REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204 |
Resumo: | Neste artigo estão reunidos quatro sujeitos em quatro cenários distintos do mesmo local, a sala da turma dos mistérios do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). A turma, composta por dezoito crianças entre 5 e 6 anos, recebeu quatro bolsistas de iniciação a docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da professora Débora do Carmo. A partir das diferentes relações que os pibidianos e as crianças estabeleceram entre si, diversas narrativas foram compartilhadas e possibilitaram um caminho de reflexão sobre infâncias e adultos na escola. Nesse sentido, buscou-se nesse texto anunciar as reflexões provocadas a partir dessas narrativas anunciadas e discutidas pelos próprios sujeitos. A indissociabilidade do cuidar e educar, a luta política pela Educação Infantil como direito da criança, a relação adulto/criança atravessada pela escuta sensível e aposta no protagonismo infantil, a importância do brincar e do lúdico na dimensão humana foram costuradas a partir dos cenários cotidianos trazidos. |
id |
CP2-1_ae1d2f4eabba395c67b78ffb436d13d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2204 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIRNarrativas infantisdocênciaPIBID.Neste artigo estão reunidos quatro sujeitos em quatro cenários distintos do mesmo local, a sala da turma dos mistérios do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). A turma, composta por dezoito crianças entre 5 e 6 anos, recebeu quatro bolsistas de iniciação a docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da professora Débora do Carmo. A partir das diferentes relações que os pibidianos e as crianças estabeleceram entre si, diversas narrativas foram compartilhadas e possibilitaram um caminho de reflexão sobre infâncias e adultos na escola. Nesse sentido, buscou-se nesse texto anunciar as reflexões provocadas a partir dessas narrativas anunciadas e discutidas pelos próprios sujeitos. A indissociabilidade do cuidar e educar, a luta política pela Educação Infantil como direito da criança, a relação adulto/criança atravessada pela escuta sensível e aposta no protagonismo infantil, a importância do brincar e do lúdico na dimensão humana foram costuradas a partir dos cenários cotidianos trazidos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204/1501Pereira de Souza Miranda, Cristinade Araujo Silva, JeaneBraga de Oliveira, JulianaVieira, Rodrigode Lima do Carmo, Déborainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2204Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR |
title |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR |
spellingShingle |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR Pereira de Souza Miranda, Cristina Narrativas infantis docência PIBID. |
title_short |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR |
title_full |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR |
title_fullStr |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR |
title_sort |
REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR |
author |
Pereira de Souza Miranda, Cristina |
author_facet |
Pereira de Souza Miranda, Cristina de Araujo Silva, Jeane Braga de Oliveira, Juliana Vieira, Rodrigo de Lima do Carmo, Débora |
author_role |
author |
author2 |
de Araujo Silva, Jeane Braga de Oliveira, Juliana Vieira, Rodrigo de Lima do Carmo, Débora |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira de Souza Miranda, Cristina de Araujo Silva, Jeane Braga de Oliveira, Juliana Vieira, Rodrigo de Lima do Carmo, Débora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas infantis docência PIBID. |
topic |
Narrativas infantis docência PIBID. |
description |
Neste artigo estão reunidos quatro sujeitos em quatro cenários distintos do mesmo local, a sala da turma dos mistérios do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). A turma, composta por dezoito crianças entre 5 e 6 anos, recebeu quatro bolsistas de iniciação a docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da professora Débora do Carmo. A partir das diferentes relações que os pibidianos e as crianças estabeleceram entre si, diversas narrativas foram compartilhadas e possibilitaram um caminho de reflexão sobre infâncias e adultos na escola. Nesse sentido, buscou-se nesse texto anunciar as reflexões provocadas a partir dessas narrativas anunciadas e discutidas pelos próprios sujeitos. A indissociabilidade do cuidar e educar, a luta política pela Educação Infantil como direito da criança, a relação adulto/criança atravessada pela escuta sensível e aposta no protagonismo infantil, a importância do brincar e do lúdico na dimensão humana foram costuradas a partir dos cenários cotidianos trazidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2204/1501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178018017280 |