TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960 |
Resumo: | No presente trabalho, constam reflexões e percepções docentes sobre a utilização da Unidade Temática lutas, apoiado no Currículo Paulista e nas três dimensões do conhecimento. Trata-se de uma prática pedagógica exitosa, desenvolvida com alunos(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma rede pública e ministrada por um professor de Educação Física (EF) não especialista na modalidade lutas. Embora o ensino das lutas, na escola, tenha nuances a serem consideradas, como a adaptação das atividades, dos locais, dos materiais, receio dos(as) alunos(as), foi possível perceber que essa manifestação cultural foi além do ato motriz. O engajamento nas atividades propostas, o processo de colaboração e o entendimento dos princípios básicos das lutas, emergiram, ao longo das aulas. Além disso, as narrativas descritivas e imagéticas contribuíram no processo de avaliação e sistematização do conhecimento. Desta maneira, reafirma-se que as lutas devem constar no plano de aula de professores(as) de EF. |
id |
CP2-1_acf7833919d6dfd78612319d66e53f09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3960 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education networkEducação Física EscolarLutasEscolaEnsino FundamentalCurrículoEsportesNo presente trabalho, constam reflexões e percepções docentes sobre a utilização da Unidade Temática lutas, apoiado no Currículo Paulista e nas três dimensões do conhecimento. Trata-se de uma prática pedagógica exitosa, desenvolvida com alunos(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma rede pública e ministrada por um professor de Educação Física (EF) não especialista na modalidade lutas. Embora o ensino das lutas, na escola, tenha nuances a serem consideradas, como a adaptação das atividades, dos locais, dos materiais, receio dos(as) alunos(as), foi possível perceber que essa manifestação cultural foi além do ato motriz. O engajamento nas atividades propostas, o processo de colaboração e o entendimento dos princípios básicos das lutas, emergiram, ao longo das aulas. Além disso, as narrativas descritivas e imagéticas contribuíram no processo de avaliação e sistematização do conhecimento. Desta maneira, reafirma-se que as lutas devem constar no plano de aula de professores(as) de EF.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24102525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960/2561Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Diego Faria deQueiroz, Tamara Franco Althman deJanuario, Paulo Clepard SilvaMantovani, Thiago Villa LobosGrellmann, Diogo Diedrich LemesRodrigues, Graciele Massoli2024-07-17T18:37:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3960Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-17T18:37:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network |
title |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network |
spellingShingle |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network Queiroz, Diego Faria de Educação Física Escolar Lutas Escola Ensino Fundamental Currículo Esportes |
title_short |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network |
title_full |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network |
title_fullStr |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network |
title_full_unstemmed |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network |
title_sort |
TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: Thematization the fights in physical education: a pedagogical practice in the public education network |
author |
Queiroz, Diego Faria de |
author_facet |
Queiroz, Diego Faria de Queiroz, Tamara Franco Althman de Januario, Paulo Clepard Silva Mantovani, Thiago Villa Lobos Grellmann, Diogo Diedrich Lemes Rodrigues, Graciele Massoli |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Tamara Franco Althman de Januario, Paulo Clepard Silva Mantovani, Thiago Villa Lobos Grellmann, Diogo Diedrich Lemes Rodrigues, Graciele Massoli |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Diego Faria de Queiroz, Tamara Franco Althman de Januario, Paulo Clepard Silva Mantovani, Thiago Villa Lobos Grellmann, Diogo Diedrich Lemes Rodrigues, Graciele Massoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Lutas Escola Ensino Fundamental Currículo Esportes |
topic |
Educação Física Escolar Lutas Escola Ensino Fundamental Currículo Esportes |
description |
No presente trabalho, constam reflexões e percepções docentes sobre a utilização da Unidade Temática lutas, apoiado no Currículo Paulista e nas três dimensões do conhecimento. Trata-se de uma prática pedagógica exitosa, desenvolvida com alunos(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma rede pública e ministrada por um professor de Educação Física (EF) não especialista na modalidade lutas. Embora o ensino das lutas, na escola, tenha nuances a serem consideradas, como a adaptação das atividades, dos locais, dos materiais, receio dos(as) alunos(as), foi possível perceber que essa manifestação cultural foi além do ato motriz. O engajamento nas atividades propostas, o processo de colaboração e o entendimento dos princípios básicos das lutas, emergiram, ao longo das aulas. Além disso, as narrativas descritivas e imagéticas contribuíram no processo de avaliação e sistematização do conhecimento. Desta maneira, reafirma-se que as lutas devem constar no plano de aula de professores(as) de EF. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3960/2561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2410 2525-5916 10.33025/tefe.v9i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179275259904 |