SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408 |
Resumo: | O presente estudo traz uma reflexão sobre as práticas das metodologias ativas de aprendizagem. Discorre sobre as expectativas de ensino em saúde a partir da simulação, como metodologia ativa. O objetivo será contribuir para prática docente do ensino em saúde sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem, as simulações realísticas, como estratégia no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada para o estudo foi a revisão integrativa, ferramenta metodológica que oferece a possibilidade de reunir e sintetizar resultados de estudos publicados sobre a temática, a prática baseada em evidências. Pensar pedagogicamente no ensino da saúde presume-se em ações complexas e dinâmicas, processo contínuo fundamentado no conhecimento e na experiência, que, não se limita ao conteúdo dos livros, mas, na relação entre teoria e prática. Acredita-se que as considerações e reflexões vinculadas na pesquisa sejam relevantes, trazendo perspectivas de aprendizagem e contribuição para o ensino de qualidade, incorporando novas tecnologias e métodos na prática do ensino. |
id |
CP2-1_bb649ec79bc3e2dab611ddcb3e016730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2408 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEducação. Metodologia Ativa. SimulaçãoO presente estudo traz uma reflexão sobre as práticas das metodologias ativas de aprendizagem. Discorre sobre as expectativas de ensino em saúde a partir da simulação, como metodologia ativa. O objetivo será contribuir para prática docente do ensino em saúde sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem, as simulações realísticas, como estratégia no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada para o estudo foi a revisão integrativa, ferramenta metodológica que oferece a possibilidade de reunir e sintetizar resultados de estudos publicados sobre a temática, a prática baseada em evidências. Pensar pedagogicamente no ensino da saúde presume-se em ações complexas e dinâmicas, processo contínuo fundamentado no conhecimento e na experiência, que, não se limita ao conteúdo dos livros, mas, na relação entre teoria e prática. Acredita-se que as considerações e reflexões vinculadas na pesquisa sejam relevantes, trazendo perspectivas de aprendizagem e contribuição para o ensino de qualidade, incorporando novas tecnologias e métodos na prática do ensino.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 2-92525-28792525-287910.33025/ceb.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408/1611de Souza, Ana Maria Chavão Brito LombardiNardini, Carolina de Oliveirade Souza, Geraldo José Lombardida Silva, Ilda Cecília MoraesLoureiro, Lucrécia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:17:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2408Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:17:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi Educação. Metodologia Ativa. Simulação |
title_short |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi |
author_facet |
de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi Nardini, Carolina de Oliveira de Souza, Geraldo José Lombardi da Silva, Ilda Cecília Moraes Loureiro, Lucrécia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Nardini, Carolina de Oliveira de Souza, Geraldo José Lombardi da Silva, Ilda Cecília Moraes Loureiro, Lucrécia Helena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi Nardini, Carolina de Oliveira de Souza, Geraldo José Lombardi da Silva, Ilda Cecília Moraes Loureiro, Lucrécia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Metodologia Ativa. Simulação |
topic |
Educação. Metodologia Ativa. Simulação |
description |
O presente estudo traz uma reflexão sobre as práticas das metodologias ativas de aprendizagem. Discorre sobre as expectativas de ensino em saúde a partir da simulação, como metodologia ativa. O objetivo será contribuir para prática docente do ensino em saúde sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem, as simulações realísticas, como estratégia no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada para o estudo foi a revisão integrativa, ferramenta metodológica que oferece a possibilidade de reunir e sintetizar resultados de estudos publicados sobre a temática, a prática baseada em evidências. Pensar pedagogicamente no ensino da saúde presume-se em ações complexas e dinâmicas, processo contínuo fundamentado no conhecimento e na experiência, que, não se limita ao conteúdo dos livros, mas, na relação entre teoria e prática. Acredita-se que as considerações e reflexões vinculadas na pesquisa sejam relevantes, trazendo perspectivas de aprendizagem e contribuição para o ensino de qualidade, incorporando novas tecnologias e métodos na prática do ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408/1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 2-9 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180211638272 |