SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nardini, Carolina de Oliveira, de Souza, Geraldo José Lombardi, da Silva, Ilda Cecília Moraes, Loureiro, Lucrécia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408
Resumo: O presente estudo traz uma reflexão sobre as práticas das metodologias ativas de aprendizagem. Discorre sobre as expectativas de ensino em saúde a partir da simulação, como metodologia ativa. O objetivo será contribuir para prática docente do ensino em saúde sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem, as simulações realísticas, como estratégia no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada para o estudo foi a revisão integrativa, ferramenta metodológica que oferece a possibilidade de reunir e sintetizar resultados de estudos publicados sobre a temática, a prática baseada em evidências. Pensar pedagogicamente no ensino da saúde presume-se em ações complexas e dinâmicas, processo contínuo fundamentado no conhecimento e na experiência, que, não se limita ao conteúdo dos livros, mas, na relação entre teoria e prática. Acredita-se que as considerações e reflexões vinculadas na pesquisa sejam relevantes, trazendo perspectivas de aprendizagem e contribuição para o ensino de qualidade, incorporando novas tecnologias e métodos na prática do ensino.
id CP2-1_bb649ec79bc3e2dab611ddcb3e016730
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2408
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEducação. Metodologia Ativa. SimulaçãoO presente estudo traz uma reflexão sobre as práticas das metodologias ativas de aprendizagem. Discorre sobre as expectativas de ensino em saúde a partir da simulação, como metodologia ativa. O objetivo será contribuir para prática docente do ensino em saúde sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem, as simulações realísticas, como estratégia no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada para o estudo foi a revisão integrativa, ferramenta metodológica que oferece a possibilidade de reunir e sintetizar resultados de estudos publicados sobre a temática, a prática baseada em evidências. Pensar pedagogicamente no ensino da saúde presume-se em ações complexas e dinâmicas, processo contínuo fundamentado no conhecimento e na experiência, que, não se limita ao conteúdo dos livros, mas, na relação entre teoria e prática. Acredita-se que as considerações e reflexões vinculadas na pesquisa sejam relevantes, trazendo perspectivas de aprendizagem e contribuição para o ensino de qualidade, incorporando novas tecnologias e métodos na prática do ensino.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 2-92525-28792525-287910.33025/ceb.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408/1611de Souza, Ana Maria Chavão Brito LombardiNardini, Carolina de Oliveirade Souza, Geraldo José Lombardida Silva, Ilda Cecília MoraesLoureiro, Lucrécia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:17:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2408Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:17:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi
Educação. Metodologia Ativa. Simulação
title_short SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO MÉTODO ATIVO DO APRENDER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi
author_facet de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi
Nardini, Carolina de Oliveira
de Souza, Geraldo José Lombardi
da Silva, Ilda Cecília Moraes
Loureiro, Lucrécia Helena
author_role author
author2 Nardini, Carolina de Oliveira
de Souza, Geraldo José Lombardi
da Silva, Ilda Cecília Moraes
Loureiro, Lucrécia Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Ana Maria Chavão Brito Lombardi
Nardini, Carolina de Oliveira
de Souza, Geraldo José Lombardi
da Silva, Ilda Cecília Moraes
Loureiro, Lucrécia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Metodologia Ativa. Simulação
topic Educação. Metodologia Ativa. Simulação
description O presente estudo traz uma reflexão sobre as práticas das metodologias ativas de aprendizagem. Discorre sobre as expectativas de ensino em saúde a partir da simulação, como metodologia ativa. O objetivo será contribuir para prática docente do ensino em saúde sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem, as simulações realísticas, como estratégia no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada para o estudo foi a revisão integrativa, ferramenta metodológica que oferece a possibilidade de reunir e sintetizar resultados de estudos publicados sobre a temática, a prática baseada em evidências. Pensar pedagogicamente no ensino da saúde presume-se em ações complexas e dinâmicas, processo contínuo fundamentado no conhecimento e na experiência, que, não se limita ao conteúdo dos livros, mas, na relação entre teoria e prática. Acredita-se que as considerações e reflexões vinculadas na pesquisa sejam relevantes, trazendo perspectivas de aprendizagem e contribuição para o ensino de qualidade, incorporando novas tecnologias e métodos na prática do ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2408/1611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 1 (2019): 2019; 2-9
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180211638272