TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andresa Amorim de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silveira, Jean-Pierre Martins Carneiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3844
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo disseminar uma experimentação pedagógica referente à ressignificação de jogos eletrônicos em aulas de Educação Física escolar. É um estudo qualitativo e consiste em um relato de experiência, construído através de revisão bibliográfica, planejamento participativo e vivências com o conteúdo jogo com foco na ressignificação de jogos eletrônicos. As vivências foram realizadas com os estudantes nos anos finais do ensino fundamental. Finalizadas as atividades, foi realizada avaliação formativa, através de roda de conversa com os envolvidos. Observou-se a relevância do jogo para tornar a prática mais atrativa e prazerosa para os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo através de atividades que também tinham como finalidade a promoção da saúde e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sociais. Também foi notória a boa assimilação do conteúdo, através da análise dos comentários verbalizados no debate final sobre o conteúdo e a atividade.
id CP2-1_b9c663ee42fbc4c5266fd1d455cddeb5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3844
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience reportRessignificaçãoJogos EletrônicosEducação FísicaExperiênciaO presente trabalho tem como objetivo disseminar uma experimentação pedagógica referente à ressignificação de jogos eletrônicos em aulas de Educação Física escolar. É um estudo qualitativo e consiste em um relato de experiência, construído através de revisão bibliográfica, planejamento participativo e vivências com o conteúdo jogo com foco na ressignificação de jogos eletrônicos. As vivências foram realizadas com os estudantes nos anos finais do ensino fundamental. Finalizadas as atividades, foi realizada avaliação formativa, através de roda de conversa com os envolvidos. Observou-se a relevância do jogo para tornar a prática mais atrativa e prazerosa para os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo através de atividades que também tinham como finalidade a promoção da saúde e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sociais. Também foi notória a boa assimilação do conteúdo, através da análise dos comentários verbalizados no debate final sobre o conteúdo e a atividade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3844Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23202525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3844/2416Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Andresa Amorim deSilveira, Jean-Pierre Martins Carneiro da2024-04-28T01:10:18Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3844Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:10:18Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
title TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
spellingShingle TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
Lima, Andresa Amorim de
Ressignificação
Jogos Eletrônicos
Educação Física
Experiência
title_short TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
title_full TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
title_fullStr TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
title_full_unstemmed TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
title_sort TRANSPONDO JOGOS ELETRÔNICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Transposing electronic games for School Physical Education classes: an experience report
author Lima, Andresa Amorim de
author_facet Lima, Andresa Amorim de
Silveira, Jean-Pierre Martins Carneiro da
author_role author
author2 Silveira, Jean-Pierre Martins Carneiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andresa Amorim de
Silveira, Jean-Pierre Martins Carneiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ressignificação
Jogos Eletrônicos
Educação Física
Experiência
topic Ressignificação
Jogos Eletrônicos
Educação Física
Experiência
description O presente trabalho tem como objetivo disseminar uma experimentação pedagógica referente à ressignificação de jogos eletrônicos em aulas de Educação Física escolar. É um estudo qualitativo e consiste em um relato de experiência, construído através de revisão bibliográfica, planejamento participativo e vivências com o conteúdo jogo com foco na ressignificação de jogos eletrônicos. As vivências foram realizadas com os estudantes nos anos finais do ensino fundamental. Finalizadas as atividades, foi realizada avaliação formativa, através de roda de conversa com os envolvidos. Observou-se a relevância do jogo para tornar a prática mais atrativa e prazerosa para os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo através de atividades que também tinham como finalidade a promoção da saúde e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sociais. Também foi notória a boa assimilação do conteúdo, através da análise dos comentários verbalizados no debate final sobre o conteúdo e a atividade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3844
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3844/2416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2320
2525-5916
10.33025/tefe.v8i
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178931326976