O trabalho docente com a Sociologia na escola: dilemas em face do Novo Ensino Médio e da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Gabrielle Gonçalves da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244145
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
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spelling O trabalho docente com a Sociologia na escola: dilemas em face do Novo Ensino Médio e da BNCCTrabalho docenteEnsino de SociologiaReforma do Ensino MédioBase Nacional Comum CurricularTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Esta monografia apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como objetivo conhecer as condições do trabalho docente dos professores de Sociologia frente ao contexto de implementação do “Novo Ensino Médio” (NEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A pesquisa se apoia em um referencial teórico que parte da compreensão de que a Reforma do Ensino Médio de 2017 é resultado de uma gestão neoliberal da educação, que se expande no Brasil desde a década de 1990 em razão de uma reestruturação capitalista nas relações sociais de produção. Com a mudança curricular trazida por essa política educacional, buscou-se, por meio de entrevistas realizadas com docentes de Sociologia entre os meses de maio e junho de 2022, investigar as condições do trabalho docente com o ensino de Sociologia diante de tal mudança. Verificou-se uma intensificação do trabalho docente por meio de um forte aumento da responsabilização de professores e professoras frente às demandas impostas pela nova organização curricular. Essa intensificação é referida nas entrevistas em comentários sobre um maior acúmulo de trabalho provocado por novas incumbências e cobranças, tais como: a necessidade de trabalho com mais turmas (em alguns casos distribuídas em várias escolas), devido à perda de carga horária da disciplina; a exigência de um planejamento de ensino interdisciplinar sem as condições e o tempo necessário para sua realização; além de outras cobranças institucionais que não competem exclusivamente ao NEM e a BNCC, mas que vem acompanhando a política neoliberal em vigor, plenamente adotada nas decisões educacionais catarinenses atuais. Em relação ao ensino de Sociologia, foi possível constatar uma resistência (muitas vezes silenciosa) por parte dos e das docentes entrevistado(a)s em adequar seus planejamentos de ensino aos pressupostos da pedagogia das competências, de modo a manter vivo o potencial de criticidade que a disciplina carrega.This monograph presents a research with a qualitative approach, which aims to know the conditions of the teaching work of Sociology teachers facing the context of the implementation of the “New High School” and the National Common Curricular Base in public state schools located in the city of Florianopolis, capital of Santa Catarina. The research is based on a theoretical framework that starts from the understanding that the 2017 High School Reform is the result of a neoliberal management of education, which has expanded in Brazil since the 1990s due to a capitalist restructuring in the social relations of production. With the curricular change brought about by this educational policy, we sought, through interviews conducted with Sociology teachers between May and June 2022, to investigate the conditions of teaching work with the teaching of Sociology in the face of such change. There was an intensification of teaching work through a strong increase in the accountability of teachers in the face of the demands imposed by the new curricular organization. This intensification is mentioned in the interviews in comments about a greater accumulation of work caused by new tasks and demands, such as: the need to work with more classes (in some cases distributed in several schools), due to the loss of course load for the discipline; the demand for an interdisciplinary teaching plan without the necessary conditions and time to carry it out; in addition to other institutional charges that are not exclusively the responsibility of “New High School” and National Common Curricular Base, but which have been accompanying the neoliberal policy in force, fully adopted in current educational decisions in Santa Catarina. Regarding the teaching of Sociology, it was possible to observe resistance (often silent) on the part of the teachers interviewed in adapting their teaching plans to the assumptions of the pedagogy of competences, in order to keep the potential for criticality alive that the discipline carries.Florianópolis, SC.Jinkings, Nise Maria TavaresUniversidade Federal de Santa Catarina.Meireles, Gabrielle Gonçalves da Costa2023-02-01T15:49:26Z2023-02-01T15:49:26Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244145Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-02-01T15:49:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244145Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-01T15:49:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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