MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410
Resumo: O artigo relata como uma professora de Sociologia conseguiu dialogar com alunos do ensino médio considerados resistentes e indisciplinados. A mediação didática, entendida como autoria, consistiu em utilizar elementos do cotidiano escolar para pensar estruturas de poder. O conceito antropológico de cultura, previsto no currículo da educação básica, iluminou a observação das relações sociais na escola e despertou a possibilidade de constituição de um capital político capaz de interferir na instituição e transformar o conflito em caminho de descobertas de uma sociabilidade mais democrática.PALAVRAS-CHAVE: mediação didática; ensino de Sociologia; educação básica.
id CP2-1_cc6c096cff7037113f9cc112000f22fb
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1410
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTORO artigo relata como uma professora de Sociologia conseguiu dialogar com alunos do ensino médio considerados resistentes e indisciplinados. A mediação didática, entendida como autoria, consistiu em utilizar elementos do cotidiano escolar para pensar estruturas de poder. O conceito antropológico de cultura, previsto no currículo da educação básica, iluminou a observação das relações sociais na escola e despertou a possibilidade de constituição de um capital político capaz de interferir na instituição e transformar o conflito em caminho de descobertas de uma sociabilidade mais democrática.PALAVRAS-CHAVE: mediação didática; ensino de Sociologia; educação básica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 14: Ensino de Sociologia e Pedagogias Urbanas; 66-761983-007610.33025/rps.v0i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410/1040Ferreira, Fátima Ivone de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-10T20:37:55Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1410Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-11-10T20:37:55Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
title MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
spellingShingle MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
title_short MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
title_full MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
title_fullStr MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
title_sort MEDIAÇÃO DIDÁTICA: O PROFESSOR COMO AUTOR
author Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
author_facet Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
description O artigo relata como uma professora de Sociologia conseguiu dialogar com alunos do ensino médio considerados resistentes e indisciplinados. A mediação didática, entendida como autoria, consistiu em utilizar elementos do cotidiano escolar para pensar estruturas de poder. O conceito antropológico de cultura, previsto no currículo da educação básica, iluminou a observação das relações sociais na escola e despertou a possibilidade de constituição de um capital político capaz de interferir na instituição e transformar o conflito em caminho de descobertas de uma sociabilidade mais democrática.PALAVRAS-CHAVE: mediação didática; ensino de Sociologia; educação básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1410/1040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 14: Ensino de Sociologia e Pedagogias Urbanas; 66-76
1983-0076
10.33025/rps.v0i14
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175813910528