O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254168 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
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O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Este trabalho tem como objetivo discutir a definição de Projeto de Vida presente na BNCC do Novo Ensino Médio (NEM), a fim de compreender o sentido de sua concepção e implementação. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre a origem e as principais concepções acerca do Projeto de Vida, oriundas de estudos da psicologia, junto da análise documental da BNCC e do PNLD de 2021. No Brasil, o Projeto de Vida esteve presente como componente curricular em programas de ensino em tempo integral desenvolvidos por institutos sem fins lucrativos, que possuem ligações com o empresariado e o espaço privado, por meio de parceiras com Secretarias estaduais de educação. A partir de então, institutos e movimentos ligados ao setor privado elaboraram estudos, seminários e cartilhas para promover o modelo de Ensino Médio a partir do Projeto de Vida. A análise aponta para a proximidade com as Reformas Neoliberais da Educação e para o Projeto de Vida como uma competência a ser desenvolvida, que imbrica as noções de “protagonismo” e “autonomia”, favorecendo a formação de um “sujeito neoliberal” e “empreendedor de si mesmo”, por meio de uma governamentalidade neoliberal, conforme os conceitos de Dardot e Laval (2016), deixando em segundo plano as desigualdades sociais.Florianópolis, SC.Mazon, Marcia da SilvaUniversidade Federal de Santa Catarina.Fischer, Juliana Maria2024-02-02T12:36:00Z2024-02-02T12:36:00Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254168Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-02-02T12:36:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254168Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-02T12:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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