Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côco, Valdete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Maria Nilceia de Andrade, Giesen, Karina de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056
Resumo: Questões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica.
id FURG-2_e066b8d46950ea466d8014d4b2a78d4b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8056
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogiaEducação Infantil. Formação Inicial. Docência.Formação Inicial para a docência na Educação InfantilQuestões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/805610.14295/momento.v28i1.8056Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 417-435Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 417-4352316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056/5802Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCôco, ValdeteVieira, Maria Nilceia de AndradeGiesen, Karina de Fátima2019-04-26T16:00:01Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8056Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
title Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
spellingShingle Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
Côco, Valdete
Educação Infantil. Formação Inicial. Docência.
Formação Inicial para a docência na Educação Infantil
title_short Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
title_full Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
title_fullStr Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
title_full_unstemmed Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
title_sort Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia
author Côco, Valdete
author_facet Côco, Valdete
Vieira, Maria Nilceia de Andrade
Giesen, Karina de Fátima
author_role author
author2 Vieira, Maria Nilceia de Andrade
Giesen, Karina de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côco, Valdete
Vieira, Maria Nilceia de Andrade
Giesen, Karina de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Formação Inicial. Docência.
Formação Inicial para a docência na Educação Infantil
topic Educação Infantil. Formação Inicial. Docência.
Formação Inicial para a docência na Educação Infantil
description Questões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056
10.14295/momento.v28i1.8056
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i1.8056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8056/5802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 417-435
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 417-435
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870765690880