MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410 |
Resumo: | O artigo relata como uma professora de Sociologia conseguiu dialogar com alunos do ensino médio considerados resistentes e indisciplinados. A mediação didática, entendida como autoria, consistiu em utilizar elementos do cotidiano escolar para pensar estruturas de poder. O conceito antropológico de cultura, previsto no currículo da educação básica, iluminou a observação das relações sociais na escola e despertou a possibilidade de constituição de um capital político capaz de interferir na instituição e transformar o conflito em caminho de descobertas de uma sociabilidade mais democrática.PALAVRAS-CHAVE: mediação didática; ensino de Sociologia; educação básica. |
id |
CP2-1_cc6c096cff7037113f9cc112000f22fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1410 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTORO artigo relata como uma professora de Sociologia conseguiu dialogar com alunos do ensino médio considerados resistentes e indisciplinados. A mediação didática, entendida como autoria, consistiu em utilizar elementos do cotidiano escolar para pensar estruturas de poder. O conceito antropológico de cultura, previsto no currículo da educação básica, iluminou a observação das relações sociais na escola e despertou a possibilidade de constituição de um capital político capaz de interferir na instituição e transformar o conflito em caminho de descobertas de uma sociabilidade mais democrática.PALAVRAS-CHAVE: mediação didática; ensino de Sociologia; educação básica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 14: Ensino de Sociologia e Pedagogias Urbanas; 66-761983-007610.33025/rps.v0i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410/1040Ferreira, Fátima Ivone de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-10T20:37:55Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1410Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-11-10T20:37:55Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR |
title |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira |
title_short |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR |
title_full |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR |
title_sort |
MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR |
author |
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira |
description |
O artigo relata como uma professora de Sociologia conseguiu dialogar com alunos do ensino médio considerados resistentes e indisciplinados. A mediação didática, entendida como autoria, consistiu em utilizar elementos do cotidiano escolar para pensar estruturas de poder. O conceito antropológico de cultura, previsto no currículo da educação básica, iluminou a observação das relações sociais na escola e despertou a possibilidade de constituição de um capital político capaz de interferir na instituição e transformar o conflito em caminho de descobertas de uma sociabilidade mais democrática.PALAVRAS-CHAVE: mediação didática; ensino de Sociologia; educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410/1040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 14: Ensino de Sociologia e Pedagogias Urbanas; 66-76 1983-0076 10.33025/rps.v0i14 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175813910528 |