A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117 |
Resumo: | Em um contexto de mudanças significativas em prol da igualdade de direitos e de oportunidades, a concepção de educação em uma perspectiva inclusiva constitui-se um marco na promoção de políticas voltadas para atender à diversidade e combater práticas discriminatórias e racistas. Ainda que os avanços sejam inegáveis, é preciso salientar que a educação para a diversidade encontra-se, ainda, permeada por obstáculos que podem conduzir à exclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade, seja por sua condição física, social, racial ou opção sexual. Tomando a inclusão como toda e qualquer forma de luta contra as exclusões, apresenta-se o relato de experiências desenvolvidas em turmas de 2º e de 4º anos do Ensino Fundamental, no Campus Tijuca I, do Colégio Pedro II, cuja temática priorizou o respeito à forma de ser, de pensar e de agir do outro como princípio norteador da vida em sociedade. |
id |
CP2-1_b926463647b23adc2c139903192b36dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1117 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOSDiversidadeEducaçãoPráticas inclusivas.Em um contexto de mudanças significativas em prol da igualdade de direitos e de oportunidades, a concepção de educação em uma perspectiva inclusiva constitui-se um marco na promoção de políticas voltadas para atender à diversidade e combater práticas discriminatórias e racistas. Ainda que os avanços sejam inegáveis, é preciso salientar que a educação para a diversidade encontra-se, ainda, permeada por obstáculos que podem conduzir à exclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade, seja por sua condição física, social, racial ou opção sexual. Tomando a inclusão como toda e qualquer forma de luta contra as exclusões, apresenta-se o relato de experiências desenvolvidas em turmas de 2º e de 4º anos do Ensino Fundamental, no Campus Tijuca I, do Colégio Pedro II, cuja temática priorizou o respeito à forma de ser, de pensar e de agir do outro como princípio norteador da vida em sociedade.Anos Iniciais em Revista2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117Anos Iniciais em Revista; 20172526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117/818Barbosa, Marcia Schumack MilitãoVerta, Wayza AndradeBarbosa, Camile Jantaliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-08T14:09:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1117Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-06-08T14:09:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS |
spellingShingle |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS Barbosa, Marcia Schumack Militão Diversidade Educação Práticas inclusivas. |
title_short |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_full |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_fullStr |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_sort |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS |
author |
Barbosa, Marcia Schumack Militão |
author_facet |
Barbosa, Marcia Schumack Militão Verta, Wayza Andrade Barbosa, Camile Jantalia |
author_role |
author |
author2 |
Verta, Wayza Andrade Barbosa, Camile Jantalia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Marcia Schumack Militão Verta, Wayza Andrade Barbosa, Camile Jantalia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Educação Práticas inclusivas. |
topic |
Diversidade Educação Práticas inclusivas. |
description |
Em um contexto de mudanças significativas em prol da igualdade de direitos e de oportunidades, a concepção de educação em uma perspectiva inclusiva constitui-se um marco na promoção de políticas voltadas para atender à diversidade e combater práticas discriminatórias e racistas. Ainda que os avanços sejam inegáveis, é preciso salientar que a educação para a diversidade encontra-se, ainda, permeada por obstáculos que podem conduzir à exclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade, seja por sua condição física, social, racial ou opção sexual. Tomando a inclusão como toda e qualquer forma de luta contra as exclusões, apresenta-se o relato de experiências desenvolvidas em turmas de 2º e de 4º anos do Ensino Fundamental, no Campus Tijuca I, do Colégio Pedro II, cuja temática priorizou o respeito à forma de ser, de pensar e de agir do outro como princípio norteador da vida em sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117/818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; 2017 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180095246336 |