“QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Jussara Fraga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200
Resumo: Neste artigo intenciono partilhar reflexões decorrentes da análise interpretativa-compreensiva de narrativas de formação de quinze professores, graduandos em Geografia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, no semiárido da Bahia, referentes às aprendizagens da/na e sobre a docência. Trata-se de um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar, cuja questão norteadora foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência a partir de situações experienciadas no âmbito do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico? As narrativas escritas, grafadas nos memoriais e nos diários de formação e, as orais, recolhidas mediante a realização de entrevistas narrativas revelaram episódios nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do subprojeto e suas implicações no tornar-se professor.
id ANPEGE-1_174d31231c603fd72a4d1e0f32b6878f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10200
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIANarrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência.Neste artigo intenciono partilhar reflexões decorrentes da análise interpretativa-compreensiva de narrativas de formação de quinze professores, graduandos em Geografia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, no semiárido da Bahia, referentes às aprendizagens da/na e sobre a docência. Trata-se de um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar, cuja questão norteadora foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência a partir de situações experienciadas no âmbito do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico? As narrativas escritas, grafadas nos memoriais e nos diários de formação e, as orais, recolhidas mediante a realização de entrevistas narrativas revelaram episódios nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do subprojeto e suas implicações no tornar-se professor.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1020010.5418/RA2019.1528.0008Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-221Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-2211679-768X10.5418/RAanpege2019.1528reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200/pdf_1528-008Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortugal, Jussara Fraga2020-11-30T11:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10200Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-11-30T11:19:36Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
title “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
spellingShingle “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
Portugal, Jussara Fraga
Narrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência.
title_short “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
title_full “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
title_fullStr “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
title_full_unstemmed “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
title_sort “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA
author Portugal, Jussara Fraga
author_facet Portugal, Jussara Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portugal, Jussara Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência.
topic Narrativas. Formação de Professores de Geografia. PIBID. Aprendizagem da/na/sobre a docência.
description Neste artigo intenciono partilhar reflexões decorrentes da análise interpretativa-compreensiva de narrativas de formação de quinze professores, graduandos em Geografia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, no semiárido da Bahia, referentes às aprendizagens da/na e sobre a docência. Trata-se de um recorte da pesquisa Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar, cuja questão norteadora foi: como os professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de iniciação à docência, concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência a partir de situações experienciadas no âmbito do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico? As narrativas escritas, grafadas nos memoriais e nos diários de formação e, as orais, recolhidas mediante a realização de entrevistas narrativas revelaram episódios nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do subprojeto e suas implicações no tornar-se professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200
10.5418/RA2019.1528.0008
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200
identifier_str_mv 10.5418/RA2019.1528.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10200/pdf_1528-008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-221
Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 196-221
1679-768X
10.5418/RAanpege2019.1528
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134672084992