A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrut, Igor Mayworm
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Marcelo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343
Resumo: O artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar.
id CP2-1_b55d1e6fd5a6e6983f04bddc7ddce5ea
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3343
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiênciaO artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 27: O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!; 116-1291983-007610.33025/rps.v0i27reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343/2046Perrut, Igor MaywormAraújo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-16T10:15:12Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3343Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-07-16T10:15:12Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
title A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
spellingShingle A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
Perrut, Igor Mayworm
title_short A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
title_full A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
title_fullStr A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
title_full_unstemmed A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
title_sort A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
author Perrut, Igor Mayworm
author_facet Perrut, Igor Mayworm
Araújo, Marcelo da Silva
author_role author
author2 Araújo, Marcelo da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrut, Igor Mayworm
Araújo, Marcelo da Silva
description O artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3343/2046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 27: O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!; 116-129
1983-0076
10.33025/rps.v0i27
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176214466560