REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira de Souza Miranda, Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Araujo Silva, Jeane, Braga de Oliveira, Juliana, Vieira, Rodrigo, de Lima do Carmo, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204
Resumo: Neste artigo estão reunidos quatro sujeitos em quatro cenários distintos do mesmo local, a sala da turma dos mistérios do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). A turma, composta por dezoito crianças entre 5 e 6 anos, recebeu quatro bolsistas de iniciação a docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da professora Débora do Carmo. A partir das diferentes relações que os pibidianos e as crianças estabeleceram entre si, diversas narrativas foram compartilhadas e possibilitaram um caminho de reflexão sobre infâncias e adultos na escola. Nesse sentido, buscou-se nesse texto anunciar as reflexões provocadas a partir dessas narrativas anunciadas e discutidas pelos próprios sujeitos. A indissociabilidade do cuidar e educar, a luta política pela Educação Infantil como direito da criança, a relação adulto/criança atravessada pela escuta sensível e aposta no protagonismo infantil, a importância do brincar e do lúdico na dimensão humana foram costuradas a partir dos cenários cotidianos trazidos.
id CP2-1_ae1d2f4eabba395c67b78ffb436d13d2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2204
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIRNarrativas infantisdocênciaPIBID.Neste artigo estão reunidos quatro sujeitos em quatro cenários distintos do mesmo local, a sala da turma dos mistérios do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). A turma, composta por dezoito crianças entre 5 e 6 anos, recebeu quatro bolsistas de iniciação a docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da professora Débora do Carmo. A partir das diferentes relações que os pibidianos e as crianças estabeleceram entre si, diversas narrativas foram compartilhadas e possibilitaram um caminho de reflexão sobre infâncias e adultos na escola. Nesse sentido, buscou-se nesse texto anunciar as reflexões provocadas a partir dessas narrativas anunciadas e discutidas pelos próprios sujeitos. A indissociabilidade do cuidar e educar, a luta política pela Educação Infantil como direito da criança, a relação adulto/criança atravessada pela escuta sensível e aposta no protagonismo infantil, a importância do brincar e do lúdico na dimensão humana foram costuradas a partir dos cenários cotidianos trazidos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204/1501Pereira de Souza Miranda, Cristinade Araujo Silva, JeaneBraga de Oliveira, JulianaVieira, Rodrigode Lima do Carmo, Déborainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2204Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
title REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
spellingShingle REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
Pereira de Souza Miranda, Cristina
Narrativas infantis
docência
PIBID.
title_short REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
title_full REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
title_fullStr REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
title_full_unstemmed REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
title_sort REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
author Pereira de Souza Miranda, Cristina
author_facet Pereira de Souza Miranda, Cristina
de Araujo Silva, Jeane
Braga de Oliveira, Juliana
Vieira, Rodrigo
de Lima do Carmo, Débora
author_role author
author2 de Araujo Silva, Jeane
Braga de Oliveira, Juliana
Vieira, Rodrigo
de Lima do Carmo, Débora
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira de Souza Miranda, Cristina
de Araujo Silva, Jeane
Braga de Oliveira, Juliana
Vieira, Rodrigo
de Lima do Carmo, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas infantis
docência
PIBID.
topic Narrativas infantis
docência
PIBID.
description Neste artigo estão reunidos quatro sujeitos em quatro cenários distintos do mesmo local, a sala da turma dos mistérios do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). A turma, composta por dezoito crianças entre 5 e 6 anos, recebeu quatro bolsistas de iniciação a docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da professora Débora do Carmo. A partir das diferentes relações que os pibidianos e as crianças estabeleceram entre si, diversas narrativas foram compartilhadas e possibilitaram um caminho de reflexão sobre infâncias e adultos na escola. Nesse sentido, buscou-se nesse texto anunciar as reflexões provocadas a partir dessas narrativas anunciadas e discutidas pelos próprios sujeitos. A indissociabilidade do cuidar e educar, a luta política pela Educação Infantil como direito da criança, a relação adulto/criança atravessada pela escuta sensível e aposta no protagonismo infantil, a importância do brincar e do lúdico na dimensão humana foram costuradas a partir dos cenários cotidianos trazidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204/1501
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178018017280