Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056 |
Resumo: | Questões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica. |
id |
FURG-2_71ac8eb4c266db8832a386fb1b3cb1ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8056 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogiaEducação Infantil. Formação Inicial. Docência.Formação Inicial para a docência na Educação InfantilQuestões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/805610.14295/momento.v28i1.8056Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 417-435Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 417-4352316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056/5802Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCôco, ValdeteVieira, Maria Nilceia de AndradeGiesen, Karina de Fátima2019-04-26T16:00:01Zoai:periodicos.furg.br:article/8056Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia |
title |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia |
spellingShingle |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia Côco, Valdete Educação Infantil. Formação Inicial. Docência. Formação Inicial para a docência na Educação Infantil |
title_short |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia |
title_full |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia |
title_fullStr |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia |
title_full_unstemmed |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia |
title_sort |
Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia |
author |
Côco, Valdete |
author_facet |
Côco, Valdete Vieira, Maria Nilceia de Andrade Giesen, Karina de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria Nilceia de Andrade Giesen, Karina de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Côco, Valdete Vieira, Maria Nilceia de Andrade Giesen, Karina de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Formação Inicial. Docência. Formação Inicial para a docência na Educação Infantil |
topic |
Educação Infantil. Formação Inicial. Docência. Formação Inicial para a docência na Educação Infantil |
description |
Questões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056 10.14295/momento.v28i1.8056 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.8056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056/5802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 417-435 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 417-435 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249869283328 |