OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314 |
Resumo: | O presente artigo apresenta considerações sobre as possibilidades e impossibilidades do ensino remoto na Educação Infantil através de uma análise crítica deste formato virtual para as crianças pequenas sob uma ótica freireana e das políticas públicas mais recentes.Essa análise ocorre com base (i) nas principais políticas para a Educação Infantil, em especial, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2020), (ii) nas considerações de Paulo Freire (2011, 2018, 2019) sobre Educação libertadora, conscientizadora e emancipatória em contraposição ao que denomina de Educação Bancária e (iii) nas experiências virtuais de duas professoras, através de atividades síncronas e assíncronas, em turmas de Educação Infantil, com crianças de 5 anos, do Colégio Pedro II, no primeiro semestre de 2021. Diante dessa nova realidade, algumas questões centrais nos fazem pensar: Como seria o acesso das crianças e suas famílias à tecnologia? Será que, em tempos de pandemia e distanciamento social, o ensino remoto garante o direito à educação de qualidade para crianças? É possível uma Educação Infantil em tal formato? Qual a dimensão pedagógica e os desafios do ensino remoto nesta etapa da Educação Básica? Como é realizada a mediação entre escola e as crianças? |
id |
CP2-1_d07772de6bfbe4a9d3acd4badfc00cd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3314 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICASEnsino remotoEducação InfantilPaulo Freire O presente artigo apresenta considerações sobre as possibilidades e impossibilidades do ensino remoto na Educação Infantil através de uma análise crítica deste formato virtual para as crianças pequenas sob uma ótica freireana e das políticas públicas mais recentes.Essa análise ocorre com base (i) nas principais políticas para a Educação Infantil, em especial, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2020), (ii) nas considerações de Paulo Freire (2011, 2018, 2019) sobre Educação libertadora, conscientizadora e emancipatória em contraposição ao que denomina de Educação Bancária e (iii) nas experiências virtuais de duas professoras, através de atividades síncronas e assíncronas, em turmas de Educação Infantil, com crianças de 5 anos, do Colégio Pedro II, no primeiro semestre de 2021. Diante dessa nova realidade, algumas questões centrais nos fazem pensar: Como seria o acesso das crianças e suas famílias à tecnologia? Será que, em tempos de pandemia e distanciamento social, o ensino remoto garante o direito à educação de qualidade para crianças? É possível uma Educação Infantil em tal formato? Qual a dimensão pedagógica e os desafios do ensino remoto nesta etapa da Educação Básica? Como é realizada a mediação entre escola e as crianças? Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 78-942447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314/2239https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314/2240Monsores, Luciana Helenade Sousa, Carolina Silva Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3314Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS |
title |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS Monsores, Luciana Helena Ensino remoto Educação Infantil Paulo Freire |
title_short |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS |
title_full |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS |
title_sort |
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA FREIREANA DE EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS |
author |
Monsores, Luciana Helena |
author_facet |
Monsores, Luciana Helena de Sousa, Carolina Silva Gomes |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Carolina Silva Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monsores, Luciana Helena de Sousa, Carolina Silva Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Educação Infantil Paulo Freire |
topic |
Ensino remoto Educação Infantil Paulo Freire |
description |
O presente artigo apresenta considerações sobre as possibilidades e impossibilidades do ensino remoto na Educação Infantil através de uma análise crítica deste formato virtual para as crianças pequenas sob uma ótica freireana e das políticas públicas mais recentes.Essa análise ocorre com base (i) nas principais políticas para a Educação Infantil, em especial, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2020), (ii) nas considerações de Paulo Freire (2011, 2018, 2019) sobre Educação libertadora, conscientizadora e emancipatória em contraposição ao que denomina de Educação Bancária e (iii) nas experiências virtuais de duas professoras, através de atividades síncronas e assíncronas, em turmas de Educação Infantil, com crianças de 5 anos, do Colégio Pedro II, no primeiro semestre de 2021. Diante dessa nova realidade, algumas questões centrais nos fazem pensar: Como seria o acesso das crianças e suas famílias à tecnologia? Será que, em tempos de pandemia e distanciamento social, o ensino remoto garante o direito à educação de qualidade para crianças? É possível uma Educação Infantil em tal formato? Qual a dimensão pedagógica e os desafios do ensino remoto nesta etapa da Educação Básica? Como é realizada a mediação entre escola e as crianças? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314/2239 https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3314/2240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 78-94 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178330492928 |