HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foganholi, Claudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Julio Cesar da, Fernandes, Pedro Borges, Vaz, Paulo Vieira dos Santos, Silva, Moisés Teixeira da, Correa, Ingrid Lourenço de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento de jogos, danças e brincadeiras de origem e influências africanas, afro-brasileiras e indígenas. O relato está baseado em registros sistemáticos dos encontros realizados entre estudantes, educadores e membros da comunidade externa à universidade para as vivências de três manifestações culturais: o Cacuriá, uma dança maranhense, os jogos indígenas Kalapalo e a Roda de Samba. Nestes encontros foi possível realizar o diálogo sobre parte da riqueza histórica e cultural destes povos que nos possibilitam o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial da sociedade brasileira e sobre as possibilidades de inserção desta temática nas aulas de Educação Física.
id CP2-1_c9fa18ec0db7207824f31c47df220fcb
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2435
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃOEducação Física escolarCacuriáJogos IndígenasSambaRelações Étnico-Raciais.Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento de jogos, danças e brincadeiras de origem e influências africanas, afro-brasileiras e indígenas. O relato está baseado em registros sistemáticos dos encontros realizados entre estudantes, educadores e membros da comunidade externa à universidade para as vivências de três manifestações culturais: o Cacuriá, uma dança maranhense, os jogos indígenas Kalapalo e a Roda de Samba. Nestes encontros foi possível realizar o diálogo sobre parte da riqueza histórica e cultural destes povos que nos possibilitam o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial da sociedade brasileira e sobre as possibilidades de inserção desta temática nas aulas de Educação Física.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 196-2112525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435/1630Foganholi, ClaudiaSilva, Julio Cesar daFernandes, Pedro BorgesVaz, Paulo Vieira dos SantosSilva, Moisés Teixeira daCorrea, Ingrid Lourenço de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:38:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2435Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:38:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
spellingShingle HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Foganholi, Claudia
Educação Física escolar
Cacuriá
Jogos Indígenas
Samba
Relações Étnico-Raciais.
title_short HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_full HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_fullStr HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_full_unstemmed HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
title_sort HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
author Foganholi, Claudia
author_facet Foganholi, Claudia
Silva, Julio Cesar da
Fernandes, Pedro Borges
Vaz, Paulo Vieira dos Santos
Silva, Moisés Teixeira da
Correa, Ingrid Lourenço de Amorim
author_role author
author2 Silva, Julio Cesar da
Fernandes, Pedro Borges
Vaz, Paulo Vieira dos Santos
Silva, Moisés Teixeira da
Correa, Ingrid Lourenço de Amorim
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foganholi, Claudia
Silva, Julio Cesar da
Fernandes, Pedro Borges
Vaz, Paulo Vieira dos Santos
Silva, Moisés Teixeira da
Correa, Ingrid Lourenço de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Cacuriá
Jogos Indígenas
Samba
Relações Étnico-Raciais.
topic Educação Física escolar
Cacuriá
Jogos Indígenas
Samba
Relações Étnico-Raciais.
description Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento de jogos, danças e brincadeiras de origem e influências africanas, afro-brasileiras e indígenas. O relato está baseado em registros sistemáticos dos encontros realizados entre estudantes, educadores e membros da comunidade externa à universidade para as vivências de três manifestações culturais: o Cacuriá, uma dança maranhense, os jogos indígenas Kalapalo e a Roda de Samba. Nestes encontros foi possível realizar o diálogo sobre parte da riqueza histórica e cultural destes povos que nos possibilitam o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial da sociedade brasileira e sobre as possibilidades de inserção desta temática nas aulas de Educação Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435/1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 196-211
2525-5916
10.33025/tefe.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178516090880