OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019 |
Resumo: | A partir de 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, tornou-se obrigatório a implementação de conteúdos seguindo recomendação do documento. Nesse contexto, os esportes de rede e parede se apresentam como um dos objetos de conhecimento previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vista a isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre uma possibilidade de prática pedagógica com os esportes de rede e parede em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa aconteceu em uma escola-campo no município de Fortaleza-Ce durante as aulas de Educação Física que ocorreram no contexto das regências do Programa de Residência Pedagógica. Com base no processo vivenciado, foi possível avaliar que os estudantes conseguiram compreender os elementos comuns aos esportes e criar estratégias individuais. |
id |
CP2-1_bb02049b517308dd9f5820580cc3d15d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3019 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte.A partir de 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, tornou-se obrigatório a implementação de conteúdos seguindo recomendação do documento. Nesse contexto, os esportes de rede e parede se apresentam como um dos objetos de conhecimento previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vista a isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre uma possibilidade de prática pedagógica com os esportes de rede e parede em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa aconteceu em uma escola-campo no município de Fortaleza-Ce durante as aulas de Educação Física que ocorreram no contexto das regências do Programa de Residência Pedagógica. Com base no processo vivenciado, foi possível avaliar que os estudantes conseguiram compreender os elementos comuns aos esportes e criar estratégias individuais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 2 (2021): PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESPORTES NÃO-TRADICIONAIS; 115-1272525-591610.33025/tefe.v6i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019/pdf_34Lima, David ToméFranco, Bianca SilvaMarques Filho, José Messias VieiraLima, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-14T17:29:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3019Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-03-14T17:29:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lima, David Tomé Educação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte. |
title_short |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Lima, David Tomé |
author_facet |
Lima, David Tomé Franco, Bianca Silva Marques Filho, José Messias Vieira Lima, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Bianca Silva Marques Filho, José Messias Vieira Lima, Vanessa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, David Tomé Franco, Bianca Silva Marques Filho, José Messias Vieira Lima, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte. |
topic |
Educação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte. |
description |
A partir de 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, tornou-se obrigatório a implementação de conteúdos seguindo recomendação do documento. Nesse contexto, os esportes de rede e parede se apresentam como um dos objetos de conhecimento previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vista a isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre uma possibilidade de prática pedagógica com os esportes de rede e parede em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa aconteceu em uma escola-campo no município de Fortaleza-Ce durante as aulas de Educação Física que ocorreram no contexto das regências do Programa de Residência Pedagógica. Com base no processo vivenciado, foi possível avaliar que os estudantes conseguiram compreender os elementos comuns aos esportes e criar estratégias individuais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019/pdf_34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 2 (2021): PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESPORTES NÃO-TRADICIONAIS; 115-127 2525-5916 10.33025/tefe.v6i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178544402432 |