A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira Júnior, Denis Piton
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Leticia da Silva Herculano e, Pinto, Isaque Costa, da Costa, Loren Muniz, de Azevedo, Mylena Silva, Miura, Patrícia Kaori, de Souza, Victória Aparecida Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1745
Resumo: RESUMO: O Ensino Médio passou recentemente por reformas na estrutura do sistema atual que propõem flexibilizações a fim de manter os jovens interessados pela escola. A taxa de evasão crescente, o mau desempenho das escolas públicas nas avaliações nacionais e o tédio que o estudante enfrenta diariamente são as principais causas que o governo alega ser necessário combater. Ainda assim, a falta de diálogo com a sociedade e a sua implementação extremamente verticalizada demonstram o caráter autoritário da Medida Provisória 746/2016. O projeto educacional do presidente Michel Temer altera repentinamente a carga horária para 1.400 horas anuais - aumentada de maneira progressiva - e afeta a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Contudo, a lei entra em vigor apenas no ano após a conclusão dos debates a respeito da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A ação do presidente gerou uma série de reações no país dividindo opiniões dos pais, estudantes e donos de escolas. Entre as manifestações, pode-se destacar o reaparecimento do movimento estudantil, que se mobilizou para protestar ocupando as escolas de todo o país. Foram mais de mil instituições de ensino ocupadas por todo o Brasil. Por fim, o presente trabalho faz uma análise do sistema educacional atual e opina a respeito de alternativas pedagógicas mais democráticas e autônomas.PALAVRAS-CHAVE: Reforma; Ensino Médio; Ocupações.
id CP2-1_d68eb6324b32ed2d1c123fd15751ca87
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1745
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕESRESUMO: O Ensino Médio passou recentemente por reformas na estrutura do sistema atual que propõem flexibilizações a fim de manter os jovens interessados pela escola. A taxa de evasão crescente, o mau desempenho das escolas públicas nas avaliações nacionais e o tédio que o estudante enfrenta diariamente são as principais causas que o governo alega ser necessário combater. Ainda assim, a falta de diálogo com a sociedade e a sua implementação extremamente verticalizada demonstram o caráter autoritário da Medida Provisória 746/2016. O projeto educacional do presidente Michel Temer altera repentinamente a carga horária para 1.400 horas anuais - aumentada de maneira progressiva - e afeta a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Contudo, a lei entra em vigor apenas no ano após a conclusão dos debates a respeito da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A ação do presidente gerou uma série de reações no país dividindo opiniões dos pais, estudantes e donos de escolas. Entre as manifestações, pode-se destacar o reaparecimento do movimento estudantil, que se mobilizou para protestar ocupando as escolas de todo o país. Foram mais de mil instituições de ensino ocupadas por todo o Brasil. Por fim, o presente trabalho faz uma análise do sistema educacional atual e opina a respeito de alternativas pedagógicas mais democráticas e autônomas.PALAVRAS-CHAVE: Reforma; Ensino Médio; Ocupações.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de estudanteapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1745Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 81-961983-007610.33025/rps.v1i21reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1745/1253Nogueira Júnior, Denis PitonLima, Leticia da Silva Herculano ePinto, Isaque Costada Costa, Loren Munizde Azevedo, Mylena SilvaMiura, Patrícia Kaoride Souza, Victória Aparecida Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-06T12:10:18Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1745Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-08-06T12:10:18Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
title A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
spellingShingle A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
Nogueira Júnior, Denis Piton
title_short A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
title_full A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
title_fullStr A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
title_full_unstemmed A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
title_sort A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
author Nogueira Júnior, Denis Piton
author_facet Nogueira Júnior, Denis Piton
Lima, Leticia da Silva Herculano e
Pinto, Isaque Costa
da Costa, Loren Muniz
de Azevedo, Mylena Silva
Miura, Patrícia Kaori
de Souza, Victória Aparecida Reis
author_role author
author2 Lima, Leticia da Silva Herculano e
Pinto, Isaque Costa
da Costa, Loren Muniz
de Azevedo, Mylena Silva
Miura, Patrícia Kaori
de Souza, Victória Aparecida Reis
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Júnior, Denis Piton
Lima, Leticia da Silva Herculano e
Pinto, Isaque Costa
da Costa, Loren Muniz
de Azevedo, Mylena Silva
Miura, Patrícia Kaori
de Souza, Victória Aparecida Reis
description RESUMO: O Ensino Médio passou recentemente por reformas na estrutura do sistema atual que propõem flexibilizações a fim de manter os jovens interessados pela escola. A taxa de evasão crescente, o mau desempenho das escolas públicas nas avaliações nacionais e o tédio que o estudante enfrenta diariamente são as principais causas que o governo alega ser necessário combater. Ainda assim, a falta de diálogo com a sociedade e a sua implementação extremamente verticalizada demonstram o caráter autoritário da Medida Provisória 746/2016. O projeto educacional do presidente Michel Temer altera repentinamente a carga horária para 1.400 horas anuais - aumentada de maneira progressiva - e afeta a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Contudo, a lei entra em vigor apenas no ano após a conclusão dos debates a respeito da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A ação do presidente gerou uma série de reações no país dividindo opiniões dos pais, estudantes e donos de escolas. Entre as manifestações, pode-se destacar o reaparecimento do movimento estudantil, que se mobilizou para protestar ocupando as escolas de todo o país. Foram mais de mil instituições de ensino ocupadas por todo o Brasil. Por fim, o presente trabalho faz uma análise do sistema educacional atual e opina a respeito de alternativas pedagógicas mais democráticas e autônomas.PALAVRAS-CHAVE: Reforma; Ensino Médio; Ocupações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de estudante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1745
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1745/1253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação; 81-96
1983-0076
10.33025/rps.v1i21
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175840124928