. Desta maneira, reafirma-se que as lutas devem constar no plano de aula de professores(as) de EF.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24102525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960/2561Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Diego Faria deQueiroz, Tamara Franco Althman deJanuario, Paulo Clepard SilvaMantovani, Thiago Villa LobosGrellmann, Diogo Diedrich LemesRodrigues, Graciele Massoli2024-07-17T18:37:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3960Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-17T18:37:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
title TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
spellingShingle TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
Queiroz, Diego Faria de
Educação Física Escolar
Lutas
Escola
Ensino Fundamental
Currículo
Esportes
title_short TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
title_full TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
title_fullStr TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
title_full_unstemmed TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
title_sort TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
author Queiroz, Diego Faria de
author_facet Queiroz, Diego Faria de
Queiroz, Tamara Franco Althman de
Januario, Paulo Clepard Silva
Mantovani, Thiago Villa Lobos
Grellmann, Diogo Diedrich Lemes
Rodrigues, Graciele Massoli
author_role author
author2 Queiroz, Tamara Franco Althman de
Januario, Paulo Clepard Silva
Mantovani, Thiago Villa Lobos
Grellmann, Diogo Diedrich Lemes
Rodrigues, Graciele Massoli
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Diego Faria de
Queiroz, Tamara Franco Althman de
Januario, Paulo Clepard Silva
Mantovani, Thiago Villa Lobos
Grellmann, Diogo Diedrich Lemes
Rodrigues, Graciele Massoli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Lutas
Escola
Ensino Fundamental
Currículo
Esportes
topic Educação Física Escolar
Lutas
Escola
Ensino Fundamental
Currículo
Esportes
description No presente trabalho, constam reflexões e percepções docentes sobre a utilização da Unidade Temática lutas, apoiado no Currículo Paulista e nas três dimensões do conhecimento. Trata-se de uma prática pedagógica exitosa, desenvolvida com alunos(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma rede pública e ministrada por um professor de Educação Física (EF) não especialista na modalidade lutas. Embora o ensino das lutas, na escola, tenha nuances a serem consideradas, como a adaptação das atividades, dos locais, dos materiais, receio dos(as) alunos(as), foi possível perceber que essa manifestação cultural foi além do ato motriz. O engajamento nas atividades propostas, o processo de colaboração e o entendimento dos princípios básicos das lutas, emergiram, ao longo das aulas. Além disso, as narrativas descritivas e imagéticas contribuíram no processo de avaliação e sistematização do conhecimento. Desta maneira, reafirma-se que as lutas devem constar no plano de aula de professores(as) de EF.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960/2561
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2410
2525-5916
10.33025/tefe.v9i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179275259904