O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Juliana Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254168
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
id UFSC_cde47d387f335dc45510f1914c1a2207
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254168
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Este trabalho tem como objetivo discutir a definição de Projeto de Vida presente na BNCC do Novo Ensino Médio (NEM), a fim de compreender o sentido de sua concepção e implementação. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre a origem e as principais concepções acerca do Projeto de Vida, oriundas de estudos da psicologia, junto da análise documental da BNCC e do PNLD de 2021. No Brasil, o Projeto de Vida esteve presente como componente curricular em programas de ensino em tempo integral desenvolvidos por institutos sem fins lucrativos, que possuem ligações com o empresariado e o espaço privado, por meio de parceiras com Secretarias estaduais de educação. A partir de então, institutos e movimentos ligados ao setor privado elaboraram estudos, seminários e cartilhas para promover o modelo de Ensino Médio a partir do Projeto de Vida. A análise aponta para a proximidade com as Reformas Neoliberais da Educação e para o Projeto de Vida como uma competência a ser desenvolvida, que imbrica as noções de “protagonismo” e “autonomia”, favorecendo a formação de um “sujeito neoliberal” e “empreendedor de si mesmo”, por meio de uma governamentalidade neoliberal, conforme os conceitos de Dardot e Laval (2016), deixando em segundo plano as desigualdades sociais.Florianópolis, SC.Mazon, Marcia da SilvaUniversidade Federal de Santa Catarina.Fischer, Juliana Maria2024-02-02T12:36:00Z2024-02-02T12:36:00Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254168Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-02-02T12:36:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254168Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-02T12:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
title O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
spellingShingle O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
Fischer, Juliana Maria
title_short O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
title_full O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
title_fullStr O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
title_full_unstemmed O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
title_sort O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica
author Fischer, Juliana Maria
author_facet Fischer, Juliana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazon, Marcia da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Juliana Maria
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2024-02-02T12:36:00Z
2024-02-02T12:36:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254168
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652392295563264