A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marcia Schumack Militão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Verta, Wayza Andrade, Barbosa, Camile Jantalia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117
Resumo: Em um contexto de mudanças significativas em prol da igualdade de direitos e de oportunidades, a concepção de educação em uma perspectiva inclusiva constitui-se um marco na promoção de políticas voltadas para atender à diversidade e combater práticas discriminatórias e racistas.  Ainda que os avanços sejam inegáveis, é preciso salientar que a educação para a diversidade encontra-se, ainda, permeada por obstáculos que podem conduzir à exclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade, seja por sua condição física, social, racial ou opção sexual.  Tomando a inclusão como toda e qualquer forma de luta contra as exclusões, apresenta-se o relato de experiências desenvolvidas em turmas de 2º e de 4º anos do Ensino Fundamental, no Campus Tijuca I, do Colégio Pedro II, cuja temática priorizou o respeito à forma de ser, de pensar e de agir do outro como princípio norteador da vida em sociedade.
id CP2-1_b926463647b23adc2c139903192b36dd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1117
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOSDiversidadeEducaçãoPráticas inclusivas.Em um contexto de mudanças significativas em prol da igualdade de direitos e de oportunidades, a concepção de educação em uma perspectiva inclusiva constitui-se um marco na promoção de políticas voltadas para atender à diversidade e combater práticas discriminatórias e racistas.  Ainda que os avanços sejam inegáveis, é preciso salientar que a educação para a diversidade encontra-se, ainda, permeada por obstáculos que podem conduzir à exclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade, seja por sua condição física, social, racial ou opção sexual.  Tomando a inclusão como toda e qualquer forma de luta contra as exclusões, apresenta-se o relato de experiências desenvolvidas em turmas de 2º e de 4º anos do Ensino Fundamental, no Campus Tijuca I, do Colégio Pedro II, cuja temática priorizou o respeito à forma de ser, de pensar e de agir do outro como princípio norteador da vida em sociedade.Anos Iniciais em Revista2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117Anos Iniciais em Revista; 20172526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117/818Barbosa, Marcia Schumack MilitãoVerta, Wayza AndradeBarbosa, Camile Jantaliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-08T14:09:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1117Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-06-08T14:09:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
title A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
spellingShingle A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
Barbosa, Marcia Schumack Militão
Diversidade
Educação
Práticas inclusivas.
title_short A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_full A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_fullStr A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_full_unstemmed A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_sort A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: PRÁTICAS ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
author Barbosa, Marcia Schumack Militão
author_facet Barbosa, Marcia Schumack Militão
Verta, Wayza Andrade
Barbosa, Camile Jantalia
author_role author
author2 Verta, Wayza Andrade
Barbosa, Camile Jantalia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marcia Schumack Militão
Verta, Wayza Andrade
Barbosa, Camile Jantalia
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Educação
Práticas inclusivas.
topic Diversidade
Educação
Práticas inclusivas.
description Em um contexto de mudanças significativas em prol da igualdade de direitos e de oportunidades, a concepção de educação em uma perspectiva inclusiva constitui-se um marco na promoção de políticas voltadas para atender à diversidade e combater práticas discriminatórias e racistas.  Ainda que os avanços sejam inegáveis, é preciso salientar que a educação para a diversidade encontra-se, ainda, permeada por obstáculos que podem conduzir à exclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade, seja por sua condição física, social, racial ou opção sexual.  Tomando a inclusão como toda e qualquer forma de luta contra as exclusões, apresenta-se o relato de experiências desenvolvidas em turmas de 2º e de 4º anos do Ensino Fundamental, no Campus Tijuca I, do Colégio Pedro II, cuja temática priorizou o respeito à forma de ser, de pensar e de agir do outro como princípio norteador da vida em sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1117/818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; 2017
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180095246336