PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leilane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moura, Vera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152
Resumo: Este texto apresenta reflexões acerca dos trabalhos com projetos na Educação Infantil a partir de uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo (CREIR). Com o objetivo de validar teoricamente a opção pela metodologia da Pedagogia de Projetos como forma de organização do trabalho pedagógico com crianças pequenas, abordamos especialmente autores que se dedicam aos estudos da temática (Hernandez, 1998; Barbosa e Horn, 2008; Rinaldi, 1999; Corsino, 2009). No diálogo entre a teoria e a prática apresentada, buscamos realçar uma proposta de trabalho, cuja organização pedagógica assume um lugar em função das necessidades de aprendizagem das crianças, da curiosidade e dos desejos infantis. A descrição detalhada e cuidadosa das experiências relatadas, teve como objetivo destacar as interações e as brincadeiras como fio condutor das propostas e das temáticas que costuraram o projeto. Buscamos, propositalmente, enfatizar que o projeto aqui descrito, não teve como finalidade atender a uma lógica conteudista e sim de valorizar as experiências infantis, as estratégias metodológicas e as ações pensadas para enriquecer e ampliar o repertório cultural e proporcionar vivências significativas para as crianças no cotidiano escolar. Para tal, procuramos evidenciar a riqueza e a complexidade da construção do currículo na educação infantil como algo vivo, inovador e emergente das experiências dos sujeitos envolvidos na proposta.
id CP2-1_cbaa14d6662f6e20af7ca88700491908
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1152
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTILEducação InfantilPrática PedagógicaCurrículoEste texto apresenta reflexões acerca dos trabalhos com projetos na Educação Infantil a partir de uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo (CREIR). Com o objetivo de validar teoricamente a opção pela metodologia da Pedagogia de Projetos como forma de organização do trabalho pedagógico com crianças pequenas, abordamos especialmente autores que se dedicam aos estudos da temática (Hernandez, 1998; Barbosa e Horn, 2008; Rinaldi, 1999; Corsino, 2009). No diálogo entre a teoria e a prática apresentada, buscamos realçar uma proposta de trabalho, cuja organização pedagógica assume um lugar em função das necessidades de aprendizagem das crianças, da curiosidade e dos desejos infantis. A descrição detalhada e cuidadosa das experiências relatadas, teve como objetivo destacar as interações e as brincadeiras como fio condutor das propostas e das temáticas que costuraram o projeto. Buscamos, propositalmente, enfatizar que o projeto aqui descrito, não teve como finalidade atender a uma lógica conteudista e sim de valorizar as experiências infantis, as estratégias metodológicas e as ações pensadas para enriquecer e ampliar o repertório cultural e proporcionar vivências significativas para as crianças no cotidiano escolar. Para tal, procuramos evidenciar a riqueza e a complexidade da construção do currículo na educação infantil como algo vivo, inovador e emergente das experiências dos sujeitos envolvidos na proposta.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152/848Martins, LeilaneMoura, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T09:16:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1152Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-09-26T09:16:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
title PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
spellingShingle PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
Martins, Leilane
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Currículo
title_short PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
title_full PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
title_fullStr PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
title_full_unstemmed PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
title_sort PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
author Martins, Leilane
author_facet Martins, Leilane
Moura, Vera
author_role author
author2 Moura, Vera
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Leilane
Moura, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Prática Pedagógica
Currículo
topic Educação Infantil
Prática Pedagógica
Currículo
description Este texto apresenta reflexões acerca dos trabalhos com projetos na Educação Infantil a partir de uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo (CREIR). Com o objetivo de validar teoricamente a opção pela metodologia da Pedagogia de Projetos como forma de organização do trabalho pedagógico com crianças pequenas, abordamos especialmente autores que se dedicam aos estudos da temática (Hernandez, 1998; Barbosa e Horn, 2008; Rinaldi, 1999; Corsino, 2009). No diálogo entre a teoria e a prática apresentada, buscamos realçar uma proposta de trabalho, cuja organização pedagógica assume um lugar em função das necessidades de aprendizagem das crianças, da curiosidade e dos desejos infantis. A descrição detalhada e cuidadosa das experiências relatadas, teve como objetivo destacar as interações e as brincadeiras como fio condutor das propostas e das temáticas que costuraram o projeto. Buscamos, propositalmente, enfatizar que o projeto aqui descrito, não teve como finalidade atender a uma lógica conteudista e sim de valorizar as experiências infantis, as estratégias metodológicas e as ações pensadas para enriquecer e ampliar o repertório cultural e proporcionar vivências significativas para as crianças no cotidiano escolar. Para tal, procuramos evidenciar a riqueza e a complexidade da construção do currículo na educação infantil como algo vivo, inovador e emergente das experiências dos sujeitos envolvidos na proposta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152/848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177976074240