Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1955 |
Resumo: | Esse texto centra-se no debate acerca do ensinoaprendizagemde música na escola de Educação Básica. Desenvolvo, no decorrer do artigo, o diálogo entre as abordagens político-epistemológicas do campo da educação antirracista e da Educação Musical, com vias de propor interações e perspectivas para a Educação Básica. De caráter subjetivista, o artigo utiliza conceitos interétnicos para debater as questões da inferioridade, do silenciamento e da não inserção ou equivocada pedagogização dos saberes e conhecimentos advindos das culturas musicais afro-brasileiras nos cotidianos da sala de aula. |
id |
CP2-1_c2ecba2f327c7bac5a89b661292ea96c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1955 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação BásicaEducação MusicalEducação AntirracistaInterculturalidade.Esse texto centra-se no debate acerca do ensinoaprendizagemde música na escola de Educação Básica. Desenvolvo, no decorrer do artigo, o diálogo entre as abordagens político-epistemológicas do campo da educação antirracista e da Educação Musical, com vias de propor interações e perspectivas para a Educação Básica. De caráter subjetivista, o artigo utiliza conceitos interétnicos para debater as questões da inferioridade, do silenciamento e da não inserção ou equivocada pedagogização dos saberes e conhecimentos advindos das culturas musicais afro-brasileiras nos cotidianos da sala de aula.Colégio Pedro II2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1955Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 6 n. 10 (2018): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 54-742594407X2236121910.33025/irdemcp2.v6i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1955/1363Batista, Leonardo Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-06T19:47:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1955Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-06T19:47:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica |
title |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica |
spellingShingle |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica Batista, Leonardo Moraes Educação Musical Educação Antirracista Interculturalidade. |
title_short |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica |
title_full |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica |
title_fullStr |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica |
title_sort |
Educação Antirracista e Educação Musical: interações e perspectivas para a Educação Básica |
author |
Batista, Leonardo Moraes |
author_facet |
Batista, Leonardo Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Leonardo Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Educação Antirracista Interculturalidade. |
topic |
Educação Musical Educação Antirracista Interculturalidade. |
description |
Esse texto centra-se no debate acerca do ensinoaprendizagemde música na escola de Educação Básica. Desenvolvo, no decorrer do artigo, o diálogo entre as abordagens político-epistemológicas do campo da educação antirracista e da Educação Musical, com vias de propor interações e perspectivas para a Educação Básica. De caráter subjetivista, o artigo utiliza conceitos interétnicos para debater as questões da inferioridade, do silenciamento e da não inserção ou equivocada pedagogização dos saberes e conhecimentos advindos das culturas musicais afro-brasileiras nos cotidianos da sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1955 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1955/1363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 6 n. 10 (2018): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 54-74 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v6i10 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181459443712 |