PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152 |
Resumo: | Este texto apresenta reflexões acerca dos trabalhos com projetos na Educação Infantil a partir de uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo (CREIR). Com o objetivo de validar teoricamente a opção pela metodologia da Pedagogia de Projetos como forma de organização do trabalho pedagógico com crianças pequenas, abordamos especialmente autores que se dedicam aos estudos da temática (Hernandez, 1998; Barbosa e Horn, 2008; Rinaldi, 1999; Corsino, 2009). No diálogo entre a teoria e a prática apresentada, buscamos realçar uma proposta de trabalho, cuja organização pedagógica assume um lugar em função das necessidades de aprendizagem das crianças, da curiosidade e dos desejos infantis. A descrição detalhada e cuidadosa das experiências relatadas, teve como objetivo destacar as interações e as brincadeiras como fio condutor das propostas e das temáticas que costuraram o projeto. Buscamos, propositalmente, enfatizar que o projeto aqui descrito, não teve como finalidade atender a uma lógica conteudista e sim de valorizar as experiências infantis, as estratégias metodológicas e as ações pensadas para enriquecer e ampliar o repertório cultural e proporcionar vivências significativas para as crianças no cotidiano escolar. Para tal, procuramos evidenciar a riqueza e a complexidade da construção do currículo na educação infantil como algo vivo, inovador e emergente das experiências dos sujeitos envolvidos na proposta. |
id |
CP2-1_cbaa14d6662f6e20af7ca88700491908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1152 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTILEducação InfantilPrática PedagógicaCurrículoEste texto apresenta reflexões acerca dos trabalhos com projetos na Educação Infantil a partir de uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo (CREIR). Com o objetivo de validar teoricamente a opção pela metodologia da Pedagogia de Projetos como forma de organização do trabalho pedagógico com crianças pequenas, abordamos especialmente autores que se dedicam aos estudos da temática (Hernandez, 1998; Barbosa e Horn, 2008; Rinaldi, 1999; Corsino, 2009). No diálogo entre a teoria e a prática apresentada, buscamos realçar uma proposta de trabalho, cuja organização pedagógica assume um lugar em função das necessidades de aprendizagem das crianças, da curiosidade e dos desejos infantis. A descrição detalhada e cuidadosa das experiências relatadas, teve como objetivo destacar as interações e as brincadeiras como fio condutor das propostas e das temáticas que costuraram o projeto. Buscamos, propositalmente, enfatizar que o projeto aqui descrito, não teve como finalidade atender a uma lógica conteudista e sim de valorizar as experiências infantis, as estratégias metodológicas e as ações pensadas para enriquecer e ampliar o repertório cultural e proporcionar vivências significativas para as crianças no cotidiano escolar. Para tal, procuramos evidenciar a riqueza e a complexidade da construção do currículo na educação infantil como algo vivo, inovador e emergente das experiências dos sujeitos envolvidos na proposta.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152/848Martins, LeilaneMoura, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T09:16:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1152Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-09-26T09:16:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL |
title |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL |
spellingShingle |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL Martins, Leilane Educação Infantil Prática Pedagógica Currículo |
title_short |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL |
title_full |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL |
title_fullStr |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL |
title_sort |
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ORIENTADA PELO DESEJO E PELA CURIOSIDADE INFANTIL |
author |
Martins, Leilane |
author_facet |
Martins, Leilane Moura, Vera |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Vera |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Leilane Moura, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Prática Pedagógica Currículo |
topic |
Educação Infantil Prática Pedagógica Currículo |
description |
Este texto apresenta reflexões acerca dos trabalhos com projetos na Educação Infantil a partir de uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo (CREIR). Com o objetivo de validar teoricamente a opção pela metodologia da Pedagogia de Projetos como forma de organização do trabalho pedagógico com crianças pequenas, abordamos especialmente autores que se dedicam aos estudos da temática (Hernandez, 1998; Barbosa e Horn, 2008; Rinaldi, 1999; Corsino, 2009). No diálogo entre a teoria e a prática apresentada, buscamos realçar uma proposta de trabalho, cuja organização pedagógica assume um lugar em função das necessidades de aprendizagem das crianças, da curiosidade e dos desejos infantis. A descrição detalhada e cuidadosa das experiências relatadas, teve como objetivo destacar as interações e as brincadeiras como fio condutor das propostas e das temáticas que costuraram o projeto. Buscamos, propositalmente, enfatizar que o projeto aqui descrito, não teve como finalidade atender a uma lógica conteudista e sim de valorizar as experiências infantis, as estratégias metodológicas e as ações pensadas para enriquecer e ampliar o repertório cultural e proporcionar vivências significativas para as crianças no cotidiano escolar. Para tal, procuramos evidenciar a riqueza e a complexidade da construção do currículo na educação infantil como algo vivo, inovador e emergente das experiências dos sujeitos envolvidos na proposta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1152/848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177976074240 |