LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/709 |
Resumo: | O texto busca evidenciar, através de relatos da rotina pedagógica de duas instituições educacionais, as resistências à inserção dos conteúdos preconizados pela Lei nº10.639/2003, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. A partir de pesquisas dedicadas aos estudos sobre o ideal de branqueamento, branquitude e mestiçagem brasileira, é possível verificar o medo da perda de privilégios e, portanto, uma das maiores causas da resistência à transformação da realidade curricular escolar, ainda excludente. |
id |
CP2-1_c590555f09b4618227511094f1069e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/709 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola?Relações Étnico-raciaisPrivilégiosEducaçãoLDBO texto busca evidenciar, através de relatos da rotina pedagógica de duas instituições educacionais, as resistências à inserção dos conteúdos preconizados pela Lei nº10.639/2003, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. A partir de pesquisas dedicadas aos estudos sobre o ideal de branqueamento, branquitude e mestiçagem brasileira, é possível verificar o medo da perda de privilégios e, portanto, uma das maiores causas da resistência à transformação da realidade curricular escolar, ainda excludente.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/709Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 67-792525-28792525-287910.33025/ceb.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/709/618Pio, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:06:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/709Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:06:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? |
title |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? |
spellingShingle |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? Pio, Alessandra Relações Étnico-raciais Privilégios Educação LDB |
title_short |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? |
title_full |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? |
title_fullStr |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? |
title_full_unstemmed |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? |
title_sort |
LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola? |
author |
Pio, Alessandra |
author_facet |
Pio, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pio, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Étnico-raciais Privilégios Educação LDB |
topic |
Relações Étnico-raciais Privilégios Educação LDB |
description |
O texto busca evidenciar, através de relatos da rotina pedagógica de duas instituições educacionais, as resistências à inserção dos conteúdos preconizados pela Lei nº10.639/2003, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. A partir de pesquisas dedicadas aos estudos sobre o ideal de branqueamento, branquitude e mestiçagem brasileira, é possível verificar o medo da perda de privilégios e, portanto, uma das maiores causas da resistência à transformação da realidade curricular escolar, ainda excludente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/709 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/709/618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 1: Caminhos Interdisciplinares; 67-79 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180139286528 |