A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343 |
Resumo: | O artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar. |
id |
CP2-1_b55d1e6fd5a6e6983f04bddc7ddce5ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3343 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiênciaO artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 27: O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!; 116-1291983-007610.33025/rps.v0i27reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343/2046Perrut, Igor MaywormAraújo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-16T10:15:12Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3343Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-07-16T10:15:12Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência |
title |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência |
spellingShingle |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência Perrut, Igor Mayworm |
title_short |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência |
title_full |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência |
title_fullStr |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência |
title_sort |
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência |
author |
Perrut, Igor Mayworm |
author_facet |
Perrut, Igor Mayworm Araújo, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Marcelo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perrut, Igor Mayworm Araújo, Marcelo da Silva |
description |
O artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343/2046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 27: O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!; 116-129 1983-0076 10.33025/rps.v0i27 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176214466560 |