HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento de jogos, danças e brincadeiras de origem e influências africanas, afro-brasileiras e indígenas. O relato está baseado em registros sistemáticos dos encontros realizados entre estudantes, educadores e membros da comunidade externa à universidade para as vivências de três manifestações culturais: o Cacuriá, uma dança maranhense, os jogos indígenas Kalapalo e a Roda de Samba. Nestes encontros foi possível realizar o diálogo sobre parte da riqueza histórica e cultural destes povos que nos possibilitam o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial da sociedade brasileira e sobre as possibilidades de inserção desta temática nas aulas de Educação Física. |
id |
CP2-1_c9fa18ec0db7207824f31c47df220fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2435 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃOEducação Física escolarCacuriáJogos IndígenasSambaRelações Étnico-Raciais.Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento de jogos, danças e brincadeiras de origem e influências africanas, afro-brasileiras e indígenas. O relato está baseado em registros sistemáticos dos encontros realizados entre estudantes, educadores e membros da comunidade externa à universidade para as vivências de três manifestações culturais: o Cacuriá, uma dança maranhense, os jogos indígenas Kalapalo e a Roda de Samba. Nestes encontros foi possível realizar o diálogo sobre parte da riqueza histórica e cultural destes povos que nos possibilitam o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial da sociedade brasileira e sobre as possibilidades de inserção desta temática nas aulas de Educação Física.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 196-2112525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435/1630Foganholi, ClaudiaSilva, Julio Cesar daFernandes, Pedro BorgesVaz, Paulo Vieira dos SantosSilva, Moisés Teixeira daCorrea, Ingrid Lourenço de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:38:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2435Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:38:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
title |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
spellingShingle |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO Foganholi, Claudia Educação Física escolar Cacuriá Jogos Indígenas Samba Relações Étnico-Raciais. |
title_short |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
title_full |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
title_fullStr |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
title_sort |
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DOS ENCONTROS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO |
author |
Foganholi, Claudia |
author_facet |
Foganholi, Claudia Silva, Julio Cesar da Fernandes, Pedro Borges Vaz, Paulo Vieira dos Santos Silva, Moisés Teixeira da Correa, Ingrid Lourenço de Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Julio Cesar da Fernandes, Pedro Borges Vaz, Paulo Vieira dos Santos Silva, Moisés Teixeira da Correa, Ingrid Lourenço de Amorim |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foganholi, Claudia Silva, Julio Cesar da Fernandes, Pedro Borges Vaz, Paulo Vieira dos Santos Silva, Moisés Teixeira da Correa, Ingrid Lourenço de Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Cacuriá Jogos Indígenas Samba Relações Étnico-Raciais. |
topic |
Educação Física escolar Cacuriá Jogos Indígenas Samba Relações Étnico-Raciais. |
description |
Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de um Projeto de Extensão realizado no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense que buscou proporcionar o conhecimento de jogos, danças e brincadeiras de origem e influências africanas, afro-brasileiras e indígenas. O relato está baseado em registros sistemáticos dos encontros realizados entre estudantes, educadores e membros da comunidade externa à universidade para as vivências de três manifestações culturais: o Cacuriá, uma dança maranhense, os jogos indígenas Kalapalo e a Roda de Samba. Nestes encontros foi possível realizar o diálogo sobre parte da riqueza histórica e cultural destes povos que nos possibilitam o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial da sociedade brasileira e sobre as possibilidades de inserção desta temática nas aulas de Educação Física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2435/1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 196-211 2525-5916 10.33025/tefe.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178516090880 |