“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200 |
Resumo: | Neste artigo intenciono partilhar reflexões decorrentes da análise interpretativa-compreensiva de narrativas de formação de quinze professores, graduandos em Geografia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, no semiárido da Bahia, referentes às aprendizagens da/na e sobre a docência. Trata-se de um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar, cuja questão norteadora foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência a partir de situações experienciadas no âmbito do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico? As narrativas escritas, grafadas nos memoriais e nos diários de formação e, as orais, recolhidas mediante a realização de entrevistas narrativas revelaram episódios nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do subprojeto e suas implicações no tornar-se professor. |
id |
ANPEGE-1_174d31231c603fd72a4d1e0f32b6878f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10200 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIANarrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência.Neste artigo intenciono partilhar reflexões decorrentes da análise interpretativa-compreensiva de narrativas de formação de quinze professores, graduandos em Geografia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, no semiárido da Bahia, referentes às aprendizagens da/na e sobre a docência. Trata-se de um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar, cuja questão norteadora foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência a partir de situações experienciadas no âmbito do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico? As narrativas escritas, grafadas nos memoriais e nos diários de formação e, as orais, recolhidas mediante a realização de entrevistas narrativas revelaram episódios nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do subprojeto e suas implicações no tornar-se professor.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1020010.5418/RA2019.1528.0008Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-221Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-2211679-768X10.5418/RAanpege2019.1528reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200/pdf_1528-008Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortugal, Jussara Fraga2020-11-30T11:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10200Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-11-30T11:19:36Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA |
title |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA |
spellingShingle |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA Portugal, Jussara Fraga Narrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência. |
title_short |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA |
title_full |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA |
title_fullStr |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA |
title_sort |
“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA |
author |
Portugal, Jussara Fraga |
author_facet |
Portugal, Jussara Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portugal, Jussara Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência. |
topic |
Narrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência. |
description |
Neste artigo intenciono partilhar reflexões decorrentes da análise interpretativa-compreensiva de narrativas de formação de quinze professores, graduandos em Geografia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, no semiárido da Bahia, referentes às aprendizagens da/na e sobre a docência. Trata-se de um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar, cuja questão norteadora foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência a partir de situações experienciadas no âmbito do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico? As narrativas escritas, grafadas nos memoriais e nos diários de formação e, as orais, recolhidas mediante a realização de entrevistas narrativas revelaram episódios nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do subprojeto e suas implicações no tornar-se professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200 10.5418/RA2019.1528.0008 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200 |
identifier_str_mv |
10.5418/RA2019.1528.0008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200/pdf_1528-008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-221 Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-221 1679-768X 10.5418/RAanpege2019.1528 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209134672084992 |