ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134
Resumo: O presente artigo busca refletir a respeito dos processos de ensinoaprendizagem da disciplina História, que acontecem em aulas que se dão fora da sala de aula, fora da escola. Para articular tal reflexão, mobilizamos o conceito de direito à cidade, apresentado pelo geógrafo David Harvey, o conceito de cultura histórica trazido pelo historiador Fernando Sánchez Marcos e o conceito de escola perambulante criado pela educadora Nivea Andrade. Buscamos refletir sobre como a cidade se constituiu historicamente e como o espaço urbano é criado e ocupado; assim como a tessitura da relação de criação e recriação do passado pela sociedade e um projeto de escola presente, ativo e criativo que ocupe a cidade. A escola perambulante emerge aqui como uma potência que manifesta um projeto de educação democrático e engajada na escritura de outras narrativas do passado.
id CP2-1_be9d562e16f0cd82245ec7f98226ac7d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3134
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISOCidadepertencimentoescola perambulante.O presente artigo busca refletir a respeito dos processos de ensinoaprendizagem da disciplina História, que acontecem em aulas que se dão fora da sala de aula, fora da escola. Para articular tal reflexão, mobilizamos o conceito de direito à cidade, apresentado pelo geógrafo David Harvey, o conceito de cultura histórica trazido pelo historiador Fernando Sánchez Marcos e o conceito de escola perambulante criado pela educadora Nivea Andrade. Buscamos refletir sobre como a cidade se constituiu historicamente e como o espaço urbano é criado e ocupado; assim como a tessitura da relação de criação e recriação do passado pela sociedade e um projeto de escola presente, ativo e criativo que ocupe a cidade. A escola perambulante emerge aqui como uma potência que manifesta um projeto de educação democrático e engajada na escritura de outras narrativas do passado.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134Revista Encontros; Vol. 17 No. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-38Revista Encontros; v. 17 n. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-382447-61961807-3867reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134/1941Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-22T13:44:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3134Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-22T13:44:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
title ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
spellingShingle ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral
Cidade
pertencimento
escola perambulante.
title_short ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
title_full ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
title_fullStr ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
title_full_unstemmed ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
title_sort ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
author Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral
author_facet Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade
pertencimento
escola perambulante.
topic Cidade
pertencimento
escola perambulante.
description O presente artigo busca refletir a respeito dos processos de ensinoaprendizagem da disciplina História, que acontecem em aulas que se dão fora da sala de aula, fora da escola. Para articular tal reflexão, mobilizamos o conceito de direito à cidade, apresentado pelo geógrafo David Harvey, o conceito de cultura histórica trazido pelo historiador Fernando Sánchez Marcos e o conceito de escola perambulante criado pela educadora Nivea Andrade. Buscamos refletir sobre como a cidade se constituiu historicamente e como o espaço urbano é criado e ocupado; assim como a tessitura da relação de criação e recriação do passado pela sociedade e um projeto de escola presente, ativo e criativo que ocupe a cidade. A escola perambulante emerge aqui como uma potência que manifesta um projeto de educação democrático e engajada na escritura de outras narrativas do passado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134/1941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista Encontros; Vol. 17 No. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-38
Revista Encontros; v. 17 n. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-38
2447-6196
1807-3867
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179768090624