PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267 |
Resumo: | Considerando que o ser humano está em constante processo de formação, de busca e inquietação e que a construção do conhecimento é um processo e não um fim em si mesmo, vale questionar: o processo de formação docente está também no fazer pedagógico? Para a busca de respostas para o questionamento, o estudo teve por objetivo geral refletir se a formação docente da educação básica se dá apenas nos cursos de formação dos professores ou se a prática pedagógica também contribui para sua formação. No intento de responder à questão-problema e alcançar o objetivo proposto, o estudo traz ao cerne da discussão a experiência e vivência de uma professora da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de Angra dos Reis. Para relatar suas experiências e vivências foi utilizado como metodologia o estudo de caso e o diálogo de suas práticas com autores como Ferreiro (2001), Freire (1997; 2000), Vygotsky (2007), Esteban (2013), Smolka (2001) e Moretto (2003). Tal articulação possibilitou uma reflexão de que no fazer pedagógico os professores continuam se formando em uma interlocução com as suas práticas pedagógicas, com as teorias de sua formação, em cursos de extensão, como também com os seus pares e toda a comunidade escolar. Dessa forma, os professores posicionam-se como autores da sua própria prática e reconhecem sua condição humana como princípio de sua ação pedagógica. |
id |
CP2-1_d88374b506fd9fd2d4557b3ecd2f820e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3267 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA?Prática PedagógicaFormação Inicial e ContinuadaDocência.Considerando que o ser humano está em constante processo de formação, de busca e inquietação e que a construção do conhecimento é um processo e não um fim em si mesmo, vale questionar: o processo de formação docente está também no fazer pedagógico? Para a busca de respostas para o questionamento, o estudo teve por objetivo geral refletir se a formação docente da educação básica se dá apenas nos cursos de formação dos professores ou se a prática pedagógica também contribui para sua formação. No intento de responder à questão-problema e alcançar o objetivo proposto, o estudo traz ao cerne da discussão a experiência e vivência de uma professora da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de Angra dos Reis. Para relatar suas experiências e vivências foi utilizado como metodologia o estudo de caso e o diálogo de suas práticas com autores como Ferreiro (2001), Freire (1997; 2000), Vygotsky (2007), Esteban (2013), Smolka (2001) e Moretto (2003). Tal articulação possibilitou uma reflexão de que no fazer pedagógico os professores continuam se formando em uma interlocução com as suas práticas pedagógicas, com as teorias de sua formação, em cursos de extensão, como também com os seus pares e toda a comunidade escolar. Dessa forma, os professores posicionam-se como autores da sua própria prática e reconhecem sua condição humana como princípio de sua ação pedagógica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 50-642447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267/2223https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267/2224Silva, Arlete de CastroJudice, Débora Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3267Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? Silva, Arlete de Castro Prática Pedagógica Formação Inicial e Continuada Docência. |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PRINCÍPIO FORMADOR DA DOCÊNCIA? |
author |
Silva, Arlete de Castro |
author_facet |
Silva, Arlete de Castro Judice, Débora Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Judice, Débora Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Arlete de Castro Judice, Débora Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica Formação Inicial e Continuada Docência. |
topic |
Prática Pedagógica Formação Inicial e Continuada Docência. |
description |
Considerando que o ser humano está em constante processo de formação, de busca e inquietação e que a construção do conhecimento é um processo e não um fim em si mesmo, vale questionar: o processo de formação docente está também no fazer pedagógico? Para a busca de respostas para o questionamento, o estudo teve por objetivo geral refletir se a formação docente da educação básica se dá apenas nos cursos de formação dos professores ou se a prática pedagógica também contribui para sua formação. No intento de responder à questão-problema e alcançar o objetivo proposto, o estudo traz ao cerne da discussão a experiência e vivência de uma professora da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de Angra dos Reis. Para relatar suas experiências e vivências foi utilizado como metodologia o estudo de caso e o diálogo de suas práticas com autores como Ferreiro (2001), Freire (1997; 2000), Vygotsky (2007), Esteban (2013), Smolka (2001) e Moretto (2003). Tal articulação possibilitou uma reflexão de que no fazer pedagógico os professores continuam se formando em uma interlocução com as suas práticas pedagógicas, com as teorias de sua formação, em cursos de extensão, como também com os seus pares e toda a comunidade escolar. Dessa forma, os professores posicionam-se como autores da sua própria prática e reconhecem sua condição humana como princípio de sua ação pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267/2223 https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3267/2224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 50-64 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178056814592 |