Raciocínio geográfico, Base Nacional Comum Curricular e docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Roberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3828
Resumo: O presente artigo busca problematizar o raciocínio geográfico a partir do lugar que este conceito ocupa na consolidação das atuais políticas de educação. Ao se distanciar dos debates relacionados às teorias geográficas, a argumentação se baseou em analisar o contexto histórico e a conjuntura política de produção das atuais políticas, os discursos envolvidos nesses processos e as relações entre o raciocínio geográfico, Base Nacional Comum Curricular e docência. Esse exercício teve por objetivo buscar compreender o contexto da emergência do conceito como central na proposta de Geografia no texto do currículo nacional. O que está em questão, neste texto, é o lugar que o raciocínio geográfico ocupa no projeto de sociedade ao qual se vinculam as atuais propostas de políticas educacionais. Tal exercício analítico revelou que não apenas a emergência do raciocínio geográfico como uma novidade curricular, mas a sua capilaridade nos meios acadêmicos tem desdobramentos que incidem sobre a conformação e identidade docente, e da formação do professor e da professora de Geografia.
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