OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, David Tomé
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Franco, Bianca Silva, Marques Filho, José Messias Vieira, Lima, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019
Resumo: A partir de 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, tornou-se obrigatório a implementação de conteúdos seguindo recomendação do documento. Nesse contexto, os esportes de rede e parede se apresentam como um dos objetos de conhecimento previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vista a isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre uma possibilidade de prática pedagógica com os esportes de rede e parede em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa aconteceu em uma escola-campo no município de Fortaleza-Ce durante as aulas de Educação Física que ocorreram no contexto das regências do Programa de Residência Pedagógica. Com base no processo vivenciado, foi possível avaliar que os estudantes conseguiram compreender os elementos comuns aos esportes e criar estratégias individuais.
id CP2-1_bb02049b517308dd9f5820580cc3d15d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3019
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte.A partir de 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, tornou-se obrigatório a implementação de conteúdos seguindo recomendação do documento. Nesse contexto, os esportes de rede e parede se apresentam como um dos objetos de conhecimento previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vista a isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre uma possibilidade de prática pedagógica com os esportes de rede e parede em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa aconteceu em uma escola-campo no município de Fortaleza-Ce durante as aulas de Educação Física que ocorreram no contexto das regências do Programa de Residência Pedagógica. Com base no processo vivenciado, foi possível avaliar que os estudantes conseguiram compreender os elementos comuns aos esportes e criar estratégias individuais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 2 (2021): PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESPORTES NÃO-TRADICIONAIS; 115-1272525-591610.33025/tefe.v6i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019/pdf_34Lima, David ToméFranco, Bianca SilvaMarques Filho, José Messias VieiraLima, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-14T17:29:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3019Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-03-14T17:29:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lima, David Tomé
Educação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte.
title_short OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort OS ESPORTES DE REDE E PAREDE NA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Lima, David Tomé
author_facet Lima, David Tomé
Franco, Bianca Silva
Marques Filho, José Messias Vieira
Lima, Vanessa
author_role author
author2 Franco, Bianca Silva
Marques Filho, José Messias Vieira
Lima, Vanessa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, David Tomé
Franco, Bianca Silva
Marques Filho, José Messias Vieira
Lima, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte.
topic Educação Física. Esportes de rede/parede. Pedagogia do Esporte.
description A partir de 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, tornou-se obrigatório a implementação de conteúdos seguindo recomendação do documento. Nesse contexto, os esportes de rede e parede se apresentam como um dos objetos de conhecimento previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vista a isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre uma possibilidade de prática pedagógica com os esportes de rede e parede em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta pesquisa aconteceu em uma escola-campo no município de Fortaleza-Ce durante as aulas de Educação Física que ocorreram no contexto das regências do Programa de Residência Pedagógica. Com base no processo vivenciado, foi possível avaliar que os estudantes conseguiram compreender os elementos comuns aos esportes e criar estratégias individuais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3019/pdf_34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 2 (2021): PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESPORTES NÃO-TRADICIONAIS; 115-127
2525-5916
10.33025/tefe.v6i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178544402432