ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir a respeito dos processos de ensinoaprendizagem da disciplina História, que acontecem em aulas que se dão fora da sala de aula, fora da escola. Para articular tal reflexão, mobilizamos o conceito de direito à cidade, apresentado pelo geógrafo David Harvey, o conceito de cultura histórica trazido pelo historiador Fernando Sánchez Marcos e o conceito de escola perambulante criado pela educadora Nivea Andrade. Buscamos refletir sobre como a cidade se constituiu historicamente e como o espaço urbano é criado e ocupado; assim como a tessitura da relação de criação e recriação do passado pela sociedade e um projeto de escola presente, ativo e criativo que ocupe a cidade. A escola perambulante emerge aqui como uma potência que manifesta um projeto de educação democrático e engajada na escritura de outras narrativas do passado. |
id |
CP2-1_be9d562e16f0cd82245ec7f98226ac7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3134 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISOCidadepertencimentoescola perambulante.O presente artigo busca refletir a respeito dos processos de ensinoaprendizagem da disciplina História, que acontecem em aulas que se dão fora da sala de aula, fora da escola. Para articular tal reflexão, mobilizamos o conceito de direito à cidade, apresentado pelo geógrafo David Harvey, o conceito de cultura histórica trazido pelo historiador Fernando Sánchez Marcos e o conceito de escola perambulante criado pela educadora Nivea Andrade. Buscamos refletir sobre como a cidade se constituiu historicamente e como o espaço urbano é criado e ocupado; assim como a tessitura da relação de criação e recriação do passado pela sociedade e um projeto de escola presente, ativo e criativo que ocupe a cidade. A escola perambulante emerge aqui como uma potência que manifesta um projeto de educação democrático e engajada na escritura de outras narrativas do passado.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134Revista Encontros; Vol. 17 No. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-38Revista Encontros; v. 17 n. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-382447-61961807-3867reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134/1941Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-22T13:44:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3134Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-22T13:44:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO |
title |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO |
spellingShingle |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral Cidade pertencimento escola perambulante. |
title_short |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO |
title_full |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO |
title_fullStr |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO |
title_sort |
ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITO À CIDADE: PERAMBULAR É PRECISO |
author |
Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral |
author_facet |
Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire de Carvalho, Júlia Gurgel do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade pertencimento escola perambulante. |
topic |
Cidade pertencimento escola perambulante. |
description |
O presente artigo busca refletir a respeito dos processos de ensinoaprendizagem da disciplina História, que acontecem em aulas que se dão fora da sala de aula, fora da escola. Para articular tal reflexão, mobilizamos o conceito de direito à cidade, apresentado pelo geógrafo David Harvey, o conceito de cultura histórica trazido pelo historiador Fernando Sánchez Marcos e o conceito de escola perambulante criado pela educadora Nivea Andrade. Buscamos refletir sobre como a cidade se constituiu historicamente e como o espaço urbano é criado e ocupado; assim como a tessitura da relação de criação e recriação do passado pela sociedade e um projeto de escola presente, ativo e criativo que ocupe a cidade. A escola perambulante emerge aqui como uma potência que manifesta um projeto de educação democrático e engajada na escritura de outras narrativas do passado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3134/1941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Encontros; Vol. 17 No. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-38 Revista Encontros; v. 17 n. 33 (2019): REVISTA ENCONTROS; 17-38 2447-6196 1807-3867 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179768090624 |